Connect with us

Atualidade

AICSO apela à reintegração, sempre que possível, da sobrevivente de cancro no mercado de trabalho

13 de outubro é Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático

Publicado

on

A reintegração no mercado de trabalho é um dos grandes desafios para a pessoa que vive com cancro. Com o aumento da esperança e da qualidade de vida das sobreviventes, surge a necessidade de apoiar o seu regresso às rotinas, e o campo profissional não é exceção. No dia em que se assinala a luta contra o Cancro da Mama Metastático, a AICSO – Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia apela à sensibilização da sociedade civil e à necessidade da implementação de medidas de proteção e flexibilização das leis laborais.

Um diagnóstico de cancro da mama metastático leva a alterações físicas e psicológicas significativas. Com elevada incidência nas mulheres a partir dos 45 anos, altura em que, por norma, as suas vidas profissionais e familiares são bastante ativas e exigentes, vai ter um peso ainda mais significativo a diferentes níveis, como o pessoal, o familiar ou mesmo o profissional.

Com o diagnóstico de cancro da mama metastático, surgem várias dúvidas e inseguranças, muitas vezes aliadas a sintomas físicos, que podem impactar de forma significativa a vida destas pessoas. A nível pessoal, o apoio da família e dos amigos mais próximos é fundamental para que possam encontrar estratégias que lhes permitam ultrapassar as dificuldades do dia a dia.

No contexto profissional, por outro lado, “os colegas, e mesmo os superiores hierárquicos, também poderão contribuir através da implementação de medidas como a adaptação de horários e tarefas, da alteração de objetivos e no ajuste global das condições de trabalho.”, explica Telma Costa, oncologista e membro da direção da AICSO. “Felizmente, é cada vez maior o número de casos em que assistimos à implementação ‘informal’ destas medidas, mas é urgente que se passe ao plano seguinte e que passem a existir mais orientações oficiais e de forma transversal aos diversos setores. Os avanços da Ciência têm-nos permitido prolongar o tempo e a qualidade de vida dos doentes oncológicos. Vivem com cancro como com outras doenças crónicas e nesses casos, podem perfeitamente regressar ao ativo. Cabe-nos, enquanto sociedade, zelar pela sua proteção e reintegração. Carreira profissional incluída”, conclui.

O que é o cancro da mama metastático?

Estamos perante um cancro da mama metastático quando a doença passou do tumor primário (mama, axila ou ambas) para outras partes do corpo. A doença é, neste caso, avançada e incurável, e por isso, à semelhança do que se passa com outras doenças crónicas, como a diabetes ou a hipertensão, a pessoa terá de viver com ela. Os avanços na ciência têm contribuído para o desenvolvimento de novos tratamentos, que, por sua vez, nos têm permitido aumentar de, forma muito significativa, estimativas de sobrevivência e também a qualidade de vida das pessoas que vivem com e para além desta doença

Sobre a AICSO

A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001 com o objetivo de desenvolver e apoiar a formação e investigação em cuidados de suporte em oncologia. Tem vindo a ser progressivamente ampliando e a sua área de atuação consolidada, tendo sido declarada em 21 de abril de 2009, entidade de utilidade pública, estatuto que mantém até à hoje.

Foto: DR.

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas