Atualidade
Surf: Kika Veselko e Guilherme Ribeiro campeões em Lacanau
A contar para o QS europeu
Kika Veselko e Guilherme Ribeiro conquistaram, este domingo, o triunfo no Lacanau Pro, terceira prova da temporada 2022/23 do QS europeu. Os jovens surfistas portugueses brilharam mais alto no dia final da prova gaulesa, terminando como campeões deste histórico evento do surf europeu. Esta foi a primeira vitória da carreira de ambos no circuito WQS da World Surf League.
Com três surfistas portugueses a disputarem o dia final em Lacanau, a ação retomou nas meias-finais masculinas. Guilherme Ribeiro foi, assim, o primeiro representante nacional a entrar na água, tendo pela frente um equilibrado duelo frente ao francês Gatien Delahaye. Gui começou mais forte e conseguiu rapidamente somar os 12,60 pontos com que terminou a bateria. Apesar da forte resposta de Delahaye na reta final, o triunfo já não escapou ao jovem surfista da Costa de Caparica.
Na final, Guilherme Ribeiro teve pela frente um nome ainda mais complicado. Ainda assim, Gui não tremeu frente ao experiente francês Maxime Huscenot, atual campeão europeu em título. Naquela que foi a sua primeira grande performance a nível internacional, o jovem surfista português abriu a disputa novamente de forma contundente, terminando a final com 13,40 pontos, contra somente 10,20 de Huscenot.
No lado feminino, a armada lusa tinha ainda duas representantes em jogo, com Kika Veselko e Carolina Mendes a enfrentarem-se nas meias-finais. Com a certeza que Portugal teria uma surfista na final, o duelo acabou por ser vencido por Kika, que somou 10,73 pontos, contra apenas 8,80 de Carol.
Na final, a campeã nacional de 2021 teve pela frente a francesa, e grande sensação do evento, Maelys Jouault. Apesar da juventude, Kika utilizou toda a experiência que já tem a nível internacional para carimbar um triunfo sem contestação, com 13,50 pontos, contra apenas 7 pontos da adversária.
Se do lado masculino, este foi o primeiro grande resultado em vários meses por parte do surf nacional, a verdade é que do lado feminino foi a terceira vitória em outros tantos eventos na temporada. Um verdadeiro statement do surf nacional, ao vencer em casa dos grandes rivais franceses, que chegaram a este dia final com cinco surfistas ainda em jogo, mas que terminaram sem qualquer título.
Em termos de ranking, o triunfo de Guilherme Ribeiro catapultou-o para o 3º posto, a apenas 150 pontos do líder, o francês Sam Piter. Gui fica bem destacado na luta pelo acesso às Challenger Series 2023, onde se discutem as vagas de entrada no circuito mundial, com o segundo melhor português a ser Afonso Antunes, que surge no 15º posto.
Do lado feminino, o ranking é dominado pelas cores nacionais, com Kika Veselko a subir ao 2º posto, ficando a 355 pontos da compatriota líder Yolanda Hopkins, que neste campeonato ficou pelo quartos de final. Destaque, ainda, para o facto de Carolina Mendes e Teresa Bonvalot surgirem no 9º posto, sendo que Teresa apenas realizou um campeonato esta temporada, que venceu.
A próxima prova do QS europeu 2022/23 acontece já na próxima semana, novamente no sudoeste francês. Desta feita, será Anglet a receber um QS3000, a prova com maior pontuação até ao momento, depois de as três primeiras etapas terem sido apenas de estatuto QS1000.
Fotos: WSL.
Atualidade
Barcelos: 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto
Nos próximos dias 12 e 13 de outubro, o Auditório dos Paços do Concelho acolhe a 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto, cujo objetivo é a partilha de conhecimento e a valorização da informação baseada na ciência. Nas jornadas serão debatidos diversos temas, desde o equilíbrio interno do atleta e aspetos emocionais que interferem no seu percurso desportivo, à nutrição desportiva e às estratégias de recuperação.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do Auditório Municipal, e podem ser feitas em https://forms.gle/r9PVwezFW9fz2rku7
Esta iniciativa resulta de uma parceria do Município de Barcelos com a ESTÁDIO Clínica.
Imagens: CMB.
Atualidade
Eurocidade Tui.Valença debate governação e liderança educativa em Portugal e Espanha
A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário “Governação e Liderança Educativa”, nas próximas quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro.
“Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos”, afirma a organização.
Esta edição dará particular relevo à promoção adequada da cultura ibero-americana, a internacionalização da educação, a governação e a liderança educativa e a transformação digital dos sistemas educativos.
O seminário abre dia 9 de outubro, às 15h30, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), com a sessão de boas-vindas, seguida da comunicação de abertura “Liderança Escolar: a relação entre liderança, poder e democracia”, a cargo do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Novoa, da Universidade Nova de Lisboa.
Seguem-se mais duas mesas de diálogo, com especialistas portugueses e espanhóis sobre “O papel da inspeção em educação e a governação das escolas” e “Liderança partilhada. Desafios e opções”.
Dia 10 de outubro, quinta-feira, o seminário decorrerá no Hotel Alfonso I, em Tui e contará com quatro mesas de diálogo subordinadas aos temas “Liderança educativa democrática”, “Formação para a liderança escolar: capacitação para a gestão organizacional, o controlo e a responsabilização”, “Gestão e burocracia nos processos de digitalização nas escolas” e “Experiências de sucesso de liderança escolar Espanha – Portugal”.
A iniciativa é da Organização de Estados Ibero – Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), da Conselleria de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença, do Concello de Tui e do Centro de Formação do Vale do Minho.
Imagem: DR.
Atualidade
Barcelos: Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado em 24 restaurantes
“O galo volta a (en)cantar quem dele degustar”
Se certo dia, como diz a lenda, um galo cantou à mesa do juiz para atestar a inocência de um peregrino que se dirigia para Santiago de Compostela, agora o galo tem dias certos para voltar a (en)cantar à mesa de mais de duas dezenas de restaurantes barcelenses.
Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado, iniciativa que faz parte do programa promocional “7 Prazeres da Gastronomia”. É já de 11 a 13 de outubro, que o Município de Barcelos promove mais um evento muito apreciado pelos comensais, e que simbolicamente rememora o Galo Assado que salvou o peregrino da forca e imortalizou a Lenda do Galo.
O Fim de Semana Galo Assado avança já na próxima sexta-feira, 11 de outubro, e termina dia 13, contando com a adesão de 24 restaurantes do concelho.
Cada unidade de restauração aderente vai confecionar e servir o galo à sua maneira: galo assado no forno, recheado, com castanhas, à peregrino, entre outras formas de confecionar este galináceo.
Participam nesta edição os restaurantes: Alma dos Reis (Igreja Nova), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Pérola (Barcelos), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha “O Telheiro” (Viatodos), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).
Nota: Aconselha-se reserva antecipada das iguarias referenciadas.
Atividades paralelas
O Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado tem como atividade paralela a proposta de um percurso pedestre a realizar no dia 12 de outubro, entre as 8h30 e as 13h00, no “Trilho do Galo Assado à Moda de Barcelos”, um percurso que liga as freguesias de Rio Covo Santa Eulália, Remelhe, Alvelos, Barcelinhos e Barcelos.
A inscrição é gratuita e obrigatória e limitada ao número de lugares, através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt; tel. 253 811 882.
Foto: CMB.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação