Connect with us

Atualidade

Algarve Trade Experience celebra futebol e regressa em grande a 26 e 27 de fevereiro

10ª edição do maior evento de vinhos e bebidas espirituosas “joga-se” no Estádio Algarve, em ano de Europeu, num certame com a assinatura da Garrafeira Soares que vai ditar tendências da mixologia e incentivar o espírito de equipa e a união do setor

Publicado

on

A 10ª edição do Algarve Trade Experience está de regresso a 26 e 27 de fevereiro e, neste ano de Europeu, tem como tema o espetáculo do futebol, pretendendo incentivar o espírito de equipa e a união do setor. O evento com a assinatura da Garrafeira Soares vai realizar-se no Estádio Algarve, em Loulé/Faro, reunir mais de 3 mil profissionais, entre os quais enólogos, produtores, bartenders e brandbuilders, mais de 500 marcas, das quais se destacam as maiores referências mundiais do vinho e das espirituosas, e pretende ditar aquelas que serão as tendências da mixologia para os próximos anos.

Aquele que é considerado o maior evento de bebidas dedicado ao mercado do trade, reúne os maiores nomes do setor, em provas exclusivas, masterclasses e workshops. Daniel Niepoort, António Maçanita ou Luís Duarte são alguns dos oradores que vão marcar presença neste clássico, que junta parceiros, municípios e os grandes players do turismo do Algarve, a maior porta de entrada de estrangeiros do país e um local estratégico para produtores que pretendem levar os seus néctares além-fronteiras. 

“O Algarve Trade Experience tem vindo a conquistar um impacto inigualável no setor, ao nível nacional, e é um momento estratégico para potenciar novas ideias, novos negócios, novos contactos. Jogamos na mesma Equipa e a vitória do setor é o nosso prémio”, salienta Rita Soares, CEO da Garrafeira Soares, acrescentando que pretendem que “produtores, parceiros e turismo sintam a nossa energia e nos vejam como uma verdadeira equipa. Estamos juntos para enaltecer o que de bom se faz em Portugal no mundo dos vinhos e bebidas espirituosas e como bem recebem os nossos hotéis e restaurantes!”

Nesta festa futebolística, na qual o apito final vai ditar o caminho a seguir pelo setor, está garantida animação, música e muitas surpresas, como a apresentação de novos produtos daquelas que são as maiores marcas de bebidas do país. 

Como também tem vindo a ser habitual, o Algarve Trade Experience é itinerante, e nas últimas edições tem percorrido espaços icónicos do Algarve, locais que de alguma forma inspiram a fazer mais e melhor pela região. Este ano, o Estádio Algarve assinala 20 anos desde o primeiro jogo, no Euro 2004, e casa na perfeição com o tema escolhido pelo evento que tenciona também educar para o movimento, para a importância da prática desportiva e do espírito de equipa, valores essenciais para uma vida equilibrada e para empresas sólidas e saudáveis.

A 10ª edição do Algarve Trade Experience tem um período específico para a entrada de público que pretenda conhecer as novas modas e contactar de perto com os grandes nomes do setor do vinho e das bebidas espirituosas. Este momento está agendado para as 18h00 dos dois dias do evento, 26 e 27 de fevereiro e o bilhete que terá o custo de 25 euros por dia, já pode ser adquirido nas lojas FNAC ou WORTEN. 50% do valor angariado com o preço destes bilhetes vai reverter para duas instituições algarvias de desporto especial.

Programa

Segunda-feira, 26 fevereiro

Masterclasses

10h00 – Pernord Ricard | “Jameson Black Barrel Touched by Fire with Thomas O’Donnell” com Thomas O’Donnel, da Jameson International Brand Ambassador

11h00 – MONIN | “The Drop of Change – Discover the ocean of creativity on No/Low”, com Stephane Moesle, da Beverage Innovation Director

12h00 – DIAGEO | Don Julio “Paloma Atelier”, com o Brand Ambassador Honório Oliveira, Jorge Raiado da Salmarim, produtor premiado e defensor da Produção Tradicional de Sal, e Nélson de Matos, vencedor do World Class Portugal

Provas Especiais

10h00 – Niepoort | “Vinhos Importantes para a Niepoort”, com Daniel Niepoort

11h00 – Bacalhôa | “Prova Vertical Quinta da Bacalhôa” com o Vasco Penha Garcia, coordenador de Enologia do Grupo Bacalhôa, e Filipa Tomaz da Costa, diretora de Enologia na Grupo Bacalhôa

12h00 – Malhadinha | “Malhadinha Nova Alentejo Extremo Norte / Extremo Sul” com João Soares, Paulo Soares, Luís Duarte e Nuno Gonzalez

Terça-feira, 27 fevereiro

Masterclasses

10h00 – Rémy Martin | “Rémy Martin Cognac Fine Champagne”, com Miguel Lapa, da LOUIS XIII Portugal Brand Ambassador

11h00 – Grey Goose | “Vem conhecer O Mundo Ultra Premium de Grey Goose”, com Joe Mccanta, Global Head of Brand Experience da Grey Goose

12h00 – Empor Spirits | “The Macallan”, com Ricardo Melo, Brand Manager

Provas Especiais

10h00 – Cartuxa | “O Clássico do Alentejo” com o enólogo Pedro Baptista

11h00 – Anselmo Mendes | “Uma viagem pelo Parcela Única” com o engenheiro Anselmo Mendes

12h00 – António Maçanita | “As Ilhas Portuguesas” com António Maçanita.

Foto: DR.

Atualidade

Durão Barroso em Barcelos para falar de Portugal na Europa e no Mundo

Publicado

on

O ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai estar em Barcelos, no próximo domingo, para proferir a conferência “Portugal na Europa e no Mundo”.

O evento, que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30, terá como moderador Sebastião Bugalho.

José Manuel Durão Barroso é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, fez pós-graduação em ciências económicas e sociais em Genebra.

Participou nos movimentos e lutas estudantis no período do Estado Novo; foi dirigente do MRPP no rescaldo do 25 de Abril de 1974 e tornou-se militante do PSD em 1980.

Profissionalmente, exerceu funções docentes, primeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, seguidamente, na Universidade Lusíada.

Pertenceu aos governos do professor Aníbal Cavaco Silva, onde foi Subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi eleito Presidente do PSD em 1999, sendo reeleito em mais três Congressos Nacionais do Partido Social Democrata.

Em 2002, tomou posse como Primeiro-Ministro, tendo-se demitido do cargo para assumir a Presidência da Comissão Europeia, entre 2004 e 2014.

Durão Barroso é, atualmente, Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International.

Imagens: CMB e DR.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo promove V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora de 4 a 12 de maio

Publicado

on

Entre os dias 4 e 12 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora. A iniciativa contará com a dinamização de atividades diversas, desde workshops a caminhadas interpretativas da paisagem, mapeamento de espécies exóticas invasoras e ações de voluntariado ambiental de combate às espécies invasoras.

Este programa está integrado na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024 (SEI 2024) da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, da Plataforma INVASORAS.PT, dos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e do Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.

Assim, a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora arranca a 4 de maio com a realização de uma caminhada interpretativa da paisagem, seguindo-se uma ação de controlo de vegetação invasora no Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor – Carreço e, em simultâneo, decorrerá o Workshop – Flora invasora, sendo as duas iniciativas abertas ao público geral.

Durante esta semana serão ainda promovidas atividades de controlo de vegetação invasora em diferentes áreas classificadas como Monumentos Naturais, onde serão aplicadas técnicas de controlo para espécies como a acácia-de-espigas (Acacia longifolia), a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon) no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Manutenção Ecológica de Áreas Classificadas de Viana do Castelo com empresas locais e será ainda promovido o mapeamento de flora invasora, numa ação que tem a comunidade escolar como público alvo.

As ações desenvolvidas nesta semana de combate às espécies invasoras, dinamizadas pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pelo Gabinete Florestal e pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, nomeadamente ODS 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, ODS 13|Ação Climática, ODS 14|Proteger a Vida Terrestre e ODS 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

A preocupação com esta temática é cada vez maior uma vez que as espécies exóticas invasoras são uma ameaça constante para os ecossistemas em todo o mundo. Introduzidas em novos ambientes, muitas vezes por ação humana, as espécies invasoras podem desequilibrar os ecossistemas locais, competindo com as espécies nativas por recursos como alimento e espaço. A sua rápida reprodução e adaptação podem resultar na extinção de espécies nativas, causando danos irreversíveis à biodiversidade. Por isso mesmo, controlar estas espécies tornou-se uma prioridade para a conservação ambiental, exigindo esforços para mitigar seu impacto negativo.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro durante as comemorações do 25 de Abril

Publicado

on

Celebrar o 25 de Abril de 1974 também é comemorar a crescente presença das autarquias na melhoria das condições de vida das pessoas e na prestação de serviços básicos, desde o abastecimento de água à população até à programação cultural.

O concelho de Castro Marim deu agora mais um passo para o desenvolvimento do interior, nomeadamente em Pisa Barro, com a tão esperada abertura da Rede de Abastecimento de Água.

Este que era um dos grandes objetivos do município e deste executivo, ficou esta semana totalmente concretizado, permitindo assim o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, colocando um ponto final ao fornecimento instável que existia graças a captações subterrâneas que alimentavam redes próprias, particulares ou fontenários.

Com um investimento superior a um milhão de euros, a alimentação de água efetua-se agora a partir da extensão da rede municipal de distribuição atualmente existente, com base em duas origens alternativas, o Reservatório de Monte Francisco e o Reservatório do Cabeço, integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

Este projeto foi aprovado pelo programa PO SEUR, sendo apoiado por Portugal e pela União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

Para assinalar a abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro e o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Banda Musical Castromarinense rumou àquela localidade e proporcionou uma atuação para os habitantes.

Em 2020, o Município de Castro Marim executou uma obra que estendeu a rede de abastecimento de água a mais de 30 povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, pretendendo continuar com esta política nos aglomerados populacionais ainda não servidos.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Mais lidas