Connect with us

Atualidade

Equipa da Universidade do Minho e Bosch premiada por modelo que otimiza stocks de segurança

Publicado

on

É um sistema de apoio à decisão que calcula e sugere os stocks de segurança ótimos de uma empresa, minimizando custos e garantindo o nível de serviço ao cliente. Esta inovação, criada por uma equipa da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho), com a parceria da Bosch Portugal, acaba de vencer o Prémio de Excelência Logística Academia 2022, da Associação Portuguesa de Logística (APLOG). O galardão anual distingue projetos académicos de inovação tecnológica e plataformas colaborativas que apontem novos paradigmas na área.

O projeto laureado designa-se DIABO (Data Intelligence & Analytics for Business Operations) e foi publicado na revista científica “Computers & Industrial Engineering”. O novo modelo matemático destaca-se por integrar duas estratégias de gestão de stock de segurança para fazer face à incerteza das cadeias de abastecimento: manutenção de stock de reserva (safety stock); e antecipação da entrega das encomendas dos fornecedores (safety time).

“O DIABO utiliza dados logísticos e, numa abordagem híbrida de otimização e simulação, sugere, de forma dinâmica, a estratégia a adotar em termos de safety stock e safety time para cada um dos produtos”, diz João M. Fernandes, coautor do trabalho e professor catedrático do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da UMinho. O sistema de apoio à decisão otimiza, em conjunto, o stock de segurança e o tempo de segurança, maximizando os níveis de serviço e minimizando os custos de associados à manutenção dos stocks. Esta estratégia mostra-se fundamental para fazer face aos ambientes altamente disruptivos que as cadeias de abastecimento atuais enfrentam.

O projeto foi demonstrado na fábrica da Bosch em Braga, mas “pode ser extrapolado para as mais diversas áreas de atividade e com impacto”, realça o também investigador do Centro Algoritmi da UMinho. Na prática, interessa à indústria ter stocks cada vez mais baixos e, em paralelo, evitar as fortes penalizações de não entregar ao cliente a tempo. O projeto foi desenvolvido por João M. Fernandes, Maria Sameiro Carvalho, João Gonçalves, Tiago Martins, Luís Marques, Pedro Silva, José Telhada, Lino Costa, Miguel Oliveira, Marcelo Reis, José Miguel Silva, Luís Araújo e Daniela Correia.

Segunda distinção da parceria

É a segunda vez que a UMinho/Bosch vence o prémio da APLOG. Em 2016, destacou-se por apresentar a iFloW, “a primeira plataforma online a acompanhar em tempo real a localização de matérias-primas”. O conceito foi mesmo finalista do Prémio Europeu de Excelência Logística, da Associação Europeia de Logística. Em concreto, a Bosch em Braga tem algumas centenas de fornecedores, conta com cerca de 2.5 mil milhões de toneladas de fretes e a iFlow permitiu “aumentar a produtividade em 10% entre os planeadores logísticos em atividades de track & trace”.

Foto: UMinho.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas