Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf: Títulos nacionais masculino e feminino decidem-se no Bom Petisco Peniche Pro

Publicado

on

A 1ª divisão do surf nacional está de regresso às ondas de Peniche para disputar o Bom Petisco Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga MEO Surf que se realiza de 27 a 29 de outubro. Pelo terceiro ano consecutivo, a última etapa da Liga MEO Surf disputa-se na região Oeste da costa portuguesa, com ambos os títulos nacionais ainda em aberto, com Francisca Veselko e Gabriela Dinis na luta no feminino, e Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas no lote de candidatos no masculino.

Galeria dos Campeões Nacionais Masculino

Vasco Ribeiro – 5 títulos (2011, 2012, 2014, 2017, 2021)

Ruben Gonzalez – 4 títulos (2004, 2005, 2006 e 2008)

Frederico Morais – 3 títulos (2013, 2015 e 2020)

José Gregório – 3 títulos (1997, 2003 e 2007)

João Antunes – 3 títulos (1994, 1996 e 1998)

Miguel Blanco – 2 títulos (2018 e 2019)

Justin Mujica – 2 títulos (1999 e 2010)

Surfistas com um título nacional: Bruno Charneca, Almir Salazar, Rodrigo Herédia, Marcos Anastácio, Paulo Rodrigues, Gustavo Gouveia, Tiago Pires, João Guedes, Pedro Henrique e Guilherme Ribeiro.

Galeria das Campeãs Nacionais Feminino

Patrícia Lopes – 11 títulos (1995, 1997 a 2006)

Teresa Bonvalot – 4 títulos (2014, 2015, 2020 e 2022)

Teresa Abraços – 3 títulos (1992, 1993 e 1996)

Carolina Mendes – 2 títulos (2016 e 2017)

Carina Duarte – 2 títulos (2008 e 2013)

Francisca Santos – 2 títulos (2007 e 2010)

Maria Abecasis – 2 títulos (2011 e 2012)

Surfistas com um título nacional: Joana Rocha e Yolanda Hopkins

O Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, salienta que “só Peniche podia acolher esta última etapa da Liga MEO Surf 2023, o Bom Petisco Pro! Estamos muito empolgados por receber, uma vez mais, a elite nacional do surf e por podermos brindar os atletas com as condições únicas que Peniche possui para a prática do Surf e dos desportos náuticos. A nossa terra será, uma vez mais, o palco das grandes decisões do surf e são as nossas ondas que vão decidir os campeões nacionais femininos e masculinos da Liga MEO Surf 2023.”

Peniche será, assim, palco de toda ação para no final serem coroados os novos campeões nacionais em clima de celebração. Todas as ondas e os pontos amealhados serão decisivos, antevendo-se um ambiente envolto em grande expectativa.

Guilherme Ribeiro refere que “a etapa de Peniche é, e será sempre, uma etapa especial para mim. Foi lá que venci a minha primeira prova na Liga MEO Surf e, por sua vez, o meu primeiro título de campeão nacional. Tenho feito uma preparação bastante boa, tenho a minha rotina com bastante surf e bastante ginásio, estamos a uma semana e meia e já me sinto preparado!”

Cenários Título Nacional Masculino

– Joaquim Chaves garante o título com um 3º lugar

– Se Joaquim Chaves alcançar o 9º lugar, Guilherme Ribeiro já só entra nas contas se vencer

– A partir do momento que Joaquim Chaves pontuar, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas estão fora da corrida ao título nacional

Francisca Veselko sublinha que está “ótima”. “Estou, neste momento, no Brasil, a competir na última etapa do Challenger Series e a dar tudo para que termine o ano da melhor forma. Assim, acho que não podia estar a ter o melhor treino para fechar, também, a Liga MEO Surf. Estou-me a sentir muito bem a competir e espero levar este ritmo não só para Peniche como também para o próximo ano de competições. Desta vez, não chego a Peniche já campeã, mas espero conseguir, novamente e, acima de tudo, continuar a ter gosto em competir e mostrar o meu surf. Ter tido a sorte de presenciar o Frederico Morais a conseguir a qualificação para o Championship Tour deu-me ainda mais motivação para perseguir o meu sonho de também lá chegar”, conclui.

Cenários Título Nacional Feminino

– Francisca Veselko garante o título com um 5º lugar

– Gabriela Dinis só entra nas contas do título nacional se vencer

O atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, e a atual campeã mundial júnior e campeã nacional em 2021, Francisca Veselko, vão envergar a licra amarela Go Chill com o estatuto de líderes do ranking.

 Joana Pinto Coelho, responsável de Marketing do Bom Petisco, afirma que “estamos muito orgulhosos de mais uma vez associar o nosso nome à última etapa da Liga MEO Surf. Esta consistência no apoio ao surf português não é apenas um compromisso para com a modalidade desportiva, mas sim uma verdadeira expressão da nossa marca, dos nossos valores e da nossa identidade. O surf está profundamente enraizado no ADN da Bom Petisco e reflete aquilo que representamos como marca: um estilo de vida saudável, ativo e sustentável. Este ano, reafirmamos o nosso compromisso em alimentar campeões, fornecendo lanches de mar a todos os atletas durante a competição. Além disso, estaremos presentes na praia, promovendo atividades com o público e compartilhando as emoções deste evento com todos os apaixonados pelo surf. Desejamos a todos os atletas boa sorte e esperamos que desfrutem muito desta prova!”

Historial de vencedores do Bom Petisco Peniche Pro

2022 – Guilherme Ribeiro e Maria Salgado

2021 – Afonso Antunes e Francisca Veselko

2013 – Frederico Morais e Maria Abecasis

2012 – Nic von Rupp e Teresa Bonvalot

Bom Petisco Peniche Pro 2022 em números

– Campeões da Etapa: Guilherme Ribeiro e Maria Salgado

– 935 ondas surfadas por 94 surfistas inscritos

– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9,50 de Vasco Ribeiro

– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 18,10 pontos de Vasco Ribeiro

Para além dos títulos nacionais e as vitórias do Bom Petisco Peniche Pro, estão também em disputa diversos prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais de Peniche.

Fantasy Surfer – Façam as vossas escolhas em fantasy.ansurfistas.com

Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

O Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Imagem: ANS.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas