Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf: Títulos nacionais masculino e feminino decidem-se no Bom Petisco Peniche Pro

Publicado

on

A 1ª divisão do surf nacional está de regresso às ondas de Peniche para disputar o Bom Petisco Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga MEO Surf que se realiza de 27 a 29 de outubro. Pelo terceiro ano consecutivo, a última etapa da Liga MEO Surf disputa-se na região Oeste da costa portuguesa, com ambos os títulos nacionais ainda em aberto, com Francisca Veselko e Gabriela Dinis na luta no feminino, e Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas no lote de candidatos no masculino.

Galeria dos Campeões Nacionais Masculino

Vasco Ribeiro – 5 títulos (2011, 2012, 2014, 2017, 2021)

Ruben Gonzalez – 4 títulos (2004, 2005, 2006 e 2008)

Frederico Morais – 3 títulos (2013, 2015 e 2020)

José Gregório – 3 títulos (1997, 2003 e 2007)

João Antunes – 3 títulos (1994, 1996 e 1998)

Miguel Blanco – 2 títulos (2018 e 2019)

Justin Mujica – 2 títulos (1999 e 2010)

Surfistas com um título nacional: Bruno Charneca, Almir Salazar, Rodrigo Herédia, Marcos Anastácio, Paulo Rodrigues, Gustavo Gouveia, Tiago Pires, João Guedes, Pedro Henrique e Guilherme Ribeiro.

Galeria das Campeãs Nacionais Feminino

Patrícia Lopes – 11 títulos (1995, 1997 a 2006)

Teresa Bonvalot – 4 títulos (2014, 2015, 2020 e 2022)

Teresa Abraços – 3 títulos (1992, 1993 e 1996)

Carolina Mendes – 2 títulos (2016 e 2017)

Carina Duarte – 2 títulos (2008 e 2013)

Francisca Santos – 2 títulos (2007 e 2010)

Maria Abecasis – 2 títulos (2011 e 2012)

Surfistas com um título nacional: Joana Rocha e Yolanda Hopkins

O Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, salienta que “só Peniche podia acolher esta última etapa da Liga MEO Surf 2023, o Bom Petisco Pro! Estamos muito empolgados por receber, uma vez mais, a elite nacional do surf e por podermos brindar os atletas com as condições únicas que Peniche possui para a prática do Surf e dos desportos náuticos. A nossa terra será, uma vez mais, o palco das grandes decisões do surf e são as nossas ondas que vão decidir os campeões nacionais femininos e masculinos da Liga MEO Surf 2023.”

Peniche será, assim, palco de toda ação para no final serem coroados os novos campeões nacionais em clima de celebração. Todas as ondas e os pontos amealhados serão decisivos, antevendo-se um ambiente envolto em grande expectativa.

Guilherme Ribeiro refere que “a etapa de Peniche é, e será sempre, uma etapa especial para mim. Foi lá que venci a minha primeira prova na Liga MEO Surf e, por sua vez, o meu primeiro título de campeão nacional. Tenho feito uma preparação bastante boa, tenho a minha rotina com bastante surf e bastante ginásio, estamos a uma semana e meia e já me sinto preparado!”

Cenários Título Nacional Masculino

– Joaquim Chaves garante o título com um 3º lugar

– Se Joaquim Chaves alcançar o 9º lugar, Guilherme Ribeiro já só entra nas contas se vencer

– A partir do momento que Joaquim Chaves pontuar, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas estão fora da corrida ao título nacional

Francisca Veselko sublinha que está “ótima”. “Estou, neste momento, no Brasil, a competir na última etapa do Challenger Series e a dar tudo para que termine o ano da melhor forma. Assim, acho que não podia estar a ter o melhor treino para fechar, também, a Liga MEO Surf. Estou-me a sentir muito bem a competir e espero levar este ritmo não só para Peniche como também para o próximo ano de competições. Desta vez, não chego a Peniche já campeã, mas espero conseguir, novamente e, acima de tudo, continuar a ter gosto em competir e mostrar o meu surf. Ter tido a sorte de presenciar o Frederico Morais a conseguir a qualificação para o Championship Tour deu-me ainda mais motivação para perseguir o meu sonho de também lá chegar”, conclui.

Cenários Título Nacional Feminino

– Francisca Veselko garante o título com um 5º lugar

– Gabriela Dinis só entra nas contas do título nacional se vencer

O atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, e a atual campeã mundial júnior e campeã nacional em 2021, Francisca Veselko, vão envergar a licra amarela Go Chill com o estatuto de líderes do ranking.

 Joana Pinto Coelho, responsável de Marketing do Bom Petisco, afirma que “estamos muito orgulhosos de mais uma vez associar o nosso nome à última etapa da Liga MEO Surf. Esta consistência no apoio ao surf português não é apenas um compromisso para com a modalidade desportiva, mas sim uma verdadeira expressão da nossa marca, dos nossos valores e da nossa identidade. O surf está profundamente enraizado no ADN da Bom Petisco e reflete aquilo que representamos como marca: um estilo de vida saudável, ativo e sustentável. Este ano, reafirmamos o nosso compromisso em alimentar campeões, fornecendo lanches de mar a todos os atletas durante a competição. Além disso, estaremos presentes na praia, promovendo atividades com o público e compartilhando as emoções deste evento com todos os apaixonados pelo surf. Desejamos a todos os atletas boa sorte e esperamos que desfrutem muito desta prova!”

Historial de vencedores do Bom Petisco Peniche Pro

2022 – Guilherme Ribeiro e Maria Salgado

2021 – Afonso Antunes e Francisca Veselko

2013 – Frederico Morais e Maria Abecasis

2012 – Nic von Rupp e Teresa Bonvalot

Bom Petisco Peniche Pro 2022 em números

– Campeões da Etapa: Guilherme Ribeiro e Maria Salgado

– 935 ondas surfadas por 94 surfistas inscritos

– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9,50 de Vasco Ribeiro

– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 18,10 pontos de Vasco Ribeiro

Para além dos títulos nacionais e as vitórias do Bom Petisco Peniche Pro, estão também em disputa diversos prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais de Peniche.

Fantasy Surfer – Façam as vossas escolhas em fantasy.ansurfistas.com

Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

O Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Imagem: ANS.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos implementa Plataforma Digital de Atendimento Municipal

Publicado

on

A Câmara de Barcelos implementou uma Plataforma Digital de Atendimento Municipal, um serviço transversal a todas as áreas da Autarquia, com o objetivo de facilitar, agilizar, e dar mais transparência na interação entre os serviços municipais e os munícipes. O novo serviço digital estará disponível a partir das 9h00 de amanhã, terça-feira.

A nova plataforma permite, por exemplo, que todos os requerimentos possam ser submetidos via digital, estando para esse efeito disponíveis, online, todos os formulários necessários, na área pessoal de cada requerente. Além da submissão, a nova plataforma permite que cada pessoa possa acompanhar, online, o desenvolvimento dos seus processos.

Os munícipes requerentes devem efetuar a sua inscrição na Plataforma, sendo que esse ato será depois validado pelos serviços municipais. Após a validação, cada requerente fica com acesso à sua área pessoal, sendo possível, dessa forma, visualizar o desenvolvimento dos respetivos processos.

Urbanismo

Entretanto, hoje mesmo, a nova plataforma digital foi apresentada a Arquitetos, Engenheiros e outros agentes, habituais utilizadores dos Serviços de Planeamento e Urbanismo.

Na sessão, que decorreu esta manhã, no auditório dos Paços do Concelho, e que contou com a presença do Vereador, Carlos Reis, e da Diretora de Departamento, Adosinda Pereira, houve a oportunidade de técnicos especializados prestarem todas as informações e responderem a dúvidas quanto à operacionalidade deste novo serviço digital.

No decurso da sessão, foi também dada a informação de que processos com entrada na DPGU – Departamento de Gestão Urbanística – até ao dia 30 de abril vão continuar a ter resposta na antiga plataforma, isto até que termine a fase a que o requerente está a responder. No entanto, para todos os novos processos ou continuação de processos em fases seguintes, (ex.: arquitetura aprovada), a submissão das especialidades já será feita na nova plataforma.

No entanto, para todos os novos processos ou continuação de processos em fases seguintes, a submissão de ficheiros já será efetuada na nova plataforma.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Significado e relevância dos Caminhos de Santiago em debate no II Fórum Peregrino

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, esta sexta-feira, presença no II Fórum Peregrino, organizado em parceria com a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e que decorreu ao longo de dois dias em Viana do Castelo. Na sessão, foram apresentados números sobre o número de peregrinos e assinado um protocolo para contribuir para o conhecimento do fenómeno, que está em crescendo.

A sessão de abertura começou com uma intervenção por parte da Presidente da Federação Portuguesa, Ana Rita Dias, que sublinhou a importância da reflexão sobre o caminho secular que “está cada vez mais ativo”.

“Os peregrinos são a alma do Caminho e os Caminhos de Santiago não são um trilho ou um percurso, mas uma marca com alma que deve ser respeitada como tal”, vincou, lembrando que foram criadas normas de regulação dos albergues e dísticos de hospitalidade para dar resposta a um “movimento que é um património vivo”. Já Vasco Gonçalves, pároco em representação da Diocese, frisou que a Igreja tem o “desejo de integrar o renascer da peregrinação a Santiago” e que “cresce a consciência da necessidade de estruturar uma Pastoral dos Caminhos de Santiago porque a Igreja precisa estar presente para acolher, aconselhar e acompanhar os peregrinos”.

Já Ildefonso de La Campa Montenegro, Presidente da Federação Ibérica do Caminho de Santiago, lembrou que a Galiza e Portugal vão defender junto do Conselho Europeu a certificação do Caminho de Santiago como Primeira Rota Cultural Europeia, numa “estreita relação na defesa desta rota que molda a História” com os seus mais de 80 mil itinerários, por ser “um elemento patrimonial vivo” e uma “realidade cultural” defendida por mais de 330 associações em todo o mundo.

“O Caminho Português da Costa é o que mais tem crescido e dos cerca de 600 mil peregrinos que chegam a Santiago, trinta por cento fazem este Caminho”, anunciou ainda. Por isso mesmo, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, enfatizou que este é um produto de relevância para os territórios que atravessa e que momentos de partilha são fundamentais. “Há um profundo simbolismo no Caminho e uma relação próxima dos peregrinos com a identidade cultural dos territórios que atravessa”, reiterou ainda, lembrando que é em Viana do Castelo que está o primeiro templo dedicado a Santiago fora de Espanha, em Castelo do Neiva.

Durante a sessão, foi assinado o protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo para aquilo que o seu presidente, Carlos Rodrigues, classificou como “um contributo para o conhecimento do Caminho e dos caminhantes nas suas diversas dimensões”.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

Publicado

on

Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas