Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf: Favoritos não vacilam no arranque do Allianz Figueira Pro

Publicado

on

A Praia do Cabedelo brindou, esta sexta-feira, as estrelas do surf nacional com boas condições no dia inaugural do Allianz Figueira Pro, a primeira de cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, a principal prova de surf em Portugal e que define os campeões nacionais da modalidade. Um dia longo de surf, onde os favoritos não deram azo a surpresas no arranque da luta pelos títulos nacionais, incluindo Vasco Ribeiro e Kika Veselko, campeões em título e, por isso, detentores das licras amarelas Go Chill.

A ação iniciou-se bem cedo, pelas 8 horas, com os trials masculinos, onde Rodrigo Chaves e João Roque Pinho foram alguns dos nomes da nova geração em maior destaque. Esta fase ajudou a encontrar os últimos nomes a garantirem entrada no quadro de competição masculino, que teve início logo de seguida. E não demorou muito tempo até começarem a surgir ondas com pontuações elevadas.

O ex-bicampeão nacional Miguel Blanco foi o primeiro a dar o mote, conseguindo uma onda de 7,50 pontos e um score de 13. Pouco depois veio a resposta por parte de Diogo Martins [Ndr: foto de destaque], que venceu o heat 3 com 14,10 pontos, aquele que foi o melhor score deste dia inaugural do Allianz Figueira Pro, numa disputa em que Marlon Lipke ficou no segundo posto.

As ondas mostravam potencial e nos heats seguintes houve mais candidatos a destacarem-se. Tomás Fernandes, com 13,85 pontos, e Halley Batista, com a melhor onda do dia (8 pontos), foram bons exemplos disso mesmo. No heat 8 foi a vez de entrar na água o campeão nacional em título e Vasco Ribeiro deu o troco à concorrência, estreando-se de forma eficiente, com um triunfo folgado, assente num score de 13,75. Até final da ronda destaque ainda para as performances de Luís Perloiro (13 pontos), Eduardo Fernandes (13,15) e ainda Joaquim Chaves (13,90).

Vasco Ribeiro (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

A partir daqui, as condições começaram a cair um pouco em relação à ação matinal. Contudo, houve um fator que não mudou: todos os 16 top seeds da prova masculina seguiram em frente e só dois deles não venceram a respetivas baterias. João Moreira venceu Gony Zubizarreta no heat 12 e Arron Strong foi superado por Francisco Mittermayer no heat 14.

Depois dos homens, foi a vez de entrar na água a ronda inaugural feminina. Ao contrário do que se tinha passado até então, logo no heat 1 houve a grande surpresa do dia, com a eliminação da top seed Gabriela Dinis, numa bateria vencida por Maria Dias e com Érica Máximo a ficar na segunda posição. No entanto, esta foi mesmo a única exceção ao longo dos 28 heats disputados.

Kika Veselko (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

De seguida, Mafalda Lopes decidiu repor a ordem natural dos acontecimentos, conseguindo o melhor score feminino do dia, com 13,25 pontos, e também a melhor onda feminina, com 7 pontos. Destaque, ainda, para os triunfos de Carolina Mendes (12,25 pontos), da campeã nacional em título Kika Veselko (12,15), numa bateria em que Yolanda Hopkins ficou na segunda posição, e ainda Teresa Bonvalot (12), que deixou Carina Duarte no segundo posto.

Para hoje, a chamada estava marcada para as 8 horas na Praia do Cabedelo. No entanto, durante noite passada ainda houve ação no Allianz Figueira Pro, com a Go Chill Expression Session a estar marcada para as 21H30, mas ainda não temos os resultados.

Agenda para sábado

08H00 – Call do segundo dia de competição

17H00 – DJ Zé Ferreira – Corona Extra & Somersby

Destaque, ainda, para as ações de cariz ambiental que se realizaram esta sexta-feira na Praia do Cabedelo, com sessões pedagógicas e ação de limpeza de praia do Programa “Amar o Mar” Pingo Doce – Jerónimo Martins. Uma iniciativa que juntou dezenas de crianças das escolas locais.

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook da MEO, app da MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona Extra e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas.

Atualidade

Verão “traz” Ciclo-Patrulhas” da PSP em Guimarães

Publicado

on

Entre o dia 04 de junho e 02 de setembro, a Esquadra Policial de Guimarães vai constituir equipas de patrulhamento com recurso a bicicletas, designadas por Ciclo-Patrulhas, no âmbito de um policiamento de proximidade e visibilidade, específico e direcionado, abrangendo as áreas turísticas e de lazer da área de responsabilidade da cidade de Guimarães.

“Pretende-se desenvolver ações de policiamento, particularmente durante o período diurno, que potenciem e aumentem a segurança nas áreas abrangidas e aproveitar as potencialidades inerentes aos meios utilizados neste tipo de policiamento”, afirma a PSP.

Os locais de patrulhamento privilegiados serão os seguintes:

  • Zona do centro histórico da cidade: Esta área concentra a maior parte do comércio tradicional da cidade e é frequentada por um elevado número de turistas e residentes.
  • Parque da Cidade da Freguesia da Costa e Mesão Frio: Um espaço verde de lazer muito popular entre as famílias.
  • Parque da Cidade Desportiva da Freguesia de Candoso São Tiago: Um parque verde com diversas infraestruturas desportivas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos debate sustentabilidade rumo a um futuro mais verde

Publicado

on

A cidade de Barcelos acolheu, na passada quarta-feira, um evento dedicado à sustentabilidade, organizado pelo H2O & Sustainability Innovation Hub. Na abertura da iniciativa, que decorreu no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, mostrou a sua “satisfação pela nossa Cidade acolher um evento desta natureza, com grande diversidade temática e com palestrantes de reconhecida capacidade técnica e científica. Certamente nos trarão experiências, contributos e horizontes muito válidos para enfrentarmos os desafios que se nos colocam ao nível da sustentabilidade ambiental, social, empresarial e económica”, disse. 

Esta iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Eng. José Pimenta Machado, e que mobilizou para Barcelos uma série de painéis de discussão sobre temas como os desafios e oportunidades do setor das águas em Portugal, a importância da tecnologia na obtenção de ganhos de eficiência nas concessões / serviços de água e saneamento, normas de relato de sustentabilidade da UE e o seu impacto no reporte de ESG e apresentações de soluções inovadoras por parte de Startups, surgiu da necessidade  de “promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

As alterações climáticas geraram um aumento da frequência de ocorrências extremas, como, por exemplo, os períodos de seca severa ou inundações, por isso a necessidade de otimização de perdas e consumo de água, eficiência energética, eficiência hídrica, gestão mais eficiente de resíduos, entre outros, torna-se cada vez mais relevante uma abordagem integrada e cientificamente robusta em relação aos mesmos.

“Ficamos muito entusiasmados em trazer o H2O & Sustainability Innovation Hub para Barcelos e promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Às Sextas na Praça” anima, de novo, noites de Anadia

Publicado

on

O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” 2024 arranca no próximo dia 07 de junho, pelas 22h00, com a atuação da banda anadiense “Applause Band”, decorrendo até 20 de setembro, numa organização do Município de Anadia.

“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, na Praça da Juventude, em Anadia, numa organização da Câmara Municipal de Anadia.

Para o mês de junho estão previstas ainda mais duas atuações, no dia 14, com Gonçalo Gomes, e, no dia 28, com os “The Eighties”. O ciclo de atuações sofrerá um interregno, no dia 21, devido à realização do certame da “Feira da Vinha e do Vinho” que decorre entre 19 e 23 de junho, no Vale Santo, em Anadia.

Este ciclo de espetáculos tem como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, com entrada gratuita, que dará palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

Programação

7 junho – Applause Band

14 junho – Gonçalo Gomes

28 junho – The Eighties

5 julho – Colmeia – Folk Ancas

12 julho – Banda Tempo

19 julho – On off

26 julho – Incantus

02 agosto – B’Label

09 agosto – Dina Pinto (fado)

16 agosto – Groovart – Academia de Artes

23 agosto – Ecos D’adega

30 agosto – The Founders

06 setembro – Meninos da Sacristia

13 setembro – Orquestra Desigual da Bairrada

20 setembro – Rob’s Angels 

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas