Connect with us

Atualidade

Festas do Município de Vagos estão de volta com um cartaz ‘empolgante’

Publicado

on

De 17 a 21 de maio, o concelho de Vagos volta a sentir as vibrações intensas das Festas do Município. Vão ser cinco dias fantásticos, contendo muitos momentos de interesse, subdivididos entre o “profano” e o “sagrado” que são sempre característicos destas festividades. Pedro Abrunhosa e Kura serão os cabeças-de-cartaz em palco, mas a rainha das celebrações é Santa Maria de Vagos.

Uma das novidades das Festas do Município de Vagos vai ser o regresso das tasquinhas gastronómicas que estarão instaladas no estacionamento da Avenida Dr. Lúcio Vidal, numa organização da Junta de Freguesia de Vagos e Santo António. Aqui, serão todos convidados a uma refeição confecionada por entidades associativas da freguesia que possam preparar corpo e o espírito para muitos pontos altos que estão a ser organizados para as Festas do Município de Vagos, nesta sua edição de 2024.

E o espetáculo vai começar precisamente no dia 17 de maio, a partir das 22h00, com o primeiro concerto que junta o consagrado artista português FF à Filarmónica Vaguense no palco da Quinta do Ega para uma atuação que promete muito, na combinação proposta entre o pop e o clássico. A primeira noite das Festas do Município vai terminar com as boas vibrações do DJ Maskarilha e do vaguense DJ Martinez, que fixarão, até de madrugada, os espetadores que vivenciarem esta primeira noite do evento.

O segundo dia das festividades começará bem cedo. Às 9h00 de sábado, dia 18 de maio, os sons da música tradicional portuguesa interpretados pelos indefetíveis “Côdeas do Diabo”, uma formação de Soza cuja sonoridade itinerante não deixa ninguém indiferente, vão ecoar nas ruas da Vila, a preparar um dia que terá os seus pontos de referência a acontecerem algumas horas mais tarde.

Com efeito, e como já é habitual neste segundo dia das Festas, o Grupo de Teatro Fantástico da Santa Casa da Misericórdia de Vagos vai apresentar uma estreia no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos. A expetativa é de casa cheia para presenciar a peça “As Hospedeiras”.

Saídos do teatro, os espetadores só terão de fazer o caminho até à Quinta do Ega para assistir a um conjunto de espetáculos de alta qualidade. No palco entrarão primeiro os aveirenses “Moonshiners” com a sua sonoridade muito própria que mistura os blues com o rock e que congrega fãs um pouco por todo o país. Eles vão preparar o caminho para um dos mais consagrados DJ’s nacionais. Kura de seu nome, é um DJ e produtor versátil que combina elementos de electro, future e progressive house e cujas atuações esgotam recintos e arrebatam os espetadores. Este será, sem dúvida, um dos pontos mais altos das Festas do Município de Vagos 2024.

A segunda noite do evento terminará com o espetáculo do vaguense DJ Joni, antes do merecido descanso de todos, na preparação do terceiro dia.

A 19 de maio vai começar a mescla entre o “sagrado” e o “profano”. Às 17h00, realiza-se a procissão do Divino Espírito Santo, pelas ruas da Vila de Vagos, acompanhada pela Banda Vaguense, numa demonstração de profunda devoção. A noite vai trazer o grande cabeça-de-cartaz das Festas deste ano: nem mais nem menos do que o consagrado Pedro Abrunhosa. O autor de temas tão icónicos como “Se eu fosse um dia o teu olhar”, “Lua” ou “Tudo o que te dou” promete “Fazer o que ainda não foi feito” e dar um megaconcerto em Vagos, após o qual vamos ter muito fogo de artificio com a noite a prosseguir com os irreverentes “Insert Coin” que já não passam sem as Festas do Município e sem os quais o evento também não seria o mesmo. A terminar, mais uma presença vaguense, com a DJ Nadja a colocar o ponto final em mais um dia.

A 20 de maio comemora-se o Dia do Município que é, simultaneamente dedicado a Santa Maria de Vagos. No Santuário, realizar-se-á a tradicional Eucaristia Campal, à qual acorrerão peregrinos provindos das mais diversas paragens, mas sobretudo de Vagos e Cantanhede, concelhos que se irmanam pela devoção a Santa Maria de Vagos. Outro dos pontos altos deste momento de fervor religioso, a Bênção do Bodo, está reservado para o meio da tarde. Por esta altura, os caminhos deste quarto dia bifurcam-se entre o que ocorre no Santuário e no centro da Vila de Vagos que acolhe a atribuição de diplomas de mérito municipal aos alunos do concelho, que frequentam o Agrupamento de Escolas de Vagos, o Colégio Nossa Senhora da Apresentação de Calvão e da EPADRV – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos. À noite, a partir das 21h00, teremos a tão marcante Procissão das Velas, que sairá do Santuário até ao centro da Vila de Vagos, onde se realizará a Serenata à Senhora de Vagos.

Desta forma se terminará o quarto dia das festividades, sendo que o último dia, 21 de maio é para ser passado em convívio com a realização da tão tradicional sardinhada, acompanhada musicalmente pelo duo Paulo Matos e Diana Matos.

Está apresentado o menu para as Festas do Município de Vagos 2024. Desfrutem e apreciem.

Imagem: CMV.

Atualidade

Barcelos recebe nova edição do RallySpirit

Prova leva à estrada carros míticos dos ralis

Publicado

on

Com chegada à cidade de Barcelos, realiza-se, no decorrer do próximo fim de semana, de 30 de maio a 1 de junho, a nona edição do RallySpirit. A prova marca presença no território barcelense na quinta, na sexta e no sábado, prometendo emoções fortes aos amantes dos clássicos. 

A edição 2024 do RallySpirit evoca a “lendária” equipa Diabolique e os saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira, apresentando um lote muito diversificado de cerca de 120 carros extraordinários que marcaram e marcam a história dos ralis mundiais.

A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, Slowly Sideways Europe, e é um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal. Mantém sede em Barcelos, apresentando um programa de três dias, com algumas novidades relativamente a 2023.

Depois das verificações técnicas ao longo da manhã de quinta-feira, dia 30 de maio (feriado), o RallySpirit 2024 parte da Foz do Douro – Porto, pelas 16h00, para logo de seguida se disputar uma super especial do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. Segue depois em direção a Barcelos, com passagem no centro de Santo Tirso, e com a realização de duas classificativas noturnas, as já conhecidas Santo Tirso e Barcelos Sul.

Na sexta-feira, depois de uma manhã dedicada às assistências, no Campo da Feira – Barcelos, a comitiva dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais. Prossegue com o reagrupamento no centro de Vila Verde, que antecede uma das principais novidades deste RallySpirit 2024, a super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde. Após o regresso a Barcelos, os carros ficam em exposição a partir das 19h00.

Já no sábado, o percurso concentra-se em Barcelos, com a dupla passagem pelas habituais classificativas Barcelos Oeste e Barcelos Sul, merecendo esta última particular destaque, pelo facto de também se disputar em sistema de “boucles”, outra das novidades deste ano.

O RallySpirit 2024 encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos (PE12), às 16h14, no traçado habitual, terminando no centro da cidade, com a exposição final dos carros a partir das 16h59. A Cerimónia do Pódio encerra a edição deste ano, às 21h30.

Carros lendários para todos os gostos

O RallySpirit 2024 volta a ser uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ver, entre o Grupo B, preciosidades da dimensão do Ford RS200, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do Peugeot 205 T16, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o Opel Manta 400 ou o precioso Ascona 400 na versão especial Safari, estes três últimos também com as cores oficias. Destaque muito especial para o exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa raríssima aparição pública.

Três dias de intenso espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestas e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. A não perder.

Condicionamentos de trânsito

Devido à realização do RallySpirit, o trânsito vai estar cortado, no dia 1 de junho, das 13h30 às 20h00, na Rua de Olivença (entre a rotunda da Estação e a rotunda das Calçadas) e na variante entre a rotunda da Central de Camionagem e a rotunda do Galo. 

Além destes condicionamentos, no dia 30 de maio, das 20h00 à 1 da manhã, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe, Rio Covo Santa Eulália, e no dia 1 junho, das 8h30 às 18h00, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Paradela, Courel, Macieira de Rates, Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe e Rio Covo Santa Eulália. Solicita-se aos srs. automobilistas que sigam as indicações dos comissários da organização e das forças de segurança – PSP e GNR.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Múltiplas atividades marcam Semana do Ambiente

Publicado

on

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 1 e 7 de junho. É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio. Todas as atividades da Semana do Ambiente carecem de inscrição obrigatória, através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.                                         As iniciativas começam no dia 1 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, com a tradicional descida do Rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros, e estima-se que o tempo de descida seja de três horas.

No dia 2 de junho, domingo, às 9h30, com partida do Largo do Município, realiza-se o “Plogging – pelas margens do Rio Cávado”, que consiste numa ação de limpeza das margens do Rio Cávado.

No dia 3 de junho, da parte da manhã, decorre uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar.

A Semana do Ambiente continua no dia 4 de junho, no Auditório da Câmara Municipal, com um concerto de Filipe Pinto, que apresentará “AmbientAÇÃO, projeto pedagógico de promoção da sustentabilidade”. O espetáculo, com início às 11h00, é dirigido a alunos do 3.º ciclo.

No dia 5, às 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos de peças de vestuário realizadas pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados, sob o tema preservação do ambiente. 

No dia 6 de junho, é a vez da Mostra de Produtos Biológicos, das 8h30 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais e, ao mesmo tempo, incentivando o consumo daqueles produtos. Nesse mesmo dia, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking de Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, na Avenida da Liberdade.

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 com um workshop de fotografia ambiental, na Casa da Criatividade, das 9h30 às 17h30. Nesse mesmo dia, com ponto de partida no Largo do Município, há ainda lugar, das 20h30 às 22h00, para uma caminhada noturna sensorial, pela Avenida da Liberdade.

De 1 de junho a 30 de julho, pode ainda visitar a exposição “Património Natural de Barcelos” – Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente e a exposição “Património Natural de Barcelos” – Concurso de Vídeo, online no site do Município (www.cm-barcelos.pt).

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Homem e mulher detidos por contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, na área da baixa da cidade do Porto, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da 1ª Divisão, resultou a detenção de 01 mulher, de 44 anos, e 01 homem, de 37 anos de idade, ambos comerciantes e residentes no Porto, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 41 artigos de vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem, hoje, junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas