Connect with us

Atualidade

Gira-Volei: 25 anos a iniciar talentos

Publicado

on

Em 2023, o Gira-Volei comemora 25 anos de iniciação à prática desportiva e de promoção à atividade física de crianças e jovens com idades entre os 8 e os 15 anos!

Fácil, divertido e competitivo, como o seu lema apregoa, o Gira-Volei é inclusivo na integração das crianças, sem olhar a géneros, tamanho ou aparência física, sendo intuitivo na sua prática e uma versão muito simplificada do Voleibol, esse sim de mais difícil execução.

O Gira-Volei foi implementado pela Federação Portuguesa de Voleibol em 1998. Na altura, e sem treinadores qualificados suficientes, o programa federativo foi a solução perfeita para motivar crianças e jovens a jogarem Voleibol.

Nos dias de hoje, o Gira-Volei movimenta cerca de 100 mil crianças e jovens e fez com que o Voleibol seja a segunda modalidade mais praticada nas escolas. É visto, mesmo, por muitos responsáveis das escolas e de centros Gira-Volei, como o maior programa de iniciação e incentivo ao Voleibol e que leva a paixão pela modalidade aos quatro cantos do País.

Com o Gira-Volei é possível difundir o Voleibol no País inteiro, até mesmo em lugares sem instalações apropriadas, e também é possível melhorar o nível da modalidade reunindo mais jogadores potencialmente talentosos e trabalhando com eles de uma maneira dinâmica e correta.

Cláudia Melo foi sempre uma pioneira. A agora médica foi a primeira praticante de Gira-Volei a alcançar a Seleção Nacional de Seniores, abrindo caminho a atletas como Alexandre Ferreira, capitão da Seleção Nacional de Seniores Masculinos, Afonso Reis (distribuidor) ou Manuel Meirinho, igualmente atletas que passaram pelas seleções nacionais.

“Comecei a dar os primeiros passos no Voleibol no desporto escolar e no Gira-Volei. O Gira-Volei tem, para mim, algumas vantagens relativamente ao Voleibol de pavilhão, como, por exemplo, o número reduzido de pessoas necessário para fazer um jogo e o contacto mais frequente com a bola. Os meus tempos livres são passados a ver jogos de Voleibol. A paixão pelo Voleibol mantém-se”.

Alexandre Ferreira iniciou a prática do Voleibol, através do Gira-Volei, na Escola Básica Evaristo Nogueira, em S. Romão, Seia.

O atual capitão da Seleção Nacional destaca a importância desses tempos: “O meu percurso no Voleibol começou no Gira-Volei, um excelente meio de adquirir o gosto pela modalidade, que é aí ensinada na sua forma mais simples. Esse gosto pelo Voleibol cresceu comigo, o que fez com que eu quisesse aprofundar mais o meu desenvolvimento na modalidade e integrei uma equipa federada. No seguimento da minha evolução como jogador, fiz parte, durante 3 anos, das seleções de cadetes e de juniores que se mantiveram em estágio permanente, num caminho que me levou a querer coisas novas e me permitiu atingir o meu objetivo principal, que foi sempre a Seleção Nacional sénior“.

O Gira-Volei é um programa de iniciação à modalidade de Voleibol destinado aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos.

O jogo simplificado (2X2) e utilização de uma metodologia de jogo específica fazem do Gira-Volei um jogo fácil, divertido e competitivo que consegue atrair milhares de jovens.

Criado em 1998 pela Federação Portuguesa de Voleibol, com cerca de 70 centros, o Gira-Volei expandiu-se ao longo do tempo, de forma exponencial, por todo o País, conquistando cada vez mais adeptos. Atualmente, existem mais de 1800 centros, envolvendo cidades, vilas e concelhos, sediados em autarquias, escolas, associações e outras estruturas associativas e culturais por todo o território nacional.

Além de proporcionar benefícios físicos e mentais e promover um estilo de vida saudável, o Gira-Volei desempenha um papel fundamental na inclusão social, na promoção da igualdade de oportunidades potenciando a consciencialização para um conjunto de ferramentas essenciais para a vida, como trabalho em equipa, liderança, resiliência e a autoconfiança.

Foto: FPV.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas