Connect with us

Atualidade

Barcelos acolhe VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico

De 12 a 14 de abril

Publicado

on

“É uma grande honra para o nosso Município acolher a VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, pois reúne aquilo que achamos mais indicado para o nosso projeto cultural, com novos públicos e novos talentos”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, esta manhã, na Conferência de Imprensa de apresentação do evento, realizada nos Paços do Concelho de Barcelos. Sublinhando que “a educação e a cultura é o que mais aproxima as pessoas e o que ajuda a consolidar a paz e a democracia”, Mário Constantino Lopes realçou ser “muito importante reunir tantos jovens espanhóis e portugueses, porque é muito mais aquilo que nos une do que o que nos separa”. Por seu lado, Xoán Vasquez Mao, Secretário-Geral do Eixo Atlântico, evidenciou o seu “gosto em estar em Barcelos, uma cidade que tal como nós aposta na cultura, na educação e no desporto”, realçando o facto de a candidatura de Barcelos à Mostra Musical “ter sido aprovada por unanimidade por todas as cidades que compõem o Eixo Atlântico”, muito pelo talento que existe cá, com as instituições que trabalham nesse sentido. Antes das questões colocadas pelos jornalistas, a Vereadora da Cultura, Elisa Braga, apresentou sucintamente o programa e fez votos para que o maior número de pessoas possa participar nos diversos momentos deste evento.

A VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico realiza-se no fim de semana de 12 a 14 de abril, em Barcelos. Todavia, o Município de Barcelos vai promover programação complementar que inclui workshops, oficinas, concertos, entre outras atividades a realizar-se entre os dias 6 e 14 de abril. A criação deste programa pretende ser fator de atratividade, na medida em que junta os domínios criativos, envolvendo atores locais que trabalham o domínio musical através do barro.

Mostra Musical do Eixo Atlântico

A VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico vai contar com 375 participantes da Galiza e do Norte de Portugal, 32 solistas e 343 agrupamentos de cerca de 30 escolas de música e conservatórios de 22 municípios do Eixo Atlântico que interpretarão peças de música clássica e jazz no Auditório São Bento Menni e no Theatro Gil Vicente.

Os/as solistas, com idades compreendidas entre 8 e 18 anos, e os grupos, nos quais participam jovens até aos 25 anos, são de Barcelos, Gaia, Braga, Famalicão, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila do Conde, Fafe, Bragança, O Barco de Valdeorras, Felgueiras, A Coruña, Amarante, Ferrol, Vila Real, Gondomar, Santiago de Compostela, Mirandela, Ponteareas, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos.

O fim de semana musical culminará no domingo dia 14 com a final da Mostra Musical, da parte da manhã, em que um júri profissional decidirá quem serão os/as vencedores/as, e, na parte da tarde, terá lugar a entrega de prémios no Auditório São Bento Menni. No final do evento, será interpretado o tema “Grândola Vila Morena”.

A Mostra Musical, que se realiza bienalmente desde 2008, reconhece, promove, premeia e divulga a prática musical, apoiando músicos e intérpretes que pelo seu valor e interesse possam contribuir para a divulgação do gosto pela Música da Galiza e do Norte de Portugal, privilegiando a inovação, a qualidade, a interação e a renovação do panorama musical do Eixo Atlântico. O evento reúne em cada edição centenas de alunos de escolas e conservatórios de música das cidades do Eixo Atlântico.

A escolha de Barcelos para sede desta edição resulta do facto de o nosso Município ter uma oferta formativa musical de referência de que são exemplos a Banda Musical de Oliveira, o Conservatório de Música de Barcelos, a Academia de Música Viatodos e as Guitarras de Manhente. “Ao acolher a Mostra Musical do Eixo Atlântico, a cidade pretende consolidar uma programação cultural diversificada, potenciando os objetivos deste evento para a identidade cultural de Barcelos, assim como dar visibilidade ao cluster musical da Eurorregião no contexto das Cidades Criativas da Música, da rede UNESCO”, sublinha o Município.

Joám Trillo, homenageado

Em cada edição, a Mostra Musical do Eixo Atlântico presta homenagem a uma personalidade relevante da música clássica ou jazz da Eurorregião.

Este ano, o homenageado será Joám Trillo, músico galego, uma das figuras mais destacadas da proteção e promoção da música galega, realizando um extenso trabalho de formação nas diferentes instituições galegas e de recuperação e difusão do repertório dos compositores galegos dos séculos XVIII, XIX e XX.

Joám nasceu em Negreira, na província de A Coruña, no ano de 1942. Estudou Música Sacra e Composição Superior. Fundou e dirigiu a Xove Orquestra de Galicia em 1987, uma das formações de referência dentro da música galega, e em 1992 funda também a Ars Gallæciæ Musicæ, uma coleção destinada a publicar as composições de autores galegos do passado e do presente, que conta já com mais de 30 publicações. O seu elenco conta com um importante catálogo de obras, incluindo alguns grandes formatos sinfónicos e corais. À sua vertente compositiva acrescentou um intenso trabalho de investigação, com vários livros e obras publicadas.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas