Connect with us

Atualidade

Surf: Projunior Viana do Castelo realiza-se a 18 e 19 de maio

Publicado

on

Os melhores surfistas juniores portugueses rumam a Viana do Castelo a 18 e 19 de maio, para a segunda de quarto etapas do Junior Tour 2024, circuito que define os campeões nacionais Sub-20 e que reúne os talentos emergentes do surf nacional

O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o primeiro dia de prova encontra-se planeada para as 8 horas na praia da Arda, em Viana do Castelo.

Destaques Round 1 – Masculino

Heat 7: Martim Nunes vs. Matias Lopes vs. Francisco Santos vs. Baltazar Pinto

Heat 11: Francisco Ordonhas vs. Diogo Horta vs. Tiago Stock vs. Afonso Alcaide

Destaques Round 1 – Feminino

Heat 1: Maria Salgado vs. Miriam Julião vs. Maria Dias

Heat 3: Gabriela Dinis vs. Maria Dias vs. Núria Maganinho

 Martim Nunes e Maria Salgado chegam a esta etapa na liderança do ranking masculino e feminino, respetivamente, depois dos triunfos conseguidos na etapa inaugural.

 Martim Nunes, líder do ranking masculino e campeão nacional Sub-20 em título, sublinha que vai “abordar este campeonato da mesma forma que abordei o primeiro, onde as coisas correram bem. Quero continuar a mostrar bom surf, fazer bons scores e competir bem. Acima de tudo, quero preparar o próximo campeonato internacional que vou ter e divertir-me ao máximo. Só surfei em Viana do Castelo uma vez. Gostei das ondas e espero que desta vez as ondas voltem a estar boas.”

 Maria Salgado, líder do ranking feminino do Junior Tour, refere que “depois da vitória no ProJunior do Porto e Matosinhos, vou abordar a etapa de Viana do Castelo de forma muito entusiasmada. Vou querer mostrar o meu surf e, acima de tudo, divertir-me ao máximo com os meus amigos. Pessoalmente, gosto das ondas de Viana, pois trata-se de um beachbreak idêntico à praia em que costumo surfar, em Santa Cruz.”

Os surfistas da nova geração do Minho vão ter oportunidade de competir diante do seu público e procurar tirar vantagem do conhecimento local das ondas de Viana do Castelo, um dos polos de surf em Portugal com maior dinamismo.

Ricardo Rego, Vereador do Desporto do Município de Viana do Castelo, afirma que “receber mais uma etapa do Circuito Nacional Projunior, significa que a cidade de Viana do Castelo foi a escolhida para, mais uma vez, protagonizar o melhor surf nacional em atletas sub-20 masculinos e femininos. Significa também que a aposta do município nos desportos náuticos, a par da história e tradição do Surf Clube de Viana como um dos clubes mais antigos de Portugal e coorganizador da etapa, se traduzem na reafirmação da modalidade nas ondas vianenses. É denotado privilégio podermos assistir ao desempenho de atletas de elevado nível, estes que confiamos serem os próximos campeões na mais alta instância competitiva mundial, os Jogos Olímpicos!”

Ana Lima e Tomás Carvalho são representantes desse talento emergente na região e prometem dar o seu melhor para conseguirem um bom resultado em “casa”.

Ana Lima, surfista local, diz que gosta “muito de competir em Viana do Castelo. É algo que dá sempre uma confiança extra, poder surfar heats nas praias onde treino. Estou motivada para competir e representar o meu clube nesta próxima etapa do Junior Tour. Penso que é sempre bom para os surfistas locais competirem em praias familiares, onde conseguem ler bem o pico e onde já conhecem bem as características da onda.”

Tomás Carvalho, surfista local, afirma que “as expectativas que tenho para este Pro Junior são boas. Quero passar as primeiras duas rondas, ganhar mais rotina de competição e divertir-me ao máximo com os outros competidores. O facto de estar na minha praia dá-me mais garra e vontade para obter os resultados pretendidos.”

Toda a ação do Projunior Viana do Castelo poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.

A segunda etapa do Junior Tour é uma prova organizada pelo Surf Clube de Viana e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Português da Juventude, Fundação do Desporto e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Esta prova tem o patrocínio da Quiksilver e da Roxy e conta com os media partners Surftotal, Beachcam e ONFIRE Surf Mag.

Imagem: ANS.

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas