Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf apresenta calendário e abre portas a surfistas não comunitários

Publicado

on

A Liga MEO Surf, a 1ª divisão do surf português, apresentou o seu programa de atividades para a temporada de 2023, com início de temporada marcada para o final de março, na Figueira da Foz. A principal competição do surf nacional segue com etapas no Porto e Matosinhos, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche, numa estrutura competitiva similar à temporada anterior.

Calendário Liga MEO Surf 2023

Liga#1 – 24 a 26 de março – Allianz Figueira Pro

Liga#2 – 21 a 23 de abril – Joaquim Chaves Saúde Porto Pro

Liga#3 – 10 a 12 de junho – Allianz Ericeira Pro

Liga#4 – 23 a 25 de junho – Allianz Ribeira Grande Pro

Liga#5 – 27 a 29 de outubro – Bom Petisco Peniche Pro

Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas, salienta que “estamos muito expectantes com o que a temporada de 2023 nos reserva. Depois de vermos uma renovação no título nacional masculino no ano passado, com Guilherme Ribeiro a levar a melhor, é sempre com entusiamo que acompanhamos o que os talentos mais jovens, como por exemplo Matias Canhoto, podem vir a trazer de interesse adicional para todos os seguem de perto a evolução do surf nacional. Passamos, agora, a contar com a possibilidade de participação de surfistas não comunitários que residam em Portugal, outro fator que irá com toda a certeza trazer mais competitividade. No caso das senhoras, temos, atualmente, a melhor geração de sempre em Portugal. Entre Teresa Bonvalot, com gestão da temporada a dividir esforços com as etapas da elite do surf mundial onde lhe for atribuída uma vaga de participação, e Francisca Veselko, que nos honrou a todos com o título mundial júnior, usando um estrangeirismo: “hats off” para as nossas senhoras! Estão absolutamente de parabéns!”

Luíza Galindo, Diretora de Marketing e Comunicação do MEO, sublinha que também estão “muito satisfeitos por voltarmos a ser parceiros da Associação Nacional de Surfistas, por mais três anos, e por estarmos, uma vez mais, ao lado dos melhores surfistas nacionais. A relação de Portugal com o Mar já vem de longa data – remete-nos ao tempo dos Descobrimentos – e para nós, MEO, continua a ser um motivo de orgulho apoiar esta modalidade, que atraí um número considerável de adeptos do mundo inteiro. O Surf é muito mais que uma modalidade desportiva, é um estilo de vida com valores próprios e um dos embaixadores do turismo em Portugal. É com muito orgulho que temos vindo a contribuir para o crescimento de atletas de renome do surf português, seja pela forma de patrocínio individual, seja através da dinamização e aposta contínua da Liga MEO Surf.”

Naquela que é a 13ª edição de Liga MEO Surf, o regresso das estrelas nacionais às praias portuguesas acontece dentro de seis semanas, com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot a defenderem os títulos nacionais de 2022, e a competirem com o estatuto de líderes com a licra amarela Go Chill.

Campeões Nacionais últimos 5 anos (2018 a 2022)

2022 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot

2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko

2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot

2019 – Miguel Blanco e Yolanda Hopkins

2018 – Miguel Blanco e Camilla Kemp

 Guilherme Ribeiro, campeão nacional de surf 2022, sente-se “extremamente bem preparado para atacar 2023. Esta é uma temporada que já vem de uma pré-época de 3 meses. Desde a última etapa da Liga MEO Surf 2022, em novembro, que me comecei a preparar, passando, inclusivamente, um mês a treinar no Havai. Considero que me preparei melhor que nunca e que 2023 tem tudo para correr bem. As ambições para este ano são idênticas a 2022. Vou partir para todas as etapas para ganhar, pensando etapa a etapa, sem pensar já nas contas finais. É na última etapa que se faz as contas e, independentemente do local, vou sempre com o mesmo objetivo: ganhar!”

Já Teresa Bonvalot, campeã nacional de surf 2022, também está “bastante motivada para 2023. Neste momento estou a competir no World Tour, onde quero estar, e tem sido uma experiência inacreditável. Quero aproveitar este momento ao máximo. Isso faz com que ainda não conheça bem o meu calendário e, por isso, ainda não sei se vou estar apta ou não para competir na Liga MEO Surf. Acredito que este vai ser um ano ainda melhor que o anterior, procurando sempre absorver todas as experiências para me tornar melhor atleta e pessoa”.

Numa lógica de confronto de talentos e gerações, muitos e bons valores vão também lutar pelos títulos máximos do quadro competitivo português, com Frederico Morais (membro da elite do surf mundial no período compreendido entre 2017 a 2022), Francisca Veselko (recém-coroada campeã mundial júnior da World Surf League e campeã nacional em 2021), e Carolina Mendes (campeã nacional em 2016 e 2017 e vice-campeã nacional em título) a também marcarem presença, entre outras estrelas do surf em Portugal.

Frederico Morais, surfista da elite do Surf Mundial (2017 a 2022), tem “tido uma ótima preparação para a nova temporada. Tenho apanhado ondas incríveis por Portugal e sabe bem treinar por casa. Tenho muita vontade de voltar ao World Tour. Esse é o meu grande objetivo. Contudo, estando a competir na Liga MEO Surf, o título nacional também será um objetivo. Se conseguir fazer todas as etapas, gostaria de recuperar o título, além de mostrar bom surf num circuito muito competitivo e com excelentes surfistas. Tenho a certeza que vai ser um excelente ano para o surf português”.

Francisca Veselko, campeã mundial júnior 2023, também se sente muito bem. “Estou a atravessar uma fase positiva, que foi coroada com o título mundial júnior. Estou saudável e cheia de garra para dar o meu melhor na Liga MEO Surf de forma a chegar novamente ao topo”, deixa.

 Carolina Mendes, vice-campeã nacional 2022, está “feliz por esta nova temporada e por poder competir mais uma vez na Liga MEO Surf. Quero poder fazer um bom ano de competições. Gosto imenso de algumas das etapas do calendário e as respetivas ondas. Penso que se encaixam bem no meu surf. Quero dar o meu melhor e ir atrás das vitórias.”

A Liga MEO Surf conta, pelo quinto ano consecutivo, com o Grupo Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade, mais uma vez com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos, “habitat natural” do surf, e o seu programa “Amar o Mar” onde, em conjunto com o Pingo Doce, se realizarão ações de sensibilização e de pedagogia incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição. Em 2022, estas iniciativas envolveram mais de 600 crianças ao longo de todo o ano.

Acresce, ainda, a participação do público com as escolhas dos seus surfistas preferidos no Fantasy Surfer, com um relógio GPS The Search 2 da RIP CURL para o vencedor de cada etapa e, ainda, uma prancha da POLEN SURFBOARDS para o mais pontuado no final do ano. Para participar, convidam-se todos os fãs a seguirem os seus surfistas preferidos em www.fantasy.ansurfistas.com.

Em 2023, continuam as premiações especiais: a Allianz Triple Crown, que premeia os melhores surfistas no conjunto das etapas de Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande; a disputa pela melhor onda de cada etapa e o Joaquim Chaves Saúde Best Wave; a melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras no Bom Petisco Girls Score; a luta pelas melhores manobras tanto no masculino como no feminino nas Go Chill Expression Sessions, e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais nas etapas da Figueira da Foz, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche. Em 2023, a SOMERSBY está também de volta ao lote de sub-troféus, com o Somersby Round, que premeia a melhor performance desportiva numa das fases mais competitiva de cada etapa: o round 3, onde cessam as baterias de 4 atletas.

Destaque, ainda, para o Junior Tour, plataforma competitiva reservada para os talentos do surf nacional de até 20 anos que, em 2023, será composta por 3 etapas e com os campeões nacionais em 2022, Martim Nunes e Érica Máximo, a liderarem os surfistas participantes.

Calendário Junior Tour 2023

Projunior#1 – 15 a 16 de abril – Porto e Matosinhos

Projunior#2 – 13 a 14 de maio – Viana do Castelo

Projunior#3 – 29 a 30 de julho – Santa Cruz

A nível televisivo, todas as etapas poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da FIRE!, com o patrocínio do MEO, ALLIANZ SEGUROS, JOAQUIM CHAVES SAÚDE, BOM PETISCO, GO CHILL, CORONA, SOMERSBY, o parceiro de sustentabilidade JERÓNIMO MARTINS, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e de Peniche, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, ONDA PURA, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Imagem: ANS.

Atualidade

Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

Publicado

on

Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

Publicado

on

No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

Continuar a ler

Mais lidas