Connect with us

Atualidade

Especialistas em logística da saúde fundam a primeira rede europeia de transporte de Life Science

Publicado

on

Sete empresas especialistas em logística da saúde criaram a aliança Skandi Network. Skandi Network é a primeira rede internacional de distribuição, de temperatura controlada, em conformidade com a norma europeia de Boas Práticas de Distribuição, dedicada a produtos life science.

“Cada vez mais empresas do setor da saúde procuram soluções de transporte internacional qualificado e conceitos multinacionais de distribuição, em linha com as diretrizes da norma europeia de Boas Práticas de Distribuição (GDP)”, afirma Rudy Smets, Diretor Geral desta nova rede recém-fundada. “Skandi Network combina as capacidades e a experiência dos principais especialistas europeus no transporte com temperatura controlada, e da distribuição de produtos de life science. A criação desta rede europeia gera vantagens para clientes, pacientes, remetentes, empresas de transporte e para o meio ambiente.”

Segundo Morten Studsgaard, CEO de BHS Logistics, a principal vantagem para os expedidores do setor da saúde é o acesso a uma rede de transporte com temperatura controlada e conforme às Boas Práticas de Distribuição, para envios além-fronteiras, de forma fácil, segura e mais económica.” Isso aumenta a consolidação de envios e, em consequência, aumenta e nivela a qualidade. Também é mais eficiente em termos de custos e reduz significativamente as emissões de CO2.

Nuno Rangel, CEO de Rangel Logistics Solutions, salienta que um dos principais ativos da Skandi Network é “uma plataforma digital colaborativa única para gestão de informação chamada CIPS – Collaborative Information Platform System, e desenvolvida para esta rede.” A plataforma CIPS integra toda a informação dos sistemas informáticos de cada membro e torna-a acessível num único local partilhado. “Por exemplo, num envio da Dinamarca para Portugal, com a plataforma CIPS será possível que o expedidor, o destinatário e todos os parceiros recebam informação sobre a temperatura da mercadoria durante o transporte, imediatamente após o embarque.” A informação é dada sobre toda a mercadoria, mas também sobre cada volume. Assim, o sistema CIPS facilita a ligação de novos membros à plataforma usando o software e hardware que já tinham. Além disso, a informação sobre a localização de uma mercadoria, sobre o seu destino e qual a sua temperatura, facilita a consolidação de embarques de vários países numa das 10 plataformas estratégicas de consolidação regional da Skandi Network. “E por último, mas não menos importante”, acrescenta Nuno Rangel, esta ferramenta proporciona aos clientes e destinatários o acesso a esta informação em tempo real, com total transparência”.

Outro aspeto diferenciador, em comparação com as redes de transporte existentes, é o foco a 100% da Skandi Network em produtos de life science. Isso inclui a distribuição de produtos farmacêuticos, biomédicos, diagnósticos, dispositivos médicos e vacinas a, praticamente, todos os hospitais, farmácias, grossistas farmacêuticos, unidades de cuidados, médicos, veterinários, laboratórios, pacientes em domicílio, organizações farmacêuticas de serviços de apoio e profissionais das vendas. A maioria destes produtos é sensível à temperatura e necessita de ambientes com temperatura controlada como 2-8 °C, 15-25 °C ou até -25°C. O foco será colocado nos envios de volumes e em remessas de 1 até 5 paletes por envio. 

Membros desde a Irlanda até à Turquia, desde a Polónia até Portugal

Isto significa que os membros da SKANDI Network prestam serviços em 25 países desde o início. O objetivo da SKANDI Network é o de integrar novos membros para conectar 36 países, o mais tardar, até 2025. Na totalidade, os membros da rede têm mais de 4.000 pessoas empregadas, 4.780 veículos com temperatura controlada, 10 plataformas estratégicas de consolidação regional, 165 armazéns com temperatura controlada e transportam 14.750.000 remessas com temperatura controlada, por ano.

Numa escala global, a Life Logistics Network associou-se à Skandi Network na qualidade de “Parceiro de Apoio” da rede. O mesmo se aplica no sentido inverso. Life Logistics Network é uma rede global composta por expedidores farmacêuticos de primeiro nível, em todo o Mundo, que terão acesso à SKANDI Network

A sustentabilidade é fundamental para a Skandi Network

“Um dos temas estratégicos da SKANDI Network e um dos principais motivos para a sua criação é a sustentabilidade”, afirma Maximilian Schachinger, CEO da Schachinger Pharma Logistik. “Se uma empresa de serviços logísticos atuar sozinha é quase impossível tornar-se parte credível e responsável da solução na transformação sustentável da indústria europeia de life science. Mas atuando em parceria, isso é possível.” Quanto à sustentabilidade, a Skandi Network tem dois grandes objetivos e duas vantagens. “O nosso primeiro objetivo é investigar soluções tecnológicas realistas de combustíveis, veículos e tecnologias de refrigeração sustentáveis.” O segundo objetivo, disse Schachinger é “traçar um plano sustentável para o ambiente, alinhando as ações dos parceiros em áreas-chave para reduzir as emissões de CO2 em toda a rede até 2030, em sintonia com o Acordo de Paris, para conseguir o nível de Zero Emissões, o mais tardar, até 2050.”  A colaboração no seio da Skandi Network reduzirá as emissões por envio, devido a dois factos: o primeiro é um nível mais alto de consolidação e de ‘fator gota’ no transporte de longo curso e na ‘last mile’ por causa da combinação de envios nacionais e internacionais. O segundo é o transporte com temperatura controlada que elimina a necessidade de embalagens com temperatura controlada (TCP) e embalagens passivas, que aumentam os pesos transportados, os transportes de retorno e/ou geram maiores resíduos e custos de descarte.

Imagem: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Câmara de Barcelos distinguida em três categorias no Prémio Autarquia do Ano

Ação Social, Educação e Novos Caminhos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos foi distinguida com três menções honrosas nas áreas da Educação, Ação Social e Planeamento Urbanístico, na 5ª edição dos Prémios “Autarquias do Ano”. A atribuição dos prémios decorreu, ontem, num evento que teve lugar no Palácio Conde D’Óbidos by Casa do Marquês, em Lisboa. 

O Município de Barcelos viu ser-lhe reconhecidos méritos no trabalho que tem desenvolvido na área da Educação, na subcategoria – incentivos ao Sucesso Escolar; na área do Apoio Social, na subcategoria – Combate à Exclusão Social; e na área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria – Planeamento Urbanístico. 

Na área da Educação, o Município de Barcelos apresentou a concurso o conjunto de programas e iniciativas que colocam a Educação como eixo central da ação política da Câmara Municipal. Essas ações desenvolvem-se em articulação com os agentes educativos do território concelhio, nomeadamente, no âmbito da Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade (RISEe), cujo objetivo visa o sucesso no desenvolvimento holístico da criança, do jovem e do adulto, focando-se no bem-estar, na equidade e na inclusão de crianças e jovens.

Na área da Ação Social, a Câmara de Barcelos foi distinguida na subcategoria Combate à Exclusão Social, cuja estratégia de intervenção se desenvolve em vários eixos e abarca áreas como saúde, educação, habitação, voluntariado e inclusão. Neste aspeto, entre outros projetos, realça-se o Programa de apoio ao pagamento mensal da renda de casa, transporte gratuito a pessoas portadoras de doenças graves e com vulnerabilidade socioeconómica, para realização de tratamento e/ou consultas; refeições escolares para alunos de agregados familiares em situação socioeconómica vulnerável. Além destes programas, a candidatura do Município incluiu o “Programa Abem” que possibilita o acesso a medicamentos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir; o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social protocolado com diversas instituições do concelho; o Projeto “BarcELOS D’Abrigo”; e o serviço do CLAIM que dá resposta especializada e de proximidade ao processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes do concelho de Barcelos.

A terceira distinção dos Prémios Autarquia do Ano diz respeito à área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria Planeamento Urbanístico, à qual a Câmara Municipal candidatou o Programa “Novos Caminhos”. Trata-se de um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida das populações, visando acabar com os caminhos em terra batida no concelho, nomeadamente as vias que servem habitações, comércios e indústrias. Este programa, em menos de dois anos, já financiou obras nas freguesias do território barcelense no valor de cerca de 10 milhões de euros. A execução do Programa “Novos Caminhos” está a ser feita em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia.

Os ‘Prémios Autarquia do Ano’ são organizados pela Lisbon Awards Group e pelo jornal económico ECO, e têm por objetivo distinguir municípios e freguesias que se destacam nas mais variadas áreas pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Presidente da Câmara de Anadia acompanha visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Visita ao Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores

Publicado

on

No âmbito da comemoração do Dia da Segurança Social, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, acompanhou a visita que a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho, realizou, no passado dia 8 de maio, ao Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores, na União de Freguesias de Arcos e Mogofores.

No seguimento da visita, teve lugar a inauguração das obras de requalificação da Creche do Centro Social, financiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, a que se seguiu ainda uma visita às obras de construção do edifício que irá acolher os serviços da nova valência de ERPI – Estrutura Residencial Para Idosos (Lar) do Centro Social de Mogofores.

Na ocasião, Maria Teresa Cardoso, em traços muito gerais, deu a conhecer a realidade do concelho, no que respeita ao trabalho que tem sido desenvolvido pelas Instituições de Solidariedade Social, tendo dado ainda conta das preocupações e dificuldades por que estão a passar neste momento.

A autarca alertou a Ministra Maria do Rosário Ramalho para a necessidade da revisão dos acordos de comparticipação existentes com a Segurança Social, nas diferentes valências, por forma a que as Instituições possam ultrapassar os problemas com que se debatem.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde debatem eficiência na gestão de recursos para a vinha

Publicado

on

Esta sexta-feira e sábado, Viana do Castelo é palco dos XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde, evento que tem como objetivo valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica.

Na sessão de abertura do seminário ‘Eficiência na gestão de recursos para a vinha’, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou que estes Encontros Vínicos reúnem quatro elementos fundamentais, nomeadamente a vinha, a produção do vinho, a sabedoria da academia e a administração regional. “A viticultura tem de ser analisada do ponto de vista holístico, gerando atividade, trabalho, paisagem, concretizando experiências marcantes e impulsionando o turismo”, referiu o autarca, assumindo que um dos grandes desafios passa pela competitividade e diferenciação dentro do setor.

O Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Bento Aires, assumiu que “temos de conseguir manter o talento em Portugal, valorizar e qualificar o trabalho dos engenheiros”, realçando que estes Encontros Vínicos “conjugam entidades que pretendem acrescentar valor e fazer crescer um setor de enorme importância e relevância para o país”.

Já o Vice-Presidente da CCDR-Norte, Beraldino Pinto, assumiu que a eficiência na gestão de recursos para a vinha “é muito pertinente, atual e com uma enorme transversalidade”.

Na sua intervenção, o Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia, referiu que esta 13ª edição dos Encontros, em 15 anos, vem comprovar que “o vinho mantém uma certa mística, assumindo-se como um misto de arte e saber, ciência e investigação”, considerando que os clientes “cada vez mais querem conhecer e experienciar a realidade, saber como e quem faz o vinho”.

Também a Diretora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), Isabel Valín, referiu que estas Encontros têm “acompanhado as alterações, as mudanças e os desafios” do setor e que, dentro desta lógica, o IPVC pretende que os seus estudantes “se aproximem” do setor agrário e da vitivinicultura, considerando que, para que isso aconteça, o setor tem de ser cada vez mais produtivo e sustentável economicamente.

Assim, os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão caraterístico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas nos quais este produto é devidamente valorizado, dos quais se destaca o seminário desta sexta-feira, uma prova de vinhos, o Jantar de Gala com anúncio dos grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023, curso de prova de vinhos, visitas, entre outros.

O evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas