Connect with us

Atualidade

BP Ultimate Rally-Raid Portugal oficialmente apresentado

Publicado

on

De 2 a 7 de abril, a única etapa do Mundial de Todo-Terreno disputada na Europa traz as estrelas do Dakar aos trilhos do Alentejo, Ribatejo e da Estremadura espanhola. Uma organização do Automóvel Club de Portugal numa competição de carros, motos e quads ao longo de mais de mil quilómetros

Já são conhecidas as linhas mestras do BP Ultimate Rally-Raid Portugal, nova prova que marca a estreia de Portugal entre a elite do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC), organizado pela FIA e pela FIM. A prova com mais de 1.700 quilómetros de percurso (mais de 1.000 cronometrados) vai trazer a Portugal as grandes máquinas e figuras do Dakar, numa competição para automóveis, motos e quads.

De 2 a 7 de abril, a vila alentejana de Grândola recebe a base operacional e o Prólogo da prova, composta por cinco etapas – de quarta-feira a domingo – e que atravessa as regiões do Alentejo e Ribatejo, com uma incursão pela Estremadura espanhola e pela cidade de Badajoz.

Estrelas do Dakar confirmadas

O BP Ultimate Rally-Raid Portugal é a terceira prova do Campeonato do Mundo, que começou em janeiro, com o Rali Dakar, na Arábia Saudita, prosseguindo depois com o Abu Dhabi Desert Challenge. As inscrições só fecham a 18 de março, mas já é possível antecipar alguns dos nomes sonantes que estarão em Portugal.

No pelotão dos automóveis e dos SSV, o bicampeão mundial de Rally-Raid e cinco vezes vencedor do Dakar, Nasser Al-Attiyah (Prodrive Hunter T1+), vai enfrentar a forte oposição dos pilotos da equipa oficial da Toyota, como o brasileiro Lucas Moraes e o norte-americano Seth Quintero, mas também dos pilotos da Overdrive Racing, como Guerlain Chicherit, Guillaume de Mévius e Yazeed Al-Rajhi, também ao volante das Toyota Hilux T1+. Os irmãos Christian e Marcos Baumgart são, igualmente, nomes a ter em conta na discussão dos lugares cimeiros, com os brasileiros a alinharem aos comandos de dois Prodrive Hunter T1+.

A espanhola Cristina Gutiérrez, brilhante vencedora do Dakar na categoria Challenger (ex-T3), é outro dos nomes a ter em conta na prova dos protótipos ‘side-by-side’, tal como o português João Ferreira, piloto oficial da Can-Am na categoria SSV (ex-T4), os americanos Austin Jones (Challenger) e Sara Price (SSV), ou o lituano Rokas Baciuška (Challenger), entre outros.

A prova do ACP também é pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, atualmente liderado pelo campeão em título Tiago Reis, logo seguido por João Ramos, ambos com as Toyota Hilux T1+. A pontuação do CPTT é atribuída no final da Etapa 2, com os concorrentes nacionais a poderem, depois, prosseguir em prova, em competição direta com os melhores do mundo.

Nas motos, muita expectativa para o embate entre as equipas oficiais da Honda, Sherco e Hero, que trazem a Portugal talentos das duas rodas como o norte-americano Ricky Brabec (Honda), duplo vencedor do Dakar, Ross Branch (Hero), o atual líder do Mundial, Pablo Quintanilla (Honda), ex-campeão mundial de Ralis Cross-Country, Jose Ignacio Cornejo (Honda), Adrien Van Beveren (Honda), Skyler Howes (Honda), Lorenzo Santolino (Sherco) e Harith Noah (Sherco), entre outros.

Carlos Barbosa, presidente da Automóvel Club de Portugal, sublinhou que “é uma prova difícil de organizar, são mais de 1.700 quilómetros de percurso, com tudo o que isso envolve, mas com a experiência e a qualidade nossa equipa conseguimos fazê-lo. Penso que o ACP vai fazer uma grande prova e demonstrar, mais uma vez, que somos organizadores de excelência. Vamos ter todos os melhores pilotos mundiais de automóveis, motos e quads que estiveram no Dakar, mais os pilotos nacionais e as equipas da Europa que não tiveram oportunidade de ir ao Dakar. Vai ser uma prova com muita gente, com grandes pilotos e sobretudo muito interessante, porque o percurso é completamente diferente do que fizeram até hoje. É importante levar estas provas para o interior de Portugal, porque enchem hotéis, enchem restaurantes, atraem público… O interior precisa de uma economia forte e de eventos como este.”

Já Carina Batista, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Grândola, considerou que “é, ao mesmo tempo, um desafio para Grândola, mas um evento muito importante para a economia local, devido aos pilotos e equipas que nos vão visitar, além de uma forma de divulgar o nosso concelho.”

Inês Rodrigues, da BP Portugal, afirmou que “o ACP é um dos principais parceiros da BP Portugal e para nós é um orgulho podermos apoiar mais uma prova de caráter mundial. A equipa BP Ultimate foi formada há dois anos e dinamiza a imagem dos nossos combustíveis premium, não só em Portugal como no circuito internacional do todo-terreno.

Santiago Amaro Barril, da Junta da Extremadura, disse que querem “colocar a Extremadura em foco no panorama nacional e internacional. A relação com Portugal é de irmãos, somos unidos por uma partilha cultural, de património, de turismo. Trabalhámos nos dois lados da raia e para nós é muito importante darmos este passo em frente também nos grandes eventos de desporto automóvel.”

Siga o BP Ultimate Rally-Raid Portugal nas redes sociais:

https://www.facebook.com/rallyraidpt

https://www.instagram.com/rallyraidpt

Foto: ACP.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comments

  1. Homem

    Março 9, 2024 at 7:42 pm

    Grandes pilotos mundiais e grandes máquinas estarão em Portugal, para percorrer o nosso território. Será um espectáculo a não perder…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas