Connect with us

Atualidade

Equipa da Universidade do Minho e Bosch premiada por modelo que otimiza stocks de segurança

Publicado

on

É um sistema de apoio à decisão que calcula e sugere os stocks de segurança ótimos de uma empresa, minimizando custos e garantindo o nível de serviço ao cliente. Esta inovação, criada por uma equipa da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho), com a parceria da Bosch Portugal, acaba de vencer o Prémio de Excelência Logística Academia 2022, da Associação Portuguesa de Logística (APLOG). O galardão anual distingue projetos académicos de inovação tecnológica e plataformas colaborativas que apontem novos paradigmas na área.

O projeto laureado designa-se DIABO (Data Intelligence & Analytics for Business Operations) e foi publicado na revista científica “Computers & Industrial Engineering”. O novo modelo matemático destaca-se por integrar duas estratégias de gestão de stock de segurança para fazer face à incerteza das cadeias de abastecimento: manutenção de stock de reserva (safety stock); e antecipação da entrega das encomendas dos fornecedores (safety time).

“O DIABO utiliza dados logísticos e, numa abordagem híbrida de otimização e simulação, sugere, de forma dinâmica, a estratégia a adotar em termos de safety stock e safety time para cada um dos produtos”, diz João M. Fernandes, coautor do trabalho e professor catedrático do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da UMinho. O sistema de apoio à decisão otimiza, em conjunto, o stock de segurança e o tempo de segurança, maximizando os níveis de serviço e minimizando os custos de associados à manutenção dos stocks. Esta estratégia mostra-se fundamental para fazer face aos ambientes altamente disruptivos que as cadeias de abastecimento atuais enfrentam.

O projeto foi demonstrado na fábrica da Bosch em Braga, mas “pode ser extrapolado para as mais diversas áreas de atividade e com impacto”, realça o também investigador do Centro Algoritmi da UMinho. Na prática, interessa à indústria ter stocks cada vez mais baixos e, em paralelo, evitar as fortes penalizações de não entregar ao cliente a tempo. O projeto foi desenvolvido por João M. Fernandes, Maria Sameiro Carvalho, João Gonçalves, Tiago Martins, Luís Marques, Pedro Silva, José Telhada, Lino Costa, Miguel Oliveira, Marcelo Reis, José Miguel Silva, Luís Araújo e Daniela Correia.

Segunda distinção da parceria

É a segunda vez que a UMinho/Bosch vence o prémio da APLOG. Em 2016, destacou-se por apresentar a iFloW, “a primeira plataforma online a acompanhar em tempo real a localização de matérias-primas”. O conceito foi mesmo finalista do Prémio Europeu de Excelência Logística, da Associação Europeia de Logística. Em concreto, a Bosch em Braga tem algumas centenas de fornecedores, conta com cerca de 2.5 mil milhões de toneladas de fretes e a iFlow permitiu “aumentar a produtividade em 10% entre os planeadores logísticos em atividades de track & trace”.

Foto: UMinho.

Atualidade

Combater o esquecimento – a demência nos dias de hoje e do futuro

Publicado

on

Setembro é o mês mundial da Doença de Alzheimer, e afinal o que é esta doença tão temida? A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se desenvolve de forma insidiosa.  Existem várias formas de demência, no entanto, a doença de Alzheimer representa cerca de 60-70% de todas as demências (1). Ocorre geralmente após os 60 anos e tipicamente afeta a zona do cérebro responsável pelo pensamento, a memória e a linguagem.

A Organização Mundial da Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, e que em 2030 quase duplique e em 2050 quase triplique. Na Europa, em 2019, apontavam para mais de 193 mil e 500 pessoas com demência (2). Portugal representa o 4º país com mais casos por cada mil habitantes (3)

“Ando a ficar mais esquecido …” – Esta é a queixa habitual pela qual as pessoas recorrem ao médico por receio desta doença. No entanto, a perda de memória nem sempre é sinónimo de demência e existem outras situações médicas que podem apresentar sintomas semelhantes, como os enfartes, a depressão, o alcoolismo, entre outros.

Devemos suspeitar de demência de Alzheimer em qualquer idoso com início insidioso de perda da memória associada a dificuldade em executar tarefas familiares, perda de noção do tempo e desorientação, problemas da linguagem, trocar o lugar das coisas, alteração da personalidade ou comportamento, e perda de iniciativa (4). Na presença de perda de memória associada a pelo menos um destes sintomas, devemos procurar um profissional de saúde.

Apesar de não haver uma causa bem esclarecida para o desenvolvimento da demência de Alzheimer, existem vários fatores que podem reduzir o risco. A alimentação saudável e variada, o exercício físico, o treino cognitivo através de jogos de raciocínio, ler, escrever, atividades culturais, cozinhar, jardinagem, entre outros, e sono reparador estão entre os fatores que contribuem para travar a progressão. Além disso, é também importante o controlo da diabetes, da hipertensão arterial e do colesterol.

Comece já hoje a mudar o seu risco!

Referências:

1 – World Health Statistics, World Health Organization, 2015

2 – Alzheimer Europe, 2019

3 – Health at a Glance 2017.

4 – Centers for Disease Control and Prevention, Alzheimer’s Disease.

Por: Rita Vale Lima (Interna de Medicina Geral e Familiar da USF Ronfe).

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Serviço de Apoio ao Cidadão disponibiliza agendamento online

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de colocar ao dispor dos munícipes o Agendamento Online, exclusivamente de acesso ao sistema de filas de espera para o Serviço de Apoio ao Cidadão, garantindo maior comodidade e rapidez no atendimento, antes de se deslocarem presencialmente.

O cidadão pode, assim, agendar a sua deslocação para atendimento técnico presencial para diversos serviços, nomeadamente Atendimento Geral, Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia (CRCUE), Cemitérios, Taxas e Licenças, Urbanismo – Informações, Urbanismo – Levantamento de Documentos e Urbanismo – Requerimentos.

Esta nova valência visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços, que podem agora marcar os seus atendimentos por meio do smartphone ou do computador, evitando filas de espera e prevenindo os serviços, permitindo mais tranquilidade na hora do atendimento.

As regras gerais de funcionamento do atendimento e/ou o agendamento para o atendimento técnico presencial podem ser consultadas em: https://www.cm-viana-castelo.pt/viver/informacoes-uteis/horarios-de-atendimento/
O Serviço de Apoio ao Cidadão conta com atendimento presencial todos os dias úteis, das 9h00 às 16h30, integrando, ainda, atendimento telefónico através do número 258 809 304, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Braga: Detenção por roubo e resistência e coação a Polícias

Publicado

on

Ontem, pelas 12h45, a PSP recebeu uma chamada telefónica a comunicar que um indivíduo havia praticado um roubo a um cidadão, tendo-o agredido violentamente e, de seguida, colocou-se em fuga.

A PSP acionou os meios policiais no sentido de o localizar, tendo de imediato sido intercetado, o autor do roubo, um cidadão com 37 anos de idade.

Durante a abordagem policial, o mesmo teve um comportamento bastante agressivo para com os Polícias, tendo-os insultado, ameaçado e agredido.

Pelo exposto, foi o mesmo detido sendo presente no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas