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Prémio FLAD/OPP Saúde Mental no Ensino Superior entregue a quatro instituições

Universidade da Maia, Universidade de Évora, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e Instituto Piaget de Almada são as vencedoras

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A Universidade da Maia, a Universidade de Évora, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Piaget de Almada são as instituições de Ensino Superior vencedoras da segunda edição do Prémio FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior. Vão ser distribuídos 105 mil euros pelos quatro projetos selecionados.

Os projetos vencedores são o WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior (Universidade da Maia), o projeto MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior (Universidade de Évora), o Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS-P.Porto (Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto) e o projeto Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior (Instituto Piaget de Almada).

O Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior resulta de uma parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e tem o alto patrocínio da Presidência da República. Tem por objetivo contribuir para uma menor prevalência de problemas de Saúde Mental entre os estudantes universitários.

O júri foi composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente no Departamento de Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, e Ângela Noiva Gonçalves, subdiretora-geral do Ensino Superior.  

Conheça melhor cada um dos projetos selecionados

Universidade da Maia

Projeto: WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior

O projeto organiza-se em torno de dois eixos: informar e promover & prevenir. As ações assumem um carácter universal, dirigindo-se a todos os estudantes da UMaia, com enfoque no desenvolvimento de competências socioemocionais e promoção da resiliência e saúde mental da comunidade estudantil. Com o primeiro eixo – informar – pretende-se, por um lado, implementar ações que permitam mapear a saúde mental dos estudantes no sentido de sustentar a tomada de decisão baseada em dados. Por outro lado, pretende-se contribuir para a literacia em saúde mental como suporte à desconstrução de crenças desajustadas que possam constituir uma barreira à adoção de atitudes e práticas promotoras de bem-estar e de procura ativa de apoio especializado. O segundo eixo – promover & prevenir – assenta num conjunto de ações de promoção de competências socioemocionais, tendo em vista a prevenção de problemas de saúde mental. 

Universidade de Évora

Projeto: MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior

Este projeto tem como objetivo promover o bem-estar psicológico, a saúde mental e a resiliência dos/as estudantes da Universidade de Évora através da educação interpares para a literacia em saúde psicológica e da promoção e disseminação de estratégias de regulação emocional. A estratégia de monotorização e avaliação passa pela intervenção universal com o envolvimento ativo da comunidade estudantil através da capacitação em saúde mental e SSR por formação em cascata, pela criação de processos de mentoria por pares, pelo envolvimento da bolsa de voluntariado na produção de podcasts, pela criação de espaços de partilha e debate entre estudantes e com os estudantes, e ainda pela organização e promoção de atividades físicas e criação de projetos de voluntariado no âmbito artístico, para a promoção da saúde mental, em parceria com a Escola de Saúde e Escola de Artes.

Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto

Projeto: Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS-PPorto

O projeto toma como conceito agregador a mentalização, dessa forma tocando várias competências socio-emocionais que nele se articulam, com destaque mais explícito para o mindfulness. Além das intervenções com este foco declarado, o desenvolvimento de uma cultura propícia à mentalização atravessa todas as ações do projeto – e, apontando a literatura desta área que os princípios fundamentais da mentalização podem ser infundidos nas mais diversas intervenções, este será também um tema unificador no trabalho da equipa técnica. O conceito de REDE procura representar, pois, o propósito do enriquecimento de elos na comunidade escolar que funcionem como apoio e fator protetor dos estudantes no seu percurso, ao mesmo tempo remetendo para a ideia de uma rede que ampara as inevitáveis quedas que o pontuam. Por fim, o termo REDE permite conjugar diversos acrónimos, que serão utilizados em diferentes vertentes do projeto.

Instituto Piaget de Almada

Projeto: Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior

O projeto tem como objetivo geral a redução do isolamento e o aumento do sentimento de pertença através do estabelecimento de relações significativas entre pares, com a comunidade académica e com a instituição de ensino.  A iniciativa será co-construída com os alunos na fase de diagnóstico inicial que servirá para delinear as temáticas específicas a abordar, indo ao encontro das necessidades dos alunos. Na execução contaremos com o envolvimento direto da Associação de estudantes para a dinamização da Radio. Este projeto será multidisciplinar envolvendo as várias valências e sinergias do IP Almada, nomeadamente, a Clínica IP, licenciatura em Desporto, em Psicologia e a Escola Superior de Educação. Estas valências contribuirão em diversas áreas, com ações específicas na promoção da saúde mental.

Imagem: DR.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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