Connect with us

Atualidade

61% dos portugueses planeiam tomar medidas para poupar

42% dos inquiridos estimam aumentar as despesas em 2024; 46% afirmam que querem gastar, mas nem sempre têm os meios para o fazer. Os desejos de consumo dos portugueses são: viagens (60%), eletrodomésticos (41%), mobiliário (36%) e smartphones (31%).

Publicado

on

O atual contexto económico continua a assombrar toda a Europa e Portugal não é exceção. As preocupações com a inflação, o poder de compra e, consequentemente, os vários desafios que as famílias enfrentam continuam na ordem do dia. O Barómetro Europeu realizado pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance “sentiu o pulso” dos europeus e os resultados espelham as incertezas sentidas a nível económico.

Em 2024, os portugueses querem ter um maior controlo sobre os orçamentos. 42% esperam um aumento nas despesas e 61% tomarão medidas para poupar no dia-a-dia, seja a aproveitar promoções ou a comprar produtos mais “em conta”.

Consequentemente, a percentagem de portugueses que pretende gastar desceu, passando para 48% (-2), sendo que 46% afirmam que querem gastar, mas nem sempre têm os meios para o fazer. Estes números não são de estranhar, já que 58% dos inquiridos consideram que o seu poder de compra diminuiu no último ano.

Contudo, isto não quer dizer que os portugueses não estejam a fazer planos. No que diz respeito aos desejos de consumo para este ano, as viagens estão no topo da lista (60%), seguindo-se os eletrodomésticos (41%) e o mobiliário (36%).

Também os europeus fazem planos para poupar

Tal como os portugueses, mais de metade (53%) dos europeus planeia poupar este ano, uma percentagem 2 pontos superior à do ano passado. Esta tendência ascendente verifica-se em todos os países inquiridos, com exceção da Alemanha e da Suécia (-2 e -3 pontos).

Em termos de intenções de compra, 53% declaram querer consumir este ano. Este valor é exatamente o mesmo que em 2023 e sugere que o consumo das famílias na Europa será resiliente em 2024, apesar das elevadas taxas de juro e de um clima económico instável. Contudo, 44% dos europeus afirmam que querem gastar, mas nem sempre têm os meios para o fazer.

Embora haja grandes disparidades entre os países, os grandes vencedores dos desejos de consumo são as viagens e lazer (59%), muito à frente das assinaturas de serviços de streaming (41%) e dos eletrodomésticos (40%). De referir que, a longo prazo, foram os serviços de streaming que mais progrediram, passando de um desejo de compra destes serviços de 29% em 2019 para 41% em 2024.

Estes resultados estão alinhados com os dados do Eurostat sobre o consumo das famílias, que prevê uma estabilidade em 2024. No entanto, as projeções da Comissão Europeia para o futuro próximo são ligeiramente mais otimistas do que as dos entrevistados do Barómetro, antecipando uma lenta recuperação do consumo para 2024 e 2025.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos recebe nova edição do RallySpirit

Prova leva à estrada carros míticos dos ralis

Publicado

on

Com chegada à cidade de Barcelos, realiza-se, no decorrer do próximo fim de semana, de 30 de maio a 1 de junho, a nona edição do RallySpirit. A prova marca presença no território barcelense na quinta, na sexta e no sábado, prometendo emoções fortes aos amantes dos clássicos. 

A edição 2024 do RallySpirit evoca a “lendária” equipa Diabolique e os saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira, apresentando um lote muito diversificado de cerca de 120 carros extraordinários que marcaram e marcam a história dos ralis mundiais.

A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, Slowly Sideways Europe, e é um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal. Mantém sede em Barcelos, apresentando um programa de três dias, com algumas novidades relativamente a 2023.

Depois das verificações técnicas ao longo da manhã de quinta-feira, dia 30 de maio (feriado), o RallySpirit 2024 parte da Foz do Douro – Porto, pelas 16h00, para logo de seguida se disputar uma super especial do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. Segue depois em direção a Barcelos, com passagem no centro de Santo Tirso, e com a realização de duas classificativas noturnas, as já conhecidas Santo Tirso e Barcelos Sul.

Na sexta-feira, depois de uma manhã dedicada às assistências, no Campo da Feira – Barcelos, a comitiva dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais. Prossegue com o reagrupamento no centro de Vila Verde, que antecede uma das principais novidades deste RallySpirit 2024, a super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde. Após o regresso a Barcelos, os carros ficam em exposição a partir das 19h00.

Já no sábado, o percurso concentra-se em Barcelos, com a dupla passagem pelas habituais classificativas Barcelos Oeste e Barcelos Sul, merecendo esta última particular destaque, pelo facto de também se disputar em sistema de “boucles”, outra das novidades deste ano.

O RallySpirit 2024 encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos (PE12), às 16h14, no traçado habitual, terminando no centro da cidade, com a exposição final dos carros a partir das 16h59. A Cerimónia do Pódio encerra a edição deste ano, às 21h30.

Carros lendários para todos os gostos

O RallySpirit 2024 volta a ser uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ver, entre o Grupo B, preciosidades da dimensão do Ford RS200, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do Peugeot 205 T16, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o Opel Manta 400 ou o precioso Ascona 400 na versão especial Safari, estes três últimos também com as cores oficias. Destaque muito especial para o exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa raríssima aparição pública.

Três dias de intenso espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestas e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. A não perder.

Condicionamentos de trânsito

Devido à realização do RallySpirit, o trânsito vai estar cortado, no dia 1 de junho, das 13h30 às 20h00, na Rua de Olivença (entre a rotunda da Estação e a rotunda das Calçadas) e na variante entre a rotunda da Central de Camionagem e a rotunda do Galo. 

Além destes condicionamentos, no dia 30 de maio, das 20h00 à 1 da manhã, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe, Rio Covo Santa Eulália, e no dia 1 junho, das 8h30 às 18h00, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Paradela, Courel, Macieira de Rates, Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe e Rio Covo Santa Eulália. Solicita-se aos srs. automobilistas que sigam as indicações dos comissários da organização e das forças de segurança – PSP e GNR.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Múltiplas atividades marcam Semana do Ambiente

Publicado

on

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 1 e 7 de junho. É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio. Todas as atividades da Semana do Ambiente carecem de inscrição obrigatória, através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.                                         As iniciativas começam no dia 1 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, com a tradicional descida do Rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros, e estima-se que o tempo de descida seja de três horas.

No dia 2 de junho, domingo, às 9h30, com partida do Largo do Município, realiza-se o “Plogging – pelas margens do Rio Cávado”, que consiste numa ação de limpeza das margens do Rio Cávado.

No dia 3 de junho, da parte da manhã, decorre uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar.

A Semana do Ambiente continua no dia 4 de junho, no Auditório da Câmara Municipal, com um concerto de Filipe Pinto, que apresentará “AmbientAÇÃO, projeto pedagógico de promoção da sustentabilidade”. O espetáculo, com início às 11h00, é dirigido a alunos do 3.º ciclo.

No dia 5, às 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos de peças de vestuário realizadas pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados, sob o tema preservação do ambiente. 

No dia 6 de junho, é a vez da Mostra de Produtos Biológicos, das 8h30 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais e, ao mesmo tempo, incentivando o consumo daqueles produtos. Nesse mesmo dia, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking de Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, na Avenida da Liberdade.

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 com um workshop de fotografia ambiental, na Casa da Criatividade, das 9h30 às 17h30. Nesse mesmo dia, com ponto de partida no Largo do Município, há ainda lugar, das 20h30 às 22h00, para uma caminhada noturna sensorial, pela Avenida da Liberdade.

De 1 de junho a 30 de julho, pode ainda visitar a exposição “Património Natural de Barcelos” – Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente e a exposição “Património Natural de Barcelos” – Concurso de Vídeo, online no site do Município (www.cm-barcelos.pt).

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Homem e mulher detidos por contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, na área da baixa da cidade do Porto, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da 1ª Divisão, resultou a detenção de 01 mulher, de 44 anos, e 01 homem, de 37 anos de idade, ambos comerciantes e residentes no Porto, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 41 artigos de vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem, hoje, junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas