Connect with us

Atualidade

Troféu Yamaha encerra em Évora edição de sucesso

Publicado

on

A cidade de Évora, Património Mundial Unesco, recebeu este fim-de-semana a quarta e derradeira jornada da 18ª edição do Troféu YAMAHA, o mais antigo troféu de todo-o-terreno que se realiza em Portugal. A prova de encerramento que teve lugar na bela cidade alentejana foi um verdadeiro sucesso onde foram muitos os pilotos da família Yamaha que responderam positivamente ao repto lançado pela YAMAHA Portugal e participaram nesta última etapa.

Foram milhares os espectadores que acorreram à excelente pista desenhada junto do Évora Plaza para assistir a nove magnificas corridas que envolveram 262 pilotos divididos por 20 classes. No final do dia consagraram-se os campeões de 2023 que foram à noite coroados numa gala que teve lugar no Arena D’Évora.

No sábado o dia de corridas começou bem cedo com as verificações técnicas e administrativas e os treinos a terem início às 9h00 da manhã. Um tempo magnifico proporcionou uma enorme afluência de público que se misturava com o tradicional ambiente familiar que é uma caraterística típica do Troféu Yamaha que junta várias gerações de pilotos cujas idades vão dos cinco anos aos mais de 60 de alguns veteranos. Muitas são também as meninas participantes.

Após a realização das diversas sessões de treinos seguiu-se o tradicional desfile pela cidade de Évora, a anteceder uma curta pausa para retemperar forças, e depois do almoço decorreram as onze corridas envolvendo 20 classes distintas.

Mais uma vez, a Câmara Municipal de Évora e dos Vinhos LC Ervideira foram os parceiros da YAMAHA para a realização deste grande evento desportivo que fechou da melhor forma a temporada de 2023.

A final de mais uma edição do Troféu Yamaha foi celebrada por todos os pilotos e organizadores e para a Yamaha Portugal esta temporada foi um verdadeiro sucesso: “estamos muito felizes por termos concretizado mais uma edição do Troféu Yamaha que correu lindamente. A adesão dos pilotos, como sempre, correspondeu e até excedeu as expetativas. Este ano batemos recordes em algumas provas e tivemos uma média de 250 participantes por prova. Este ano o Troféu faz 18 anos e é, sem dúvida, uma marca bonita. O que nos chega da parte de quem faz acontecer o Troféu, que são os nossos pilotos, é que de facto as corridas são excelentes e o feedback é muito positivo. Tivemos um encerramento em Évora que foi fora de série com uma atmosfera magnifica, com muita gente a assistir e felizmente o tempo colaborou. Alinharam-se os astros todos e não podíamos ter encerrado a 18ª edição do Troféu da melhor forma aqui em Évora que já é uma paragem obrigatória. O Troféu é um evento familiar que procura proporcionar um dia para a família se divertir e é fantástico para nós enquanto marca criar relações próximas com os nossos clientes e mais uma vez este objetivo foi cumprido”, revelou Filipe Almeida.

O Troféu Yamaha regressa em 2024 com mais provas emocionantes.

Pódio do 18º Troféu Yamaha – 4ª Prova em Évora:

InfantisMoto_1 Goncalo Mighuni

InfantisMoto4_ 582 Diogo Martins

Iniciados Moto_61 Duarte Marques

IniciadosMoto4_ 553 Bernardo Conceição

FunMoto4_ 187 Tiago Pires

YZ65_906 Gabriel Lopes

YZ85_ 515 Martim Caetano

FunBikeTTR125_ 779 João Pires

ClássicasCross_856 Salvador Sampaio

YZ125LC_ 951 Domingos Cunha

YZ250F_296 João Carvalho

YZ450F_332 Rodrigo Filipe

WR250F_683 Ricardo Caetanito

WR450F_373 Luís Cação

OficiaisMoto_147 115 Rúben Ribeiro

VeteranosMoto_444 Hélder Carvalho

VeteranosMoto4_455 Dário Alves

450Moto4_624 Pedro Clemente

700Moto4_722 Diogo Jeremias 

OficiaisMoto4_151 Tomás Paulo

18º Troféu Yamaha – Campeões:

InfantisMoto_1 Gonçalo Mighuni

InfantisMoto4_ 590 Rui Alves

Iniciados Moto_92 Bruno Silva

IniciadosMoto4_ 553 Bernardo Conceição

FunMoto4_ 187 Tiago Pires

YZ65_ 936 Duarte Marques

YZ85_ 515 Martim Caetano

FunBikeTTR125_ 796 João Carvalho

ClássicasCross_893 Gonçalo Espenica

YZ125LC_ 958 Vasco Salgado  

YZ250F_296 João Carvalho

YZ450F_ 305 André Rolhas  

WR250F_683 Ricardo Caetanito

WR450F_373 Luís Cação

OficiaisMoto_147 115 Rúben Ribeiro

VeteranosMoto_444 Hélder Carvalho

VeteranosMoto4_467 Rui Sousa

450Moto4_ 618 Leandro Ferreira 

700Moto4_722 Diogo Jeremias 

OficiaisMoto4_151 Tomás Paulo.

Foto: TY.

Atualidade

Barcelos: Mais de 2 500 alunos fizeram “Brincadeiras sem Tempo” comemorando o Dia Mundial da Criança

“Crianças felizes serão adultos saudáveis”

Publicado

on

Terminaram hoje as comemorações do Dia Mundial da Criança, promovidas pela Câmara Municipal de Barcelos. Ao longo de três dias repletos de grande animação e festa, mais de 2 500 mil crianças do ensino público de Barcelos celebraram o Dia Mundial da Criança, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar.

No evento, participaram alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, de escolas que previamente se inscreveram nesta iniciativa. Sob o lema “Brincadeiras Sem Tempo”, todas as jornadas se realizaram em contacto com a Natureza, num vasto programa de animação. Tratou-se, como explica a Vereadora do pelouro da Educação, Mariana Carvalho, de uma “iniciativa muito gratificante que dá consequência a um projeto municipal que temos tentado implementar desde o início do ano letivo, quando oferecemos a todas as turmas da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo uma caixa com jogos tradicionais e livro original editado pelo Município”. O objetivo principal, acrescenta a Vereadora, “é que os meninos possam divertir-se com as caixinhas de jogos, na certeza de que crianças felizes vão ser seguramente adultos muito saudáveis”.

Foto: CMB.

Nos três dias em que decorreu a celebração do Dia Mundial da Crianças, os alunos participaram, de forma lúdica e divertida, nos jogos tradicionais: lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros.

Para a concretização do programa de atividades do Dia Mundial da Criança, a Câmara de Barcelos mobilizou equipas compostas por elementos de todos os serviços municipais e assegurou transporte e lanche a todas as crianças. Uma palavra muito especial, também, para os alunos da Escola Secundária de Barcelos que deram apoio logístico neste evento.

Foto: CMB.

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos participa no 1º Encontro Nacional do Programa “Diabetes em Movimento” da DGS – Direção Geral da Saúde

Publicado

on

Barcelos participou no I Encontro Nacional do Programa “Diabetes em Movimento”, que se realizou na cidade da Covilhã, um evento que reuniu 800 participantes de 42 municípios de todo o país. Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar para a importância do exercício físico como parte integrante do tratamento da diabetes tipo 2.

O Município de Barcelos, que integra este programa, esteve presente com uma delegação de trinta pessoas, entre utentes, técnicos e enfermeiros que assim tiveram a oportunidade de participar numa série de atividades dedicadas ao exercício físico, e que, ao mesmo tempo, promoveram o convívio e a troca de experiências entre os diversos grupos presentes.

No encontro, esteve presente André Peralta-Santos, Subdiretor-Geral da Saúde, que destacou que esta é uma “iniciativa bandeira da DGS”, exemplo do potencial de articulação entre as Unidades Locais de Saúde (que integram atualmente os hospitais e os centros de saúde), os Municípios, as Instituições do Ensino Superior, e os “Clubes e Associações Desportivas” na resposta a um dos principais desafios de saúde pública da atualidade.

Na época 2023/2024, o Programa Nacional “Diabetes em Movimento” está implementado em 42 municípios: Albufeira, Amarante, Armamar, Arouca, Barcelos, Braga, Castelo de Paiva, Covilhã, Esposende, Faro, Felgueiras, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Horta, Lagos, Lamego, Lousada, Marinha Grande, Mêda, Moimenta da Beira, Odivelas, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Portimão, Rio Maior, Santo Tirso, São João da Pesqueira, Sines, Sintra, Tabuaço, Tarouca, Tavira, Tondela, Trofa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

Em 2022, o “Diabetes em Movimento” foi considerado pela Comissão Europeia como a melhor prática europeia de promoção da saúde, prevenção da doença, e controlo das doenças crónicas – o que demonstra a elevadíssima qualidade do trabalho de todos os profissionais que coordenam e implementam este programa.

Diabetes em Movimento em Barcelos

O “Diabetes em Movimento” é um programa comunitário para pessoas com diabetes tipo 2, e está a ser desenvolvido no concelho de Barcelos, através de uma parceria entre a Câmara Municipal, o ACES Cávado III – Barcelos/Esposende e a Administração Regional de Saúde do Norte.

No Pavilhão Municipal de Adães, as sessões de exercício físico decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs, das 09h00 às 10h30. As atividades são dinamizadas por profissionais licenciados em exercício e educação física e por enfermeiros. A participação é gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Barcelos e Barcelinhos.

É um programa multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente, onde são usadas estratégias de exercício de elevada aplicabilidade, desenvolvidas com recursos materiais mínimos e de baixo custo.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município avança com requalificação do Centro de Saúde de Sangalhos

Publicado

on

O Município de Anadia deliberou, na sua reunião de executivo, esta terça-feira, 28 de maio, lançar o concurso público para a empreitada de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Sangalhos, com um preço base de 631.741,50€ (acrescido de Iva), com um prazo de execução de oito meses.

A intervenção impõe-se devido ao facto de o equipamento não reunir as condições adequadas que contribuam para alcançar maior eficiência no desempenho dos profissionais daquela entidade, por forma a garantir a melhor prestação do serviço aos cidadãos da freguesia de Sangalhos.

O edifício irá ser alvo de intervenção ao nível da cobertura, caixilharias, eficiência energética, climatização e espaços exteriores, dotando assim as instalações de meios físicos, tecnológicos e humanos satisfatórios, para que se possa proporcionar uma resposta adequada ao desempenho da missão e de qualidade nos cuidados prestados.

No decorrer da empreitada os serviços de saúde irão funcionar, temporariamente, no edifício dos antigos CTT, na Rua do Comércio, que, entretanto, irá sofrer obras de adaptação e melhoramentos.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas