Connect with us

Atualidade

Angra do Heroísmo: PSP angaria 1600kg de alimentos no Festival Solidário e no 2º Passeio Motard

Publicado

on

O Comando Regional dos Açores, através da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, no âmbito das comemorações do 25º Aniversário do Comando Regional dos Açores (CRA), realizou, nos passados dias 19 a 21 de abril, o Festival Solidário e 2º Passeio Motard.

Esta iniciativa foi organizada pelos polícias afetos aos programas especiais da PSP, nomeadamente “Idosos em Segurança” e “Comércio Seguro”, do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), da Esquadra de Angra do Heroísmo e teve os seguintes objetivos:

– A angariação de bens alimentares para a distribuição a idosos carenciados;

– A realização de um passeio motociclístico aberto a toda a comunidade;

– A realização simbólica de uma bênção de capacetes a todos os participantes;

– Sensibilização de cuidados na condução de motociclos.

Mais uma vez, este evento ultrapassou todas as expectativas, tendo permitido a angariação de cerca de 1600 kg de bens alimentares. Alguns destes bens já foram congregados em cabazes e distribuídos a algumas famílias carenciadas, no entanto, ainda se encontram a ser preparados mais cabazes para posterior distribuição.

A PSP agradece a todos os participantes, entidades, empresas particulares e demais cidadãos que contribuíram em muito para o sucesso que este evento permitiu alcançar.

O programa especial da PSP – Idosos em Segurança

A PSP possui como missão, entre outras, proteger, socorrer, auxiliar os cidadãos e defender e preservar os seus bens que se encontrem em situações de perigo. Entre os grupos de pessoas mais vulneráveis destacam-se as pessoas mais idosas, que normalmente, encontrando-se mais isoladas e fragilizadas necessita (com frequência), do apoio de terceiros. Decorrente dessa dependência social, aumentam as debilidades securitárias, cabendo à PSP reduzir o seu sentimento de insegurança e contribuir para a diminuição dos índices criminais de atos que vitimam especificamente este grupo de risco.

A ação policial junto da população idosa, inserida num contexto preventivo, é efetivada quer através da realização de ações de sensibilização, onde são prestados vários conselhos de segurança, quer através de visitas domiciliárias com avaliação, sinalização, acompanhamento e encaminhamento dos idosos, para instituições de apoio social, quer ainda mediante o reforço do policiamento dos locais habitualmente frequentados por idosos.

Relembra-se, ainda que a PSP, no âmbito dos diversos programas especiais de policiamento, desenvolve ações de proximidade com a comunidade visando a prevenção da ocorrência de crimes e consequente vitimização em especial da população mais vulnerável. Estas ações são materializadas essencialmente através de ações grupais e ações de contato individual de prevenção criminal.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Alunos já podem aceder à Plataforma “Escola Virtual”

Publicado

on

Os cerca de 7500 alunos do 5º ao 12º ano de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos já receberam, via e-mail, as credenciais para poderem aceder à Plataforma “Escola Virtual”, disponibilizada pelo Município de Barcelos, através do Pelouro da Educação. 

A Plataforma “Escola Virtual” é uma ferramenta pedagógica que permite aos professores e alunos o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem, constituindo, simultaneamente, uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Com este acesso sem custos para alunos e professores, o Município promove também a igualdade de oportunidades e combate o insucesso escolar.

A Escola Virtual implica um financiamento municipal de cerca de 130 mil euros.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Três detenções por posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 26 de outubro, nas freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, procedeu às seguintes detenções:

Pelas 03h00, na freguesia da Misericórdia, foi detido, em flagrante delito, um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Estupefaciente, tendo na sua posse, 2,1 doses de Cocaína, 3,66 doses de Ecstasy e 1,564 doses de Liamba.

Pelas 06h30, na freguesia de Santa Maria Maior, foi detido, também em flagrante delito, um homem de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

Já pelas 18h15, na Praça do Martim Moniz, foi detido um homem de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida. Foram apreendidas duas armas brancas [ndr: foto de destaque], com as quais, momentos antes, estaria a ameaçar transeuntes.

Foto: PSP.

Todos os suspeitos foram notificados para comparecer em tribunal.

Fotos: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal beneficia troço dos Caminhos de Santiago

Publicado

on

O Município de Barcelos consignou, na manhã de 22 de outubro, a empreitada de “Beneficiação dos Caminhos de Santiago, em Tamel S. Fins, Aborim e Balugães”. Almejados há mais de dez anos, os trabalhos desta obra foram agora desbloqueados, após o IP – Infraestruturas de Portugal aprovar a intervenção que se vai desenvolver na Estrada Nacional 308, sendo que os trabalhos também incidem noutras vias, como a Estrada Regional 204, no seu troço a norte do Concelho.

A empreitada implica um financiamento de 409 mil euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 270 dias.

Esta obra vem complementar outras ações que o Município, de forma faseada, tem vindo a fazer em diversos troços do Caminho de Santiago, no sentido de criar condições de circulação mais cómodas e seguras para os peregrinos.

Relativamente aos trabalhos a executar, o projeto inicia-se no entroncamento com a EM 543, a 150m do Albergue da Casa da Recoleta, e termina o entroncamento com a EM 549, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 500m. Atravessa um pequeno aglomerado na parte inicial e zona florestal na parte final do percurso.

Atualmente, a circulação pedonal faz-se nas bermas e, por vezes, nas valetas, com exíguas condições de segurança para os utentes, o que potencia riscos acrescidos a automobilistas e peões. A intervenção visa a criação de um percurso pedonal formalizado em passeio em toda a extensão, o que implica a reformulação pontual do esquema de sinalização e segurança atualmente existente.

Quanto aos trabalhos na Estrada Nacional 308, o projeto prevê a criação de uma passadeira para peões, com um passeio na berma e valeta da faixa direita. Trata-se de uma solução de continuidade de percursos e pode constituir, por si só, um elemento atenuador de velocidades e de acalmia de trânsito, já que tem associada uma sequência de bandas cromáticas em cada faixa.

A empreitada inclui trabalhos referentes à drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização rodoviária.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas