Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf – Allianz Figueira Pro marca o regresso da 1ª divisão do Surf Português

Publicado

on

A Liga MEO Surf, 1ª divisão do surf nacional, está de regresso à ação para o Allianz Figueira Pro, etapa inaugural que se realiza de 22 a 24 de março na praia do Cabedelo, Figueira da Foz.

Os campeões nacionais de 2023, Joaquim Chaves e Francisca Veselko, vão ser os únicos a envergar a licra amarela de líderes do ranking Go Chill do ano passado. Chaves conquistou o seu primeiro título nacional após um final de ano muito emocionante, enquanto Francisca Veselko celebrou o seu segundo título da categoria máxima do surf feminino português.

 Allianz Figueira Pro – Vencedores Últimas Edições

2023 – Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis

2022 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko

2021 – Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins

2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot

 As estrelas do surf português vão voltar a vestir a licra de competição dando o tiro de partida da discussão dos títulos nacionais masculinos e femininos. Tudo vai acontecer numa das melhores ondas do país que já foi palco de momentos históricos a nível nacional e internacional.

Pedro Santana Lopes, Presidente Câmara Municipal da Figueira da Foz, sublinha que “a Figueira da Foz receberá, uma vez mais, a primeira etapa da Liga MEO Surf. O Allianz Figueira Pro marca o arranque dos eventos de desportos de ondas na nossa Cidade, que têm na praia do Cabedelo umas das referências nacionais. Contaremos com a presença dos melhores surfistas nacionais que, ano após ano, nos bridam com a sua presença, deliciando os milhares de espetadores que, ao vivo, ou através da transmissão televisiva em direto, assistem às suas manobras na exigente onda do Cabedelo. O Município da Figueira da Foz não pode, por isso, deixar de reconhecer o impacto que a aposta da Associação Nacional de Surfistas tem efetuado na realização da principal competição do Surf Nacional, consolidando-a como um dos mais relevantes eventos desportivos em Portugal. Desejo, por isso, que a edição de 2024 volte a ser um enorme sucesso.”

O Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko são os atuais detentores do troféu que este ano vai já para a sua 10ª edição.

Allianz Triple Crown – Quadro de Campeões

2023 – Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko

2022 – Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot

2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko

2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot

2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing, refere que “este ano, ultrapassámos o marco dos 10 anos de parceria com a Associação Nacional de Surfistas! Já estamos há mais de uma década a apostar no desenvolvimento de um desporto que defende valores que também nós queremos transparecer aos nossos clientes: confiança, segurança e solidez. Como um dos principais patrocinadores da Liga MEO Surf 2024, vamos continuar a dar nome a três etapas do campeonato que, conforme já é habitual, consagram os vencedores do Allianz Triple Crown. Este ano, as novas gerações prometem surpreender e estamos extremamente motivados para acompanhar e assistir ao desempenho destes novos talentos. Na Allianz Portugal temos um enorme orgulho em ver a evolução do Surf Português, além de levarmos a modalidade além-fronteiras através da nossa Embaixadora Teresa Bonvalot, qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.”

Os atuais campeões da etapa, Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis, estão entusiasmados por regressarem à Figueira da Foz e demonstrarem o trabalho realizado na pré-época com o objetivo de repetirem a vitória de 2023.

Guilherme Ribeiro, campeão Allianz Figueira Pro 2023, afirma que “a final do ano passado na Figueira da Foz foi importantíssima para mim. Tinha acabado 2022 com a licra amarela e começar 2023 com uma vitória e manter a licra provou que todo o trabalho da pré-época tinha resultado. Foi uma final memorável que fica para a história contra o Afonso Antunes, um dos meus grandes amigos. Começar o ano com uma vitória ou um bom resultado pode não querer dizer nada em termos de contas, mas, para mim, significa muito em termos de confiança. E dá para perceber em que nível estou e se toda a preparação que tive nos quatro ou cinco meses de paragem foi bem-feita. Não é fácil estar muitos meses sem competir. Esta etapa vai ser uma demonstração disso mesmo onde vou tentar começar com um bom resultado para iniciar o ano com a confiança no máximo não só na Liga MEO Surf, mas também em todos os campeonatos que aí vêm. A etapa da Figueira da Foz é a minha preferida na Liga MEO Surf. Sinto-me à vontade naquele tipo de ondas esteja mar grande ou pequeno. É uma onda em que consigo adaptar-me bem e faz o meu género de surf. Os meus objetivos na Liga MEO Surf são etapa a etapa, dar o meu melhor e tentar sair vitorioso em todas elas. Se isso acontecer, o grande objetivo de voltar a ser campeão nacional será concretizado. Aqui vamos nós para 2024!”

Já Gabriela Dinis, campeã Allianz Figueira Pro 2023, salienta que “a vitória em 2023 foi logo um boost de confiança no início do ano. Foi muito importante para mim. Fiquei super feliz por ser uma etapa em que consegui mostrar o meu surf. E, acima de tudo, por ter sido nas ondas da Figueira da Foz, uma direita com força que adoro e que considero ter as condições ideais para mim sendo um dos pontos fortes do meu surf. Na verdade, apesar de, no ano passado, o mar ter estado um bocadinho grande e difícil, acabámos por ter sorte porque houve heats com boas direitas. Por mim, se o mar este ano estiver igual, está perfeito. Obviamente que estou muito motivada para 2024 e não podia estar mais feliz por a Liga MEO Surf começar na Figueira da Foz. Tenho treinado bastante e passado muito tempo dentro d’água, conciliando também com a faculdade, e quero voltar a ganhar. Já não compito há alguns meses, mas quero que o meu foco seja igual ao do ano passado: fazer o meu melhor heat a heat em vez de estar já focada no resultado final.”

Allianz Figueira Pro 2023 em números:

– Campeões da Etapa: Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis

– 803 ondas surfadas por 104 surfistas inscritos

– Melhor onda (máximo 10 pontos): Frederico Morais/Martim Nunes, 8.75 pontos, Teresa Bonvalot, 8.75 pontos

– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Frederico Morais, 17.40 pontos

 Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Best Wave (melhor onda da etapa); Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Figueira da Foz.

Fantasy Surfer

Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova.

Imagem: ANS.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas