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Prémio FLAD/OPP Saúde Mental no Ensino Superior entregue a quatro instituições

Universidade da Maia, Universidade de Évora, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e Instituto Piaget de Almada são as vencedoras

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A Universidade da Maia, a Universidade de Évora, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Piaget de Almada são as instituições de Ensino Superior vencedoras da segunda edição do Prémio FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior. Vão ser distribuídos 105 mil euros pelos quatro projetos selecionados.

Os projetos vencedores são o WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior (Universidade da Maia), o projeto MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior (Universidade de Évora), o Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS-P.Porto (Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto) e o projeto Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior (Instituto Piaget de Almada).

O Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior resulta de uma parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e tem o alto patrocínio da Presidência da República. Tem por objetivo contribuir para uma menor prevalência de problemas de Saúde Mental entre os estudantes universitários.

O júri foi composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente no Departamento de Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, e Ângela Noiva Gonçalves, subdiretora-geral do Ensino Superior.  

Conheça melhor cada um dos projetos selecionados

Universidade da Maia

Projeto: WELL.Be: Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior

O projeto organiza-se em torno de dois eixos: informar e promover & prevenir. As ações assumem um carácter universal, dirigindo-se a todos os estudantes da UMaia, com enfoque no desenvolvimento de competências socioemocionais e promoção da resiliência e saúde mental da comunidade estudantil. Com o primeiro eixo – informar – pretende-se, por um lado, implementar ações que permitam mapear a saúde mental dos estudantes no sentido de sustentar a tomada de decisão baseada em dados. Por outro lado, pretende-se contribuir para a literacia em saúde mental como suporte à desconstrução de crenças desajustadas que possam constituir uma barreira à adoção de atitudes e práticas promotoras de bem-estar e de procura ativa de apoio especializado. O segundo eixo – promover & prevenir – assenta num conjunto de ações de promoção de competências socioemocionais, tendo em vista a prevenção de problemas de saúde mental. 

Universidade de Évora

Projeto: MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior

Este projeto tem como objetivo promover o bem-estar psicológico, a saúde mental e a resiliência dos/as estudantes da Universidade de Évora através da educação interpares para a literacia em saúde psicológica e da promoção e disseminação de estratégias de regulação emocional. A estratégia de monotorização e avaliação passa pela intervenção universal com o envolvimento ativo da comunidade estudantil através da capacitação em saúde mental e SSR por formação em cascata, pela criação de processos de mentoria por pares, pelo envolvimento da bolsa de voluntariado na produção de podcasts, pela criação de espaços de partilha e debate entre estudantes e com os estudantes, e ainda pela organização e promoção de atividades físicas e criação de projetos de voluntariado no âmbito artístico, para a promoção da saúde mental, em parceria com a Escola de Saúde e Escola de Artes.

Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico do Porto

Projeto: Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS-PPorto

O projeto toma como conceito agregador a mentalização, dessa forma tocando várias competências socio-emocionais que nele se articulam, com destaque mais explícito para o mindfulness. Além das intervenções com este foco declarado, o desenvolvimento de uma cultura propícia à mentalização atravessa todas as ações do projeto – e, apontando a literatura desta área que os princípios fundamentais da mentalização podem ser infundidos nas mais diversas intervenções, este será também um tema unificador no trabalho da equipa técnica. O conceito de REDE procura representar, pois, o propósito do enriquecimento de elos na comunidade escolar que funcionem como apoio e fator protetor dos estudantes no seu percurso, ao mesmo tempo remetendo para a ideia de uma rede que ampara as inevitáveis quedas que o pontuam. Por fim, o termo REDE permite conjugar diversos acrónimos, que serão utilizados em diferentes vertentes do projeto.

Instituto Piaget de Almada

Projeto: Nós e os laços – Promoção da saúde mental no ensino superior

O projeto tem como objetivo geral a redução do isolamento e o aumento do sentimento de pertença através do estabelecimento de relações significativas entre pares, com a comunidade académica e com a instituição de ensino.  A iniciativa será co-construída com os alunos na fase de diagnóstico inicial que servirá para delinear as temáticas específicas a abordar, indo ao encontro das necessidades dos alunos. Na execução contaremos com o envolvimento direto da Associação de estudantes para a dinamização da Radio. Este projeto será multidisciplinar envolvendo as várias valências e sinergias do IP Almada, nomeadamente, a Clínica IP, licenciatura em Desporto, em Psicologia e a Escola Superior de Educação. Estas valências contribuirão em diversas áreas, com ações específicas na promoção da saúde mental.

Imagem: DR.

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Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos investe 2.7 milhões em dois Centros Tecnológicos Especializados

Investimento resulta de candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência

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A Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (ETGB) vai criar dois Centros Tecnológicos nas suas instalações de Abade de Neiva, num investimento previsto de cerca de 2.7 milhões de euros. Este é o resultado de uma candidatura efetuada pela ETGB no âmbito da Componente de Qualificações e Competências e do Investimento – Modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projeto destes dois Centros Tecnológicos Especializados, um dedicado à área da Informática e outro dedicado ao setor Industrial, visa reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica da escola, através da instalação e modernização de espaços e equipamentos, potenciando a capacidade técnica e pedagógica e os recursos educativos e formativos, melhorando a sua capacidade de resposta. Por outro lado, os novos Centros Tecnológicos vão reforçar a atratividade dos Cursos Profissionais da escola, contribuindo para o crescimento, competitividade e sustentabilidade do tecido económico e social da região, através da capacitação e qualificação dos jovens em áreas económicas estratégicas, entre as quais a transformação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e digital.

Na candidatura apresentada, perspetiva-se que esta nova oferta vá aumentar o número de alunos diplomados, em especial em áreas emergentes propostas, bem como promover competências adequadas ao prosseguimento de estudos superiores.

No mesmo texto, é sublinhado que o investimento no desenvolvimento de qualificações/competências, em articulação com o tecido empresarial e as dinâmicas locais, potenciará a inovação, a renovação industrial e melhorará a articulação vertical entre os vários níveis de educação e formação profissional, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida, designadamente na capacitação de ativos, através de outras modalidades de formação.

Descrição das ações e investimentos do projeto

Além da sua capacidade pedagógica, formativa e administrativa, para a concretização destes projetos, a ETGB constituiu um conjunto amplo de parcerias que robustece a sua capacidade e potenciará o impacto do investimento proposto.

Partindo do diagnóstico da realidade envolvente, em particular das suas necessidades formativas, bem como do reconhecimento das suas próprias competências, a Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos vai realizar investimento em equipamentos modernos e inovadores, de modo a responder à necessidade de formação das empresas locais, não descurando as preocupações ambientais e de segurança que também fazem parte deste investimento.

Os investimentos incidirão, fundamentalmente, em equipamento Industrial e Informático de qualidade e inovador, permitindo assim uma aprendizagem de acordo com as atuais exigências do mercado, um aumento da capacidade das redes de internet, acesso, velocidade e cibersegurança, apostando em novas formas de produção e eficiência energética.

Os Centros Tecnológicos permitirão realizar um conjunto de ações educativas, interativas e de ligação à comunidade que promoverão um ensino técnico especializado nas áreas de formação, complementado com a interdisciplinaridade e promovendo a inclusão e a igualdade de género e oportunidades para todos.

A candidatura apresentada aposta na modernização de espaços e oficinas, cumprindo os requisitos e normas europeias e nacionais, em termos de eficiência energética e preocupação ambiental, assim como investe em equipamentos de baixo consumo, amigos do ambiente.

Ao promover a constituição destes Centros Tecnológicos contribui-se para a transição climática e digital.

Para esse efeito, que respeita à transição climática, os Centros Tecnológicos Especializados ficarão dotados das tecnologias mais recentes, menos poluidoras, favorecendo aprendizagens conscientes da importância da proteção do ambiente. Por outro lado, ao constituir os centros tecnológicos, num município que deles carece contribui-se para evitar deslocações pendulares dos alunos para outros municípios, evitando-se assim deslocações rodoviárias, poluidoras, favorecendo a mobilidade em transporte público e suave na cidade.

No que respeita à transição digital, a própria natureza dos cursos a lecionar nos Centros Tecnológicos promove a aprendizagem de competências digitais, promovendo a transição de modos de trabalho tradicionais para modos de trabalho assentes nas tecnologias e na economia digital, favorecendo assim a transição digital da economia e da sociedade

Foto: ETGB.

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Barcelos: Concursos de Fotografia e Vídeo 2024

Património Ambiental do concelho

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Estão abertas as inscrições para dois concursos municipais: concurso de fotografia “Património Natural de Barcelos” e concurso de vídeo “Património Ambiental de Barcelos”, iniciativas do município barcelense que têm como objetivo consciencializar e sensibilizar a população para a defesa e valorização do património natural do Concelho e promover o Ambiente.

Os concursos destinam-se a todos os munícipes de Barcelos, com exceção de profissionais de fotografia e vídeo, funcionários do Município e júri, bem como os seus familiares diretos.

O tema subjacente a estes concursos é o Ambiente, no qual se encaixam diversos subtemas como o Património Natural e a Biodiversidade do território do Concelho: fauna e flora; paisagens; lugares; elementos relacionados com energias, preferencialmente renováveis.

Na fotografia, pretende-se uma imagem que documente, por exemplo, a diversidade, a beleza, o mistério do património natural e ambiental, assim como a fragilidade da vida no planeta com incidência no nosso concelho. Os trabalhos de fotografia deverão ser entregues até ao dia 29 de março de 2024, na Divisão de Ambiente e Recursos Naturais, na Casa do Rio, Rua Fernando Magalhães, 4750-290, Barcelos (até às 17h00). O envelope deverá conter a indicação do concurso, nome do participante e respetiva ficha de inscrição do concurso anexada. 

A exposição dos trabalhos de fotografia terá lugar no Theatro Gil Vicente, integrando as comemorações do mês do Ambiente, durante o mês de junho de 2024.

Concurso de vídeo “Património Ambiental de Barcelos”

Relativamente ao concurso de vídeo, a iniciativa pretende aliar o gosto pelo audiovisual à questão da promoção e valorização do património natural do concelho, de forma a difundir e promover a defesa do Ambiente. Trata-se de uma forma de retratar, por meio de uma curta-metragem original, o compromisso em melhorar, proteger e preservar o Ambiente.

Este concurso destina-se a todos os munícipes de Barcelos, com exceção de profissionais de vídeo e funcionários do Município e júri, bem como os seus familiares diretos.

Os vídeos deverão ser entregues em formato digital, através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (we transfer, Dropbox, etc.), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço de e-mail gambiente@cm-barcelos.pt, até às 17h00 do dia 29 de março de 2024, ou presencialmente em envelope fechado, no Gabinete de Ambiente (Casa do Rio, Rua Fernando Magalhães, 4750-290, Barcelos).

Os concorrentes a estes concursos devem consultar os respetivos regulamentos antes da entrega dos trabalhos.  Mais informações: gambiente@cm-barcelos.pt

Prémios: Concurso de fotografia “Património Natural de Barcelos”

1º prémio: 400 euros

2º prémio: 300 euros

3º prémio: 200 euros

Será atribuído um prémio no valor de 100 euros intitulado “Prémio do Público”. Este prémio resultará da votação direta do público.

Prémios: Concurso de vídeo “Património Ambiental de Barcelos”

Consiste na atribuição de um valor de 400 euros ao melhor classificado.

Será atribuído um prémio no valor de 100 euros intitulado “Prémio do Público”. Este prémio resultará da votação direta via eletrónica do público.

A exibição dos vídeos será efetuada na página do Município (www.cm-barcelos.pt).

Imagens: CMB.

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Sintra: Inscrições abertas para curso de Nadador-Salvador Profissional

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Estão abertas inscrições para o curso de Nadador-Salvador Profissional que acontece de 15 de abril a 17 de maio, nos Bombeiros Voluntários de Colares e na Praia Grande, em Sintra.

O curso é promovido pela Escola de Formação de Nadador Salvador Profissional de Sintra e é limitado a 30 vagas, com uma carga horária de 150 horas de formação, em regime pós-laboral e aos sábados.

Nesta ação está incluído o manual de formação, pocket mask, seguro e exame final (EEAT), sendo a sua realização dependente do número de inscrições registadas.

Os candidatos devem ser maiores de idade à data das provas de admissão, dominar a língua portuguesa e ter conhecimentos da língua inglesa.

Candidaturas e mais informações através de e-mail ou do telefone 91 100 77 12.

Imagem: CMS.

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