Atualidade
Liga MEO Surf: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot vencem o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro

Afonso Antunes e Teresa Bonvalot conquistaram, esta segunda-feira, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a segunda de cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional. Se no caso de Afonso a vitória ajudou o surfista, de apenas 18 anos, a subir no ranking da luta pelo título nacional, no lado feminino, o triunfo permitiu a Teresa Bonvalot superar a campeã nacional Kika Veselko no ranking, vestindo, assim, a licra amarela Go Chill.
A ação no dia final do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro recomeçou pouco depois das 8 horas, em dia de feriado de 25 de Abril, com os quartos de final masculinos. No primeiro heat do dia, Eduardo Fernandes venceu uma disputa muito apertada frente a Guilherme Fonseca, dando o mote para o que seria o resto da jornada. De seguida, Vasco Ribeiro prosseguiu com a sua caminhada vitoriosa, batendo Tomás Fernandes. O equilíbrio foi, novamente, nota de destaque no triunfo de Guilherme Ribeiro frente a Halley Batista, enquanto na última bateria da ronda Afonso Antunes foi mais forte que Luís Perloiro.
Depois disso, entraram na água as meias-finais femininas, onde, no primeiro heat, Carolina Mendes conseguiu uma nota de 8,25 pontos para levar a melhor frente à campeã nacional Kika Veselko. Um resultado que deixou a liderança do ranking em cheque. Na bateria seguinte, Teresa Bonvalot aproveitou a oportunidade, após um duelo em que sentiu muitas dificuldades perante Carolina Santos, que chegou a liderar o heat a poucos minutos do final. No entanto, Teresa conseguiu virar a bateria e ficar com a porta aberta para a liderança do ranking feminino.
Nas meias-finais masculinas, o equilíbrio voltou a ser nota de destaque e a primeira vaga para a final acabou por sorrir a Vasco Ribeiro por apenas 0,10 pontos, depois de Eduardo Fernandes ter dado excelente réplica. No segundo heat, Afonso Antunes derrotou o colega de geração Guilherme Ribeiro, numa altura em que o mar começava a desacelerar, obrigando a uma pausa na competição.
A ação só regressou ao início da tarde, com a final feminina a ser marcada por um duelo equilibrado em que Carolina Mendes saiu na frente. Contudo, na segunda metade da bateria, Teresa respondeu e garantiu a reviravolta, carimbando o triunfo com 14,45 pontos, contra apenas 11 de Carolina. Uma vitória determinante para colocar Teresa Bonvalot no topo do ranking nacional.

Teresa confirmou, assim, a terceira vitória consecutiva nesta etapa, sendo a sétima vez que vence nas ondas do Norte. No total, é a 22ª vitória em etapas para a surfista de apenas 22 anos, que se estreou a vencer, precisamente, no Porto. Um excelente tónico para a partida rumo à Austrália, onde, a partir de maio, começa a luta pela qualificação para o circuito mundial da World Surf League, onde vai ter a companhia das compatriotas Kika Veselko, Mafalda Lopes e Yolanda Hopkins.
“Esta é uma etapa pela qual tenho muito carinho”, começou por dizer Teresa Bonvalot. “Venho cá há muitos anos e adoro as pessoas no Porto. São sempre três dias muito bem passados e voltar aqui é sempre incrível. Sair daqui com a vitória, após três dias de condições exigentes, acaba por ser um ótimo treino para o que aí vem. Estou confiante para o circuito Challenger Series, que está prestes a começar. O meu objetivo passa sempre por evoluir e fazer crescer a atleta que sou. Vou dar o meu melhor para ficar cada vez mais perto de alcançar os meus objetivos, que é chegar ao circuito mundial e um dia ser campeã mundial”, frisou.
No lado masculino, Vasco Ribeiro chegou à final como favorito, mas Afonso Antunes estragou-lhe os planos, graças a um arranque muito forte. O surfista júnior conseguiu completar um aéreo que lhe valeu 7,50 pontos e de seguida juntou uma nota de 7,75, confirmando, logo aí, o score de 15,25 com que terminou o heat. Vasco ainda respondeu, mas não conseguiu mais que 12,90 pontos. Apesar da derrota, Vasco conseguiu manter a liderança do ranking.
Este desfecho acabou por impedir Vasco Ribeiro de revalidar o título da etapa, mas também de igualar o recorde de vitórias em etapas do circuito nacional (16), que pertence, precisamente, ao pai de Afonso, João Antunes. Esta foi a quarta vitória da carreira para o jovem surfista, que na próxima etapa vai competir na onda em que já triunfou por mais vezes: Ribeira d’Ilhas (2020 e 2021).
“Sabia que na final tinha de fazer algo de diferente porque era contra o Vasco Ribeiro”, atirou Afonso Antunes. “Como não tenho tanto surf power como o Vasco, sabia que tinha de tentar mais os aéreos. Consegui acertá-los e mais algumas combinações, o que me deixou feliz por alcançar esta vitória. O meu objetivo é o título nacional e é para isso que tenho estado a trabalhar. No início do ano deixei-me afetar um pouco por algumas coisas que foram ditas sobre mim e que não eram verdade, mas estou a aprender com o tempo, sem pressão e focado no objetivo principal”, vincou.

Resultados finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro:
Final masculina: Afonso Antunes 15,25 vs. Vasco Ribeiro 12,90
Final feminina: Teresa Bonvalot 14,45 vs. Carolina Mendes 11,00
Go Chill Expression Session feminina: Carolina Mendes
Go Chill Expression Session masculina: João Moreira
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Vasco Ribeiro, 9,25 pontos na ronda 1
Bom Petisco Girls Score: Teresa Bonvalot, 14,45 pontos na final
A ação na Liga MEO Surf regressa em junho, na mítica praia de Ribeira d’Ilhas, para o Allianz Ericeira Pro, de 10 a 12 de Junho. Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot partem para a Ericeira na liderança do ranking e com a licra amarela Go Chill, naquela que será a terceira de cinco etapas do circuito.
A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.
Fotos: Francisco Antunes/ANSurfistas.
Atualidade
Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano
Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”. A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.
Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense.
Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.
O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.
No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.
Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”
Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.
Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.
Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).
Evento decorre ao longo de todo o ano
Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.
De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.
Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.
Foto: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de fevereiro, pelas 01h30, na união de freguesias Pontinha e Famões, procedeu à detenção de um homem de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A detenção surge no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica, verificando-se que o suspeito tinha na sua posse 171,18 doses individuais de haxixe; 1 faca com vestígios de haxixe; 1 balança de precisão; 29 sacos em plástico para acondicionamento de doses de estupefacientes; e 100 euros em numerário.
O detido foi presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, mantendo a aplicação da medida de coação de termo de identidade e residência já aplicada.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Jovem detido por tráfico de drogas

No dia 18 de fevereiro, pelas 09h40, na rua Manuel Fiúza Júnior, em Viana do Castelo, foi detido um jovem de 16 anos de idade, estudante e residente em Ponte de Lima.
Polícias do efetivo da Esquadra de Investigação Criminal, no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao tráfico de estupefacientes junto da comunidade escolar, intercetaram o estudante na posse de estupefacientes, denominados Haxixe e Canábis, suficientes para cerca de 43 e 02 doses individuais respetivamente, bem como quantidade diminuta de MDMA, substâncias que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão e um canivete com resíduos de estupefacientes.
As diligências policiais incluíram, ainda, a realização de uma busca domiciliária.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação