Connect with us

Atualidade

Grandes corridas de volta ao Autódromo do Estoril em julho

Publicado

on

O Autódromo do Estoril vai ser palco de mais um grande evento de automobilismo na Península Ibérica. No fim de semana de 13 e 14 de julho, pelas mãos da Race Ready, o Estoril Summer Party irá reunir no emblemático circuito de Cascais os carros de GT e Turismos da maior competição ibérica de velocidade, o Campeonato de Portugal de Velocidade / Iberian Supercars, num programa preenchido por variadas corridas de clássicos e monolugares, com a presença de mais de 150 viaturas de competição.

A competição ibérica de GT4 e TCR, que junta carros de dez marcas diferentes – Audi, Aston Martin, BMW, Ginetta, Hyundai, Ligier, Mercedes, McLaren, Porsche e Toyota – está mais competitivo do que nunca, como se viu na primeira prova da temporada no Circuito de Jerez, em que os três primeiros terminaram separados por menos de dois segundos.

Quem se deslocar ao circuito do Estoril irá encontrar ao volante alguns nomes bem conhecidos do automobilismo português, como são o caso de Bernardo Sousa, Carlos Vieira ou Manuel Gião, e ex-campeões nacionais como Daniel Teixeira, Francisco Carvalho, Gonçalo Araújo, Francisco Mora, José Carlos Pires, Jorge Rodrigues, Nuno Batista ou Patrick Cunha. No entanto, a grelha de partida, que tem pilotos de doze nacionalidades diferentes, também conta com conhecidos pilotos espanhóis como Nerea Martí, Jose de los Milagros ou Nil Montserrat.

Igualmente presente no “nosso Autódromo” vai estar a Copa Racer. A competição espanhola apresentar-se-á com os seus tradicionais MINI Cooper a que se juntam os BMW M2 CS Cup da nova categoria Racer GT, num pelotão que proporciona sempre corridas muito animadas e imprevisíveis para os espectadores.

Sendo os fãs portugueses grandes aficionados das corridas de clássicos, e para abrir o apetite para o muito desejado regresso do Estoril Classics, de 6 a 8 de outubro, a Race Ready decidiu organizar a SevenFriday Classic Cup para todos os carros homologados ou produzidos entre 1950 e 1999. A SevenFriday, a marca de relógios únicos e inspirados no mundo moderno, representados em Portugal pela Importempo, será a patrocinadora oficial da corrida, oferecendo um relógio exclusivo da SevenFriday ao vencedor.

Com duração de 60 minutos, um conjunto de regras particulares desta prova garantirão que todos os pilotos e máquinas possam competir de forma justa, considerando diversos fatores. A lista provisória de inscritos já inclui carros notáveis da indústria automóvel de competição, como um Jaguar XK 140, um Lotus 23B, um Ferrari 308 GTB, um BMW M3 (Grupo A), e vários Porsche 911 RS e Datsun 1200.

Quem gosta de competições de clássicos, poderá também desfrutar das sempre muito animadas corridas do Group 1 Portugal. Este pelotão que supera as três dezenas de concorrentes, incluindo os participantes do Troféu Mini, reúne um leque variado de viaturas, algumas delas que marcaram a velocidade nacional nos anos 1970s e 1980s.

A completar o programa vão estar duas corridas da Single Seater Series, a única competição de monolugares existente em Portugal. Com a diversidade de fórmulas que lhe é característico, quem se deslocar ao Autódromo poderá ver em pista monolugares que nas últimas quatro décadas serviram de trampolim para voos mais altos para a grande maioria dos pilotos profissionais da atualidade. Desde os Fórmula Ford, sem asas, aos mais modernos Fórmula 4 e Fórmula Renault 2.0, já equipados com apêndices aerodinâmicos, há de tudo um pouco num museu em movimento e que nos recorda a escola de muitos dos atuais pilotos de Fórmula 1.

O paddock vai estar preparado para receber todos aqueles que se deslocarem ao mais antigo circuito permanente português. A NAPA, o patrocinador da prova do Campeonato de Portugal de Velocidade / Iberian Supercars, terá inúmeras atividades no paddock, incluindo simuladores e não só, permitindo aos fãs imitar virtualmente o que os pilotos fazem em pista. A MINI também terá várias atividades para os seus convidados. Como é habitual, haverá ainda a praça da alimentação, onde os fãs e respetivas famílias poderão recuperar energias e confraternizar.

O acesso à bancada A é gratuito, podendo todos os que desejarem assistir às corridas ao vivo fazê-lo sem qualquer custo. Porque conhecer os pilotos e participar nas atividades de paddock não é assim tão inacessível, para ter acesso ao exclusivo mundo do paddock, terá de despender apenas 20 euros para ter um passe geral para sábado e domingo. Para os que querem visitar os bastidores num dos dias, o custo será de 15 euros.

Tanto o passe diário como o de dois dias, podem ser adquiridos no site da BOL.pt, ou fisicamente em qualquer balcão de venda da FNAC ou Worten em todo o país, até ao dia 12 de julho. Nos dias 13 e 14 de julho, os bilhetes de paddock estarão apenas disponíveis para compra na bilheteira do circuito.

No domingo, todas as corridas terão transmissão televisiva em direto nas redes sociais Facebook e YouTube da Race Ready. As duas corridas de 45 minutos do Iberian Supercars / Campeonato de Portugal de Velocidade serão transmitidas em Portugal pela A Bola TV e em Espanha pela DAZN.

Imagem: RR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas