Connect with us

Atualidade

Anadia acolhe Conferência de Medicina Desportiva

Publicado

on

O auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, acolheu, nos passados dias 3 e 4 de maio, a 1ª Conferência de Medicina Desportiva, organizada pelo Município de Anadia.

O evento contou com a presença de reputados especialistas ligados à área da medicina desportiva. No primeiro dia, durante a manhã, Manuel João Coelho e Silva abordou a temática da “Composição corporal funcional no treino desportivo e no exercício”, enquanto José Carlos Carneiro falou da “Avaliação funcional pulmonar em medicina desportiva”, terminando com Manuel Vaz que recordou a importância do “Sono no desporto”.

A tarde ficou marcada pelas intervenções de José Carlos Noronha que desenvolveu o tema das “Lesões ligamentares e meniscais do joelho no atleta”, enquanto Amândio Santos falou da “Avaliação e controlo de treino” e Samuel Amorim destacou a “Nutrição no desporto”.

No segundo dia, os trabalhos decorreram apenas durante a manhã, com Eduardo Teles Martins a abordar a temática “Proteger o coração do atleta – uma indispensabilidade muitas vezes esquecida”. Janete Leiras encerrou a conferência com a “Intervenção do podologista na prevenção de lesões no futebol”.

Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou a relevância desta iniciativa que se enquadra na política desportiva que o Município tem vindo a desenvolver, tendo destacado o grande investimento que o Município tem realizado em infraestruturas desportivas, “as quais se encontram à disposição das várias associações e clubes do concelho, reunindo condições excecionais para a prática de múltiplas modalidades”.

A autarca sublinhou ainda o desporto de alto rendimento presente no concelho e que se encontra centralizado no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, localizado em Sangalhos. Deu a conhecer que o CAR tem associado várias Federações residentes, desde o Ciclismo, passando pelo Pentátlo, Ginástica, Judo até à Esgrima. “O concelho de Anadia tem ajudado a formar campeões nas diversas modalidades, o que para nós tem sido um grande orgulho”, afirmou.

Maria Teresa Cardoso deixou uma palavra de agradecimento especial a José Carlos Noronha, elemento da Comissão Cientifica da organização e também ao presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, mentor desta iniciativa, a qual foi estendida a todos os oradores, bem como às pessoas participantes.

Por sua vez, José Carlos Noronha agradeceu o convite para integrar a Comissão Cientifica da Conferência, considerando que “o programa elaborado é bastante interessante e pertinente”.

O Município de Anadia organizou esta Conferência de Medicina Desportiva, tendo em conta, o facto, de o panorama desportivo, dada a sua evolução, reclamar cada vez mais o empenho na formação de técnicos e na sua constante atualização de conhecimentos.

Foto: CMA.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Gondomar: PSP faz duas detenções por burla

Publicado

on

A Divisão de Investigação Criminal da PSP (Porto), no âmbito da sua estratégia de combate à criminalidade, deteve, no dia 17 de março, dois cidadãos, de 31 e 47 anos por suspeita de burlas.

A prova reunida indicia fortemente os detidos, que desde outubro de 2024, praticaram de cerca de uma dezena de situações de burla, abordando vítimas particularmente indefesas devido à sua idade avançada, todos com idade superior a 65 anos e maioritariamente próximos dos 80 anos, no contexto de falsos acidentes de viação.

Os suspeitos, de forma astuciosa escolhiam locais de grande afluência de pessoas, nomeadamente parques de estacionamento de hipermercados e grandes superfícies comerciais, estudando os locais e escolhendo criteriosamente as suas vítimas em função de características de vulnerabilidade. Esperavam que as vítimas se dirigissem às suas viaturas, perseguindo-as assim que iniciavam a marcha, buzinando e dando indicações para que parassem, levando-as a imobilizar as suas viaturas onde vinham a ser confrontadas com um suposto acidente ocorrido anteriormente.

Utilizavam carros de gama alta na prática dos ilícitos, alguns dos quais alugados, fazendo às vítimas crer que estas teriam embatido na sua viatura e que os danos causados seriam avultados. De seguida, ludibriavam as vítimas, levando-as a prescindir da presença das autoridades policiais no local ou do preenchimento da declaração amigável de acidente automóvel, uma vez que simulavam contactos imediatos com oficinas de reparação, informando um determinado valor de reparação, acabando por reduzir o mesmo em função da entrega imediata desse valor pecuniário.

As vítimas, convictas de que seria melhor forma de resolução, faziam a entrega desse valor, sendo que em alguns casos chegaram a ser acompanhadas dos suspeitos até caixas multibanco próximas para fazerem levantamentos monetários.

Os dois detidos, desempregados e residentes em S. Pedro da Cova (Gondomar), estão já referenciados pela prática de outros ilícitos criminais contra o património, sendo que neste processo se encontram fortemente indiciados pela prática de crimes de burla qualificada, na forma consumada e tentada, tendo sido reunida prova suficiente que permitiu a emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito por autoridade judiciária competente e após terem sido presentes a primeiro interrogatório judicial, foi-lhes determinada a medida de coação de apresentações diárias.

As viaturas de gama alta, propriedade dos suspeitos, foram apreendidas por terem sido amplamente utilizadas para a prática destes ilícitos.

De referir que os arguidos intimidavam as vítimas, causando-lhe medo e receio, coagindo-as à entrega dos valores monetários, sendo que é possível que existam mais situações do género que acabaram por não ser reportadas às autoridades.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido por tráfico de estupefaciente em Marvila

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2.ª Divisão Policial, no dia 17 de março, pelas 02h30, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

Os polícias visualizaram o suspeito a proceder ao tráfico/venda de produto estupefaciente a outros indivíduos junto de um café.

O suspeito, ao aperceber-se da intervenção policial, tentou a fuga apeada, tendo sido rapidamente intercetado.

Desta intervenção preventiva, resultou na apreensão de 193,25 doses individuais de cocaína; 1,22 doses individuais de haxixe; 1 arma branca (vulgo borboleta); e 444,86 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, para ser presentes perante Autoridade Judiciária competente, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2.ª Divisão Policial, no dia 16 de março, pelas 18h30, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção de um homem de 26 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

Os polícias encontravam-se em patrulhamento preventivo, quando visualizaram o suspeito a proceder ao tráfico/venda de produto estupefaciente a outros cidadãos.

O suspeito, ao aperceber-se da intervenção policial, tentou de imediato a fuga apeada, tendo sido rapidamente intercetado.

Desta intervenção preventiva, resultou na apreensão de 58,8 doses individuais de cocaína; 74,2 doses individuais de haxixe; 3,5 doses individuais de ecstasy; e 610,41 euros em numerário.

Com consentimento do visado, foi realizada, pela PSP, busca domiciliária na sua residência, tendo ainda sido localizado na sua posse 1 arma de fogo, pistola 6,35mm; 11 munições 6,35mm; e 1 soqueira.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, para ser presente perante Autoridade Judiciária competente, tendo-lhe posteriormente sido atribuída a medida de coação de termo de identidade e residência, bem como a proibição de frequentar o Parque das Nações, e obrigação de se sujeitar a tratamento.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas