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Produtos de saúde e beleza com as maiores subidas de preço em 2022

Análise KuantoKusta à evolução dos preços em Portugal dita que artigos de compra recorrente já encareceram até 200%

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Os produtos de compra recorrente, como artigos de saúde e beleza, de puericultura, para a casa, ou para animais, registaram, desde o início do ano, aumentos que atingem os 208,97%, revela uma análise do KuantoKusta ao preço de mais de 2.5 milhões de produtos, entre o 1º e o 2º quadrimestre deste ano.

As subcategorias que verificaram os maiores aumentos, na área de saúde e beleza, foram as colónias para bebés (+143,62%), os brinquedos sexuais (+129,6%), primeiros socorros (+93,31%), artigos para as unhas (+86,80%) e de ajudas técnicas (+73,87%).

Também os produtos de puericultura e brinquedos registaram aumentos que atingiram os 92,34%, no caso das figuras de ação. Com as maiores subidas de preço nesta categoria encontram-se os brinquedos educativos (+85,50%), os peluches (+62,45%), os baloiços e escorregas (+61,43%) e as mochilas e malas de maternidade (+37,60%).

Para quem tem animais domésticos, as despesas ficaram substancialmente mais caras, com as maiores subidas no snacks e biscoitos (+208,97%), na comida para pássaros e roedores (+74,80%), nos produtos de cuidado do pelo (+54,60%), nas camas (+53,27%), na ração seca para gatos (+49,79%) e nos tapetes refrescantes (+23,19%).

Segundo a mesma análise do maior comparador de preços em Portugal, a área de casa e decoração também teve aumentos significativos: as esfregonas e baldes subiram, em média, 51,26%, os caixotes do lixo 28,82%, os detergentes e amaciadores para a roupa ficaram 24,74% mais caros, as almofadas 20,94% e as piscinas 37,60%.

Já no desporto, os maiores aumentos verificaram-se nas trotinetes (+48,35%), nos acessórios de mobilidade (+46,42%), nas bicicletas estáticas (+26,25%), nas passadeiras de corrida (+19,88%) e nas bolas medicinais (+5,92%).

Recorde-se que um estudo realizado, em maio, pelo KuantoKusta, revelou um aumento de 10,65% em bens não alimentares de compra recorrente. O cabaz de produtos selecionado pelo comparador de preços custava €163,29 a 11 de fevereiro, duas semanas antes do início da guerra na Ucrânia, e a 11 de maio, o mesmo cabaz encarecera €16,95 para um total de €180,24.

O cabaz analisado incluiu produtos como ração animal, champô, gel de banho, desodorizante, pasta de dentes, analgésicos, espuma de barbear, protetores solar e produtos de nutrição para bebés.

Cabazes de produtos voltaram a ficar mais caros em setembro

No último mês, verificaram-se novos aumentos, refletidos no preço de vários cabazes de artigos de compra recorrente.

A seleção de produtos de saúde e beleza analisada pelo KuantoKusta está €1,70 mais cara face a setembro, o que representa uma subida de 1,92%. Este cabaz, que custava 88,64 € no início de setembro e que custa agora 90,40 €, incluiu creme para o rosto (+1,98 €), champô (+0,86 €), máscara para o cabelo (+0,45 €), desodorizante (+0,43 €), entre outros produtos de compra recorrente para as famílias portuguesas.

A análise aos produtos de puericultura, com artigos como biberões (+1,38 €), toalhitas (+1,12 €) e fraldas (+0,28 €), revelou que o cabaz que totalizava 501,37 € tem agora um custo de 510,36€ (+8,99€), o equivalente a um aumento de 1,79%.

Nos cabazes de produtos para animais, o de artigos para gatos ficou mais caro €6,33, de um custo inicial de 171,86 € (+3,68%) e o de artigos para cães encareceu 2,33 € (+1,87%), custando agora 126,93€. Nesta seleção, foram incluídas embalagens de ração, antiparasitários, coleiras e comedouros, entre outros produtos para o cuidado de animais domésticos.

Foto: DR.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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