Connect with us

Atualidade

Equipa da Universidade do Minho e Bosch premiada por modelo que otimiza stocks de segurança

Publicado

on

É um sistema de apoio à decisão que calcula e sugere os stocks de segurança ótimos de uma empresa, minimizando custos e garantindo o nível de serviço ao cliente. Esta inovação, criada por uma equipa da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho), com a parceria da Bosch Portugal, acaba de vencer o Prémio de Excelência Logística Academia 2022, da Associação Portuguesa de Logística (APLOG). O galardão anual distingue projetos académicos de inovação tecnológica e plataformas colaborativas que apontem novos paradigmas na área.

O projeto laureado designa-se DIABO (Data Intelligence & Analytics for Business Operations) e foi publicado na revista científica “Computers & Industrial Engineering”. O novo modelo matemático destaca-se por integrar duas estratégias de gestão de stock de segurança para fazer face à incerteza das cadeias de abastecimento: manutenção de stock de reserva (safety stock); e antecipação da entrega das encomendas dos fornecedores (safety time).

“O DIABO utiliza dados logísticos e, numa abordagem híbrida de otimização e simulação, sugere, de forma dinâmica, a estratégia a adotar em termos de safety stock e safety time para cada um dos produtos”, diz João M. Fernandes, coautor do trabalho e professor catedrático do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da UMinho. O sistema de apoio à decisão otimiza, em conjunto, o stock de segurança e o tempo de segurança, maximizando os níveis de serviço e minimizando os custos de associados à manutenção dos stocks. Esta estratégia mostra-se fundamental para fazer face aos ambientes altamente disruptivos que as cadeias de abastecimento atuais enfrentam.

O projeto foi demonstrado na fábrica da Bosch em Braga, mas “pode ser extrapolado para as mais diversas áreas de atividade e com impacto”, realça o também investigador do Centro Algoritmi da UMinho. Na prática, interessa à indústria ter stocks cada vez mais baixos e, em paralelo, evitar as fortes penalizações de não entregar ao cliente a tempo. O projeto foi desenvolvido por João M. Fernandes, Maria Sameiro Carvalho, João Gonçalves, Tiago Martins, Luís Marques, Pedro Silva, José Telhada, Lino Costa, Miguel Oliveira, Marcelo Reis, José Miguel Silva, Luís Araújo e Daniela Correia.

Segunda distinção da parceria

É a segunda vez que a UMinho/Bosch vence o prémio da APLOG. Em 2016, destacou-se por apresentar a iFloW, “a primeira plataforma online a acompanhar em tempo real a localização de matérias-primas”. O conceito foi mesmo finalista do Prémio Europeu de Excelência Logística, da Associação Europeia de Logística. Em concreto, a Bosch em Braga tem algumas centenas de fornecedores, conta com cerca de 2.5 mil milhões de toneladas de fretes e a iFlow permitiu “aumentar a produtividade em 10% entre os planeadores logísticos em atividades de track & trace”.

Foto: UMinho.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas