Connect with us

Atualidade

Ribeira d’Ilhas recebe a 3ª etapa da Liga MEO Surf a partir de sexta-feira

Publicado

on

Está tudo a postos para o Allianz Ericeira Pro, a terceira etapa da Liga MEO Surf 2024, a 1ª divisão do surf português, que se realiza a partir de sexta-feira nas míticas direitas da Praia de Ribeira d’Ilhas. Uma paragem que poderá mostrar-se preponderante para as contas dos títulos nacionais de surf, onde Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot apresentam-se como líderes e detentores da licra amarela Go Chill.

 Com muito em jogo na Reserva Mundial de Surf, o Allianz Ericeira Surf aproxima-se a passos largos e as expectativas são muitas para mais um embate entre as estrelas nacionais que competem na Liga MEO Surf.

 Dessa forma, já é conhecido o quadro de competição, que faz perspetivar emotivos embates logo nas rondas inaugurais da competição.

Destaques Quadro Competição Masculino

Heat 4: Afonso Antunes vs. Eduardo Fernandes vs. Henrique Pyrrait vs. trialista

Heat 6: Francisco Almeida vs. Sebastião Ramirez vs. José Champalimaud vs. Miguel Blanco

Heat 14: Arran Strong vs. Rafael Silva vs. Francisco Alves vs. Rodrigo Costa 

Destaques Quadro Competição Feminino

Heat 2: Carolina Mendes vs. Constância Simões vs. Beatriz Costa vs. Camilla Kemp

Heat 3: Teresa Bonvalot vs. Miriam Julião vs. Camila Cardoso vs. Eva Luna

Entre os muitos surfistas de prova que vão estar em prova, o Allianz Ericeira Pro vai contar com a presença de Afonso Antunes e Concha Balsemão, dois jovens surfistas já com provas dadas a nível nacional e internacional e que representam ambos o clube local.

Concha Balsemão, atual número 11 do ranking feminino, sublinha que para ela, “a Ericeira é um sítio mágico, pelo poder que a natureza transmite e toda a boa energia do sítio. A onda de Ribeira D’Ilhas é icónica, mas, para mim, o mais bonito é estar sentada no line up e ver enormes montanhas cheias de vegetação, cheias de vida, com a combinação do power do mar e ondas perfeitas. Tudo isso, para mim, define a onda de Ribeira D’Ilhas. É um privilégio termos uma onda como esta na Liga MEO Surf. Já passei muitos bons momentos na Ericeira, tenho muitos bons amigos, que são quase família, neste sítio incrível. Por isso, para esta etapa, vou com um sentimento de casa, de família. Quero muito chegar ao pódio neste campeonato, mas, mais do que isso, quero aproveitar esta onda ao máximo. Quero divertir-me e soltar o meu surf e sei que se fizer isso os resultados irão aparecer. A minha ambição para o circuito este ano é redescobrir-me como atleta. Quero aproveitar esta oportunidade de competir novamente depois de dois anos sem colocar uma lycra de competição. Quero desafiar-me e nunca parar de evoluir como surfista e como pessoa. Sei que a competição é algo duro, mas que nos dá disciplina a todos para chegarmos ao nosso melhor. Com isto, gostava de agradecer por nos darem a oportunidade de competir no nosso país e de criarem uma plataforma para evolução dos surfistas. Que continuemos todos a evoluir em conjunto.”

Durante o primeiro dia do Allianz Ericeira Pro, a iniciativa Amar o Mar, liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, irá contar com a participação de cerca de 100 crianças das escolas do concelho de Mafra em dinâmicas a favor da sustentabilidade e da proteção dos oceanos.

Conhece as publicações do Grupo Jerónimo Martins dedicadas à sustentabilidade? O site Be The Story conta histórias de sucesso ou que promovem a mudança sobre temas como uso responsável de plástico, combate ao desperdício alimentar, ambiente e alimentação saudável. A Feed Magazine, uma revista corporativa do Grupo agora com um site renovado, também dedica muitos dos seus conteúdos à alimentação, sociedade e sustentabilidade.

Na 3ª etapa da Liga MEO Surf estão também em disputa os prémios paralelos Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e o Ericeira Best Surfer (melhores surfistas locais).

Antes dos surfistas entrarem em ação nas ondas de Ribeira d’Ilhas, o público tem oportunidade de fazer parte do Allianz Ericeira Pro escolhendo os seus atletas favoritos e participar no Fantasy Surfer da Liga MEO Surf

Fantasy Surfer – Façam as vossas apostas em fantasy.ansurfistas.com

Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo constituição das equipas: hora do call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro pode ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Somersby, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Imagem: ANS.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas