Connect with us

Atualidade

SMAS de Sintra investem na União de Freguesias de Sintra

Publicado

on

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) apresentaram o plano de investimento na União de Freguesias de Sintra, no valor de 4 milhões e 756 mil euros.

Durante a presidência aberta, promovida pela Câmara Municipal de Sintra, a esta freguesia, foram apresentadas as diversas intervenções em curso, para a resolução de problemas e necessidades detetadas, como a remodelação de coletores na Rua Mourisca, em Capa Rota, a empreitada de remodelação de redes junto à Quinta da Regaleira ou a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais na Vila de Sintra onde foram intervencionadas as ruas da Ferraria, das Padarias, Costa do Castelo e da Fonte da Pipa.

Em curso está, também, a construção da ciclovia da Portela de Sintra e da remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem pluvial e remodelação das redes de distribuição de água e drenagem de águas residuais urbanas na Portela de Sintra, com um investimento de mais de 2 milhões de euros, numa intervenção conjunta com a Câmara Municipal de Sintra.

“Os SMAS continuam a reforçar o investimento por todo o nosso município”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra. “Em pleno século XXI não podemos conviver com zonas dentro do nosso concelho onde não exista saneamento ou onde o abastecimento de água não é regular”.

Nesta reunião de trabalho foi também apresentada a renovação de contentorização neste território. Na União das Freguesias de Sintra serão instalados um total de 105 novos contentores enterrados, divididos por 25 pontos de deposição, num investimento global de 304 mil euros. As zonas abrangidas nesta intervenção são, para além da sede do concelho, as localidades de Vale Flores, Bairro do Linhó, Beloura, Janas e Nafarros.

No valor de 1 milhão e 767 mil euros, o Ecocentro de Vale Flores permitirá o aumento da recolha seletiva multimaterial, possibilitando a receção de resíduos no Concelho de Sintra através da sua deposição ordenada num único local, no Ecocentro.

O Ecocentro permite a deposição temporária de resíduos seletivos passíveis de valorização: Papel e cartão, plástico, metal, vidro, madeira, pilhas, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), ‘monos’, verdes, têxteis e Resíduos de Construção e Demolição (RCD).

Após a construção do Ecocentro de Vale Flores, os SMAS de Sintra prosseguirão com a concretização da rede municipal de ecocentros, pensada para abranger: Almargem do Bispo, Janas (União de Freguesias de Sintra) e Massamá. No caso do Ecocentro de Janas, o equipamento em causa será implementado junto ao reservatório dos SMAS, com uma área de implantação de 2.900 m2.

Com um plano de investimentos para o triénio 2019/2022 de cerca de 50 milhões de euros, os SMAS de Sintra têm em curso diversas empreitadas de construção, renovação e remodelação de redes para prestar um serviço de qualidade a todos os munícipes de Sintra.

Foto: CMS.

Atualidade

Concurso “Pequenos Grandes Poetas” congrega alunos de Barcelos em volta da poesia

Alunos de todo o concelho levam poesia ao Auditório da Biblioteca Municipal

Publicado

on

O Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, promove, no próximo dia 24 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, a 11ª edição do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

A iniciativa, que conta com a participação de todos os estabelecimentos concelhios nos diferentes graus de ensino, desde o 1º ciclo ao secundário, representados por 78 alunos, inclui a modalidade de poemas inéditos declamados pelos autores e a modalidade de declamadores.

O concurso inicia às 18h00 com os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e, às 21h30, é a vez do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.

Este evento tem como objetivos promover hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa, e estimular a manifestação artística e a criatividade.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto Vivo e AICCOPN celebram contrato que colocará mais 11 habitações no mercado de arrendamento acessível

Publicado

on

Sete habitações de tipologia T0 e quatro T1, inseridas num prédio da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, foram colocadas no programa municipal Porto com Sentido. A aposta representa um importante incremento na oferta de arrendamento acessível existente na cidade do Porto.

O contrato foi assinado nas instalações da Porto Vivo, SRU, por Pedro Baganha, Vereador da Habitação e Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, estando a AICCOPN representada pelo seu Presidente, Manuel Reis Campos, que manifestou satisfação com o facto de poder integrar o Porto com Sentido.

“Poder contribuir para a promoção da oferta de arrendamento acessível no Porto é algo que muito orgulha esta associação, o que também se insere na prossecução das suas finalidades, enquanto entidade centenária nascida e sediada na nossa cidade do Porto”, referiu Manuel Reis Campos.

Para Pedro Baganha, “esta é uma aposta que faz sentido, verdadeiramente com sentido, como anuncia e cumpre o programa municipal na sua nomenclatura, e que, está a sedimentar-se enquanto resposta habitacional na cidade, conforme todos os dados indicam”.

Cerca de uma semana depois de atingir o número redondo de 300 fogos colocados no mercado de arrendamento acessível, dos quais 188 são por via do Porto com Sentido, a empresa municipal responsável por gerir esta vertente do mercado habitacional, prossegue o esforço no sentido de proporcionar respostas aos cidadãos que estejam à procura de casa na cidade.

A aposta do Município do Porto no alargamento do mercado de rendas acessíveis é parte fundamental de uma estratégia que pretende fomentar soluções habitacionais para os cidadãos.

Foto: AICCOPN.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim de semana

Publicado

on

É já este fim de semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Para o evento, será montada uma praça de alimentação na Praça da Liberdade, onde os restaurantes aderentes vão disponibilizar menus preparados especificamente para o festival, sempre acompanhados por vinho verde. No local, a Mostra Vínica funcionará, nos dois dias, das 19h00 à 00h00, numa apresentação dos vinhos verdes da região. 

Aposta sólida da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Wine & Blues Festival concretiza este ano a sua 6ª edição e tem vindo a afirmar-se enquanto festival de dimensão internacional, num percurso de consolidação da Mostra Vínica, que contará com a presença de cerca de 14 produtores locais, e de reconhecimento de bandas de renome mundial pelos fãs do género Blues.

Assim, na primeira noite, sexta-feira, 24 de maio, às 21h15, sobem ao palco da Praça da Liberdade os The same way, seguindo-se, às 22h30, Kiko & The Blues Refugees. Sábado, dia 25 de maio, às 21h15 atuam Go Up Band e, às 22h30, Greg Copeland & Chris Wragg Blues Band (https://winebluesfestival.com/).

No âmbito do festival, está já a ser promovida um Roteiro de harmonizações do Loureiro nos restaurantes, bares e tasquinhas da cidade e do concelho, com direito a tapas e a um copo de vinho verde. O Roteiro de Harmonizações funciona até 25 de maio, com o preço único de 5 euros para um petisco típico e um copo de Vinho Loureiro.

No sábado, 25 de maio, a partir das 18h00, o topo norte da Praça da Liberdade vai acolher uma tertúlia dedicada aos 50 anos do Vinho Verde, seguida de Prova vínica comentada de vinho Loureiro pelo enólogo Constantino Ramos.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas