Atualidade
Surf: Projunior Viana do Castelo realiza-se a 18 e 19 de maio
Os melhores surfistas juniores portugueses rumam a Viana do Castelo a 18 e 19 de maio, para a segunda de quarto etapas do Junior Tour 2024, circuito que define os campeões nacionais Sub-20 e que reúne os talentos emergentes do surf nacional
O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o primeiro dia de prova encontra-se planeada para as 8 horas na praia da Arda, em Viana do Castelo.
Destaques Round 1 – Masculino
Heat 7: Martim Nunes vs. Matias Lopes vs. Francisco Santos vs. Baltazar Pinto
Heat 11: Francisco Ordonhas vs. Diogo Horta vs. Tiago Stock vs. Afonso Alcaide
Destaques Round 1 – Feminino
Heat 1: Maria Salgado vs. Miriam Julião vs. Maria Dias
Heat 3: Gabriela Dinis vs. Maria Dias vs. Núria Maganinho
Martim Nunes e Maria Salgado chegam a esta etapa na liderança do ranking masculino e feminino, respetivamente, depois dos triunfos conseguidos na etapa inaugural.
Martim Nunes, líder do ranking masculino e campeão nacional Sub-20 em título, sublinha que vai “abordar este campeonato da mesma forma que abordei o primeiro, onde as coisas correram bem. Quero continuar a mostrar bom surf, fazer bons scores e competir bem. Acima de tudo, quero preparar o próximo campeonato internacional que vou ter e divertir-me ao máximo. Só surfei em Viana do Castelo uma vez. Gostei das ondas e espero que desta vez as ondas voltem a estar boas.”
Maria Salgado, líder do ranking feminino do Junior Tour, refere que “depois da vitória no ProJunior do Porto e Matosinhos, vou abordar a etapa de Viana do Castelo de forma muito entusiasmada. Vou querer mostrar o meu surf e, acima de tudo, divertir-me ao máximo com os meus amigos. Pessoalmente, gosto das ondas de Viana, pois trata-se de um beachbreak idêntico à praia em que costumo surfar, em Santa Cruz.”
Os surfistas da nova geração do Minho vão ter oportunidade de competir diante do seu público e procurar tirar vantagem do conhecimento local das ondas de Viana do Castelo, um dos polos de surf em Portugal com maior dinamismo.
Ricardo Rego, Vereador do Desporto do Município de Viana do Castelo, afirma que “receber mais uma etapa do Circuito Nacional Projunior, significa que a cidade de Viana do Castelo foi a escolhida para, mais uma vez, protagonizar o melhor surf nacional em atletas sub-20 masculinos e femininos. Significa também que a aposta do município nos desportos náuticos, a par da história e tradição do Surf Clube de Viana como um dos clubes mais antigos de Portugal e coorganizador da etapa, se traduzem na reafirmação da modalidade nas ondas vianenses. É denotado privilégio podermos assistir ao desempenho de atletas de elevado nível, estes que confiamos serem os próximos campeões na mais alta instância competitiva mundial, os Jogos Olímpicos!”
Ana Lima e Tomás Carvalho são representantes desse talento emergente na região e prometem dar o seu melhor para conseguirem um bom resultado em “casa”.
Ana Lima, surfista local, diz que gosta “muito de competir em Viana do Castelo. É algo que dá sempre uma confiança extra, poder surfar heats nas praias onde treino. Estou motivada para competir e representar o meu clube nesta próxima etapa do Junior Tour. Penso que é sempre bom para os surfistas locais competirem em praias familiares, onde conseguem ler bem o pico e onde já conhecem bem as características da onda.”
Tomás Carvalho, surfista local, afirma que “as expectativas que tenho para este Pro Junior são boas. Quero passar as primeiras duas rondas, ganhar mais rotina de competição e divertir-me ao máximo com os outros competidores. O facto de estar na minha praia dá-me mais garra e vontade para obter os resultados pretendidos.”
Toda a ação do Projunior Viana do Castelo poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.
A segunda etapa do Junior Tour é uma prova organizada pelo Surf Clube de Viana e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Português da Juventude, Fundação do Desporto e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Esta prova tem o patrocínio da Quiksilver e da Roxy e conta com os media partners Surftotal, Beachcam e ONFIRE Surf Mag.
Imagem: ANS.
Atualidade
Universidade do Minho recebe Encontro Nacional do IN2PAST
Património, artes, sustentabilidade e território juntam 170 cientistas durante quatro dias
O 5º Encontro Nacional do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) vai decorrer de 22 a 25 de janeiro na Universidade do Minho, em Braga, com cerca de 170 participantes, e no Extremo, em Arcos de Valdevez.
Os trabalhos começam nesta quarta-feira, às 17h00, com uma reunião aberta na Reitoria da Universidade do Minho, que envolve representantes regionais e nacionais nas áreas do Património, Artes, Cultura, Sustentabilidade e Território. Com a presença da vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, e do vice-reitor para Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, esta sessão pública pretende, mais do que apresentar o IN2PAST, auscultar os representantes das instituições sobre necessidades específicas, a fim de mobilizar parcerias na interação entre os técnicos e os investigadores.
Está confirmada a participação de responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Centro de Investigación Interuniversitario das Paisaxes Atlánticas Culturais, do Consello da Cultura Galega e do Instituto de Ciencias del Patrimonio (Incipit-CSIC), além de representantes autárquicos de comunidades intermunicipais e municipais, diretores e técnicos de arquivos, bibliotecas, museus e de outras instituições públicas e privadas.
O programa científico arranca na quinta-feira, no edifício 2 do campus de Gualtar. A abertura é às 9h00, no auditório B2, com intervenções de membros das direções do IN2PAST e do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), organizadores deste Encontro. Até à tarde seguinte estão previstas seis sessões plenárias de debate – Intervir, Reconhecer, Cruzamentos disciplinares, Tecnologias, Pluralidades e Práticas colaborativas –, a par da reunião do Conselho Científico do IN2PAST e da sessão “Relatores”, com a síntese dos trabalhos.
Saída de campo a Arcos de Valdevez
Para sábado, dia 25, está programada uma saída de campo até ao lugar do Extremo, autêntico laboratório vivo que junta cientistas e a comunidade local no estudo da paisagem e do património numa perspetiva de sustentabilidade e que é um exemplo de práticas colaborativas e ciência cidadã. O momento conta igualmente com a presença de responsáveis do Município arcuense e da Junta de Freguesia de Portela e Extremo.
No Encontro Nacional do IN2PAST cruzam-se diferentes áreas do saber, da História à Química, passando pela Arquitetura, Musicologia, Antropologia, Arqueologia, Urbanismo, Museologia, Conservação, Geologia, Arquivística ou Bioquímica. É um fórum de excelência para a construção de novas formas de investigação, inovação, dinamização e colaboração entre os cerca de 350 doutorados das sete unidades de I&D do IN2PAST.
Estas unidades, repartidas por cinco universidades (Évora, Coimbra, Minho, Nova de Lisboa e ISCTE) e cofinanciadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, são: o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda; o Lab2PT; o Centro de História da Arte e Investigação Artística – CHAIA; o Instituto de História Contemporânea – IHC; o Instituto de História da Arte – IHA; o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA; e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – CESEM.
Imagem: UM.
Atualidade
Universidade Católica do Porto promove debate “A Felicidade é Lucrativa?”
Dia 30 de janeiro, pelas 18h00, no Porto
Isabel Braga da Cruz (Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa), Rui Moreira (Presidente da Câmara Municipal do Porto), Ricardo Costa (Chairman do Grupo Bernardo da Costa e autor do livro “A Felicidade é Lucrativa”) e Sofia Mexia Alves (Presidente da Direção da Unificar) são os oradores convidados do debate “A Felicidade é Lucrativa?”. Um evento que se realiza a 30 de janeiro, pelas 18 horas, no Auditório Corticeira Amorim da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e que conta com a moderação de Rui Couceiro (Editor do livro).
Inspirado no livro “A Felicidade é Lucrativa”, de Ricardo Costa, este debate procura trazer a visão de quem lidera organizações em diferentes áreas da sociedade: da academia às instituições públicas, passando também pelas IPSS. No livro, o autor apresenta uma forma nova de olhar para o mundo corporativo – e para o país -, partilhando como se consegue melhorar os espaços de trabalho, mostrando como cada um pode perspetivar a carreira para obter resultados de excelência e ser mais feliz. Ricardo Costa criou, em 2017, o primeiro departamento da Felicidade em Portugal, fez um MBA Executivo e integra o Conselho Consultivo Institucional da Católica Porto Business School.
O debate “A Felicidade é Lucrativa?” é aberto ao público, mas sujeito a inscrição prévia.
Mais informações disponíveis em A Felicidade é Lucrativa? | Universidade Católica Portuguesa – Porto.
Imagem: DR.
Atualidade
Odivelas: Homem de 28 anos detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 20 de janeiro, na freguesia de Odivelas, procedeu à detenção de um homem de 28 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
A referida detenção ocorreu na sequência de uma ação de fiscalização, tendo o detido, quando exercia a condução de uma viatura, sido encontrado na posse de uma arma branca, devidamente acondicionada numa bolsa de transporte.
O detido foi libertado e notificado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação