Atualidade
Especialistas em logística da saúde fundam a primeira rede europeia de transporte de Life Science

Sete empresas especialistas em logística da saúde criaram a aliança Skandi Network. Skandi Network é a primeira rede internacional de distribuição, de temperatura controlada, em conformidade com a norma europeia de Boas Práticas de Distribuição, dedicada a produtos life science.
“Cada vez mais empresas do setor da saúde procuram soluções de transporte internacional qualificado e conceitos multinacionais de distribuição, em linha com as diretrizes da norma europeia de Boas Práticas de Distribuição (GDP)”, afirma Rudy Smets, Diretor Geral desta nova rede recém-fundada. “Skandi Network combina as capacidades e a experiência dos principais especialistas europeus no transporte com temperatura controlada, e da distribuição de produtos de life science. A criação desta rede europeia gera vantagens para clientes, pacientes, remetentes, empresas de transporte e para o meio ambiente.”
Segundo Morten Studsgaard, CEO de BHS Logistics, a principal vantagem para os expedidores do setor da saúde é o acesso a uma rede de transporte com temperatura controlada e conforme às Boas Práticas de Distribuição, para envios além-fronteiras, de forma fácil, segura e mais económica.” Isso aumenta a consolidação de envios e, em consequência, aumenta e nivela a qualidade. Também é mais eficiente em termos de custos e reduz significativamente as emissões de CO2.
Nuno Rangel, CEO de Rangel Logistics Solutions, salienta que um dos principais ativos da Skandi Network é “uma plataforma digital colaborativa única para gestão de informação chamada CIPS – Collaborative Information Platform System, e desenvolvida para esta rede.” A plataforma CIPS integra toda a informação dos sistemas informáticos de cada membro e torna-a acessível num único local partilhado. “Por exemplo, num envio da Dinamarca para Portugal, com a plataforma CIPS será possível que o expedidor, o destinatário e todos os parceiros recebam informação sobre a temperatura da mercadoria durante o transporte, imediatamente após o embarque.” A informação é dada sobre toda a mercadoria, mas também sobre cada volume. Assim, o sistema CIPS facilita a ligação de novos membros à plataforma usando o software e hardware que já tinham. Além disso, a informação sobre a localização de uma mercadoria, sobre o seu destino e qual a sua temperatura, facilita a consolidação de embarques de vários países numa das 10 plataformas estratégicas de consolidação regional da Skandi Network. “E por último, mas não menos importante”, acrescenta Nuno Rangel, esta ferramenta proporciona aos clientes e destinatários o acesso a esta informação em tempo real, com total transparência”.
Outro aspeto diferenciador, em comparação com as redes de transporte existentes, é o foco a 100% da Skandi Network em produtos de life science. Isso inclui a distribuição de produtos farmacêuticos, biomédicos, diagnósticos, dispositivos médicos e vacinas a, praticamente, todos os hospitais, farmácias, grossistas farmacêuticos, unidades de cuidados, médicos, veterinários, laboratórios, pacientes em domicílio, organizações farmacêuticas de serviços de apoio e profissionais das vendas. A maioria destes produtos é sensível à temperatura e necessita de ambientes com temperatura controlada como 2-8 °C, 15-25 °C ou até -25°C. O foco será colocado nos envios de volumes e em remessas de 1 até 5 paletes por envio.
Membros desde a Irlanda até à Turquia, desde a Polónia até Portugal
Isto significa que os membros da SKANDI Network prestam serviços em 25 países desde o início. O objetivo da SKANDI Network é o de integrar novos membros para conectar 36 países, o mais tardar, até 2025. Na totalidade, os membros da rede têm mais de 4.000 pessoas empregadas, 4.780 veículos com temperatura controlada, 10 plataformas estratégicas de consolidação regional, 165 armazéns com temperatura controlada e transportam 14.750.000 remessas com temperatura controlada, por ano.
Numa escala global, a Life Logistics Network associou-se à Skandi Network na qualidade de “Parceiro de Apoio” da rede. O mesmo se aplica no sentido inverso. Life Logistics Network é uma rede global composta por expedidores farmacêuticos de primeiro nível, em todo o Mundo, que terão acesso à SKANDI Network.
A sustentabilidade é fundamental para a Skandi Network
“Um dos temas estratégicos da SKANDI Network e um dos principais motivos para a sua criação é a sustentabilidade”, afirma Maximilian Schachinger, CEO da Schachinger Pharma Logistik. “Se uma empresa de serviços logísticos atuar sozinha é quase impossível tornar-se parte credível e responsável da solução na transformação sustentável da indústria europeia de life science. Mas atuando em parceria, isso é possível.” Quanto à sustentabilidade, a Skandi Network tem dois grandes objetivos e duas vantagens. “O nosso primeiro objetivo é investigar soluções tecnológicas realistas de combustíveis, veículos e tecnologias de refrigeração sustentáveis.” O segundo objetivo, disse Schachinger é “traçar um plano sustentável para o ambiente, alinhando as ações dos parceiros em áreas-chave para reduzir as emissões de CO2 em toda a rede até 2030, em sintonia com o Acordo de Paris, para conseguir o nível de Zero Emissões, o mais tardar, até 2050.” A colaboração no seio da Skandi Network reduzirá as emissões por envio, devido a dois factos: o primeiro é um nível mais alto de consolidação e de ‘fator gota’ no transporte de longo curso e na ‘last mile’ por causa da combinação de envios nacionais e internacionais. O segundo é o transporte com temperatura controlada que elimina a necessidade de embalagens com temperatura controlada (TCP) e embalagens passivas, que aumentam os pesos transportados, os transportes de retorno e/ou geram maiores resíduos e custos de descarte.
Imagem: DR.
Atualidade
Combater o esquecimento – a demência nos dias de hoje e do futuro

Setembro é o mês mundial da Doença de Alzheimer, e afinal o que é esta doença tão temida? A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se desenvolve de forma insidiosa. Existem várias formas de demência, no entanto, a doença de Alzheimer representa cerca de 60-70% de todas as demências (1). Ocorre geralmente após os 60 anos e tipicamente afeta a zona do cérebro responsável pelo pensamento, a memória e a linguagem.
A Organização Mundial da Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, e que em 2030 quase duplique e em 2050 quase triplique. Na Europa, em 2019, apontavam para mais de 193 mil e 500 pessoas com demência (2). Portugal representa o 4º país com mais casos por cada mil habitantes (3)
“Ando a ficar mais esquecido …” – Esta é a queixa habitual pela qual as pessoas recorrem ao médico por receio desta doença. No entanto, a perda de memória nem sempre é sinónimo de demência e existem outras situações médicas que podem apresentar sintomas semelhantes, como os enfartes, a depressão, o alcoolismo, entre outros.
Devemos suspeitar de demência de Alzheimer em qualquer idoso com início insidioso de perda da memória associada a dificuldade em executar tarefas familiares, perda de noção do tempo e desorientação, problemas da linguagem, trocar o lugar das coisas, alteração da personalidade ou comportamento, e perda de iniciativa (4). Na presença de perda de memória associada a pelo menos um destes sintomas, devemos procurar um profissional de saúde.
Apesar de não haver uma causa bem esclarecida para o desenvolvimento da demência de Alzheimer, existem vários fatores que podem reduzir o risco. A alimentação saudável e variada, o exercício físico, o treino cognitivo através de jogos de raciocínio, ler, escrever, atividades culturais, cozinhar, jardinagem, entre outros, e sono reparador estão entre os fatores que contribuem para travar a progressão. Além disso, é também importante o controlo da diabetes, da hipertensão arterial e do colesterol.
Comece já hoje a mudar o seu risco!
Referências:
1 – World Health Statistics, World Health Organization, 2015
2 – Alzheimer Europe, 2019
3 – Health at a Glance 2017.
4 – Centers for Disease Control and Prevention, Alzheimer’s Disease.
Por: Rita Vale Lima (Interna de Medicina Geral e Familiar da USF Ronfe).
Atualidade
Viana do Castelo: Serviço de Apoio ao Cidadão disponibiliza agendamento online

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de colocar ao dispor dos munícipes o Agendamento Online, exclusivamente de acesso ao sistema de filas de espera para o Serviço de Apoio ao Cidadão, garantindo maior comodidade e rapidez no atendimento, antes de se deslocarem presencialmente.
O cidadão pode, assim, agendar a sua deslocação para atendimento técnico presencial para diversos serviços, nomeadamente Atendimento Geral, Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia (CRCUE), Cemitérios, Taxas e Licenças, Urbanismo – Informações, Urbanismo – Levantamento de Documentos e Urbanismo – Requerimentos.
Esta nova valência visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços, que podem agora marcar os seus atendimentos por meio do smartphone ou do computador, evitando filas de espera e prevenindo os serviços, permitindo mais tranquilidade na hora do atendimento.
As regras gerais de funcionamento do atendimento e/ou o agendamento para o atendimento técnico presencial podem ser consultadas em: https://www.cm-viana-castelo.pt/viver/informacoes-uteis/horarios-de-atendimento/
O Serviço de Apoio ao Cidadão conta com atendimento presencial todos os dias úteis, das 9h00 às 16h30, integrando, ainda, atendimento telefónico através do número 258 809 304, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.
Foto: CMVC.
Atualidade
Braga: Detenção por roubo e resistência e coação a Polícias

Ontem, pelas 12h45, a PSP recebeu uma chamada telefónica a comunicar que um indivíduo havia praticado um roubo a um cidadão, tendo-o agredido violentamente e, de seguida, colocou-se em fuga.
A PSP acionou os meios policiais no sentido de o localizar, tendo de imediato sido intercetado, o autor do roubo, um cidadão com 37 anos de idade.
Durante a abordagem policial, o mesmo teve um comportamento bastante agressivo para com os Polícias, tendo-os insultado, ameaçado e agredido.
Pelo exposto, foi o mesmo detido sendo presente no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade4 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022