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SMAS de Sintra investem na União de Freguesias de Sintra

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Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) apresentaram o plano de investimento na União de Freguesias de Sintra, no valor de 4 milhões e 756 mil euros.

Durante a presidência aberta, promovida pela Câmara Municipal de Sintra, a esta freguesia, foram apresentadas as diversas intervenções em curso, para a resolução de problemas e necessidades detetadas, como a remodelação de coletores na Rua Mourisca, em Capa Rota, a empreitada de remodelação de redes junto à Quinta da Regaleira ou a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais na Vila de Sintra onde foram intervencionadas as ruas da Ferraria, das Padarias, Costa do Castelo e da Fonte da Pipa.

Em curso está, também, a construção da ciclovia da Portela de Sintra e da remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem pluvial e remodelação das redes de distribuição de água e drenagem de águas residuais urbanas na Portela de Sintra, com um investimento de mais de 2 milhões de euros, numa intervenção conjunta com a Câmara Municipal de Sintra.

“Os SMAS continuam a reforçar o investimento por todo o nosso município”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra. “Em pleno século XXI não podemos conviver com zonas dentro do nosso concelho onde não exista saneamento ou onde o abastecimento de água não é regular”.

Nesta reunião de trabalho foi também apresentada a renovação de contentorização neste território. Na União das Freguesias de Sintra serão instalados um total de 105 novos contentores enterrados, divididos por 25 pontos de deposição, num investimento global de 304 mil euros. As zonas abrangidas nesta intervenção são, para além da sede do concelho, as localidades de Vale Flores, Bairro do Linhó, Beloura, Janas e Nafarros.

No valor de 1 milhão e 767 mil euros, o Ecocentro de Vale Flores permitirá o aumento da recolha seletiva multimaterial, possibilitando a receção de resíduos no Concelho de Sintra através da sua deposição ordenada num único local, no Ecocentro.

O Ecocentro permite a deposição temporária de resíduos seletivos passíveis de valorização: Papel e cartão, plástico, metal, vidro, madeira, pilhas, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), ‘monos’, verdes, têxteis e Resíduos de Construção e Demolição (RCD).

Após a construção do Ecocentro de Vale Flores, os SMAS de Sintra prosseguirão com a concretização da rede municipal de ecocentros, pensada para abranger: Almargem do Bispo, Janas (União de Freguesias de Sintra) e Massamá. No caso do Ecocentro de Janas, o equipamento em causa será implementado junto ao reservatório dos SMAS, com uma área de implantação de 2.900 m2.

Com um plano de investimentos para o triénio 2019/2022 de cerca de 50 milhões de euros, os SMAS de Sintra têm em curso diversas empreitadas de construção, renovação e remodelação de redes para prestar um serviço de qualidade a todos os munícipes de Sintra.

Foto: CMS.

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31ª Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião chega ao fim

Balanço extremamente positivo para o Município

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A festividade por excelência de Santa Marta de Penaguião terminou no dia 2 de agosto, terça-feira, com um balanço extremamente positivo para a organização.

Cinco dias de comemoração que ficaram marcados pelo lançamento da nova marca do Município: Santa Marta de Penaguião – Berço D’Ouro, simbolizado numa Pena.

Segundo o executivo municipal, “todos nós somos Douro e de Ouro somos todos nós”. Como tal, ao longo dos dias da celebração, personalidades D(e)Ouro foram distinguidas. No Miradouro D’Ouro Vivo foi feito o reconhecimento a todos os penaguienses que trabalharam na Casa do Douro.

Para além destes penaguienses, foi igualmente feita uma homenagem aos trabalhadores da vinha, os que trabalharam e trabalham na vinha durante todo o ano, delineando a paisagem do seu Douro que tanto os caracteriza. “Trabalho que não é reconhecido, mas que deve ser considerado como uma honra e orgulho”, sublinha o Município.

“O empenho do executivo municipal penaguiense em defender e promover o Douro, bem como em dignificar o trabalho da vinha” foi reforçado com o desafio lançado a todos os “bons” homens e mulheres do Douro, presidentes de Câmara da CIMDOURO e demais entidades presentes nas comemorações do feriado municipal, para assinarem uma carta de compromisso que será enviada para onde possa provocar reação.

Ainda no âmbito das homenagens e reconhecimentos, a 31ª edição da Semana Cultural fica, também, marcada pela atribuição dos primeiros Prémios Solidarius a 6 alunos do agrupamento de escolas que se destacaram, no presente ano letivo, pelo seu trabalho em prol da entreajuda e solidariedade para com os colegas. O associativismo concelhio também esteve em destaque no último dia, com o reconhecimento feito a penaguienses que marcaram a Cultura de Santa Marta de Penaguião, a agora denominada Cultura D’Ouro.

Para além do lançamento da nova marca, a Semana Cultural contou com o tradicional cortejo etnográfico, o espetáculo piromusical, a noite de cantares e de folclore, o desporto, a gastronomia, a demonstração de artes e ofícios, entre muitos outros momentos dignos de visita.

Uma edição que mereceu os mais alargados elogios de quem por lá mora e/ou passou.

Foto: CMSMP.

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Anadia assinala Dia Internacional da Juventude

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À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Anadia vai celebrar, no próximo dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, oferecendo diversas atividades culturais e desportivas às crianças e aos jovens portadores do Cartão Anadia Jovem.

Neste dia, o Município de Anadia dará a oportunidade às crianças e jovens de usufruírem, sem custos, de serviços disponibilizados em equipamentos de cultura e de desporto da autarquia. A comemoração da efeméride será, também, aproveitada para dar a conhecer o programa da Semana da Juventude que vai decorrer entre 19 e 24 de setembro.

Nas Piscinas Municipais, os portadores do Cartão Anadia Jovem terão entrada gratuita. O Cineteatro Anadia exibirá, pelas 21h00, o filme “Que mal fizemos todos a Deus”, com entrada livre para crianças e jovens até aos 30 anos, residentes no concelho. O Museu do Vinho Bairrada terá também entrada gratuita para jovens até aos 30 anos, residentes no concelho.

O Dia Internacional da Juventude é assinalado a 12 de agosto nos termos da resolução, tomada em 1999, pela Assembleia Geral da ONU, na sequência da recomendação emanada da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa, entre 8 e 12 de agosto de 1998.

Imagem: CMA.

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Empresa de Felgueiras adota medidas para fazer face à crise energética

“Nós estamos a poupar energia. Você também pode!”, salienta a Login Alpha

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Enquanto cresce o receio de uma crise energética na Europa e o governo português está preparar um plano com medidas para poupança de energia que deverá ser conhecido no final do mês, a Login Alpha, uma pequena empresa de Felgueiras que presta serviços na área da comunicação e marketing digital, decidiu implementar já algumas medidas.

A Login começou por cortar na iluminação e no ar condicionado: metade das luzes do seu escritório estão desligadas e o ar condicionado está, agora, regulado em 27 graus. Os computadores desligam-se na hora de almoço e não se deve deixar equipamentos, como impressoras ou máquina de café, em stand by quando não estão a ser utilizados. O mesmo acontece com os carregadores dos smartphones e tablets, que devem ser removidos das tomadas elétricas quando não estão a carregar os dispositivos. Sempre que possível, as deslocações são evitadas, sendo substituídas por chamadas telefónicas ou videochamadas. “E estamos todos de bom humor!”, diz a empresa.

“São pequenos gestos que é importante todos fazermos no nosso dia a dia, mais agora com a crise energética que se avizinha”, disse Pedro Fonseca, gerente da Login Alpha. “Sempre tivemos uma forte consciência ambiental na empresa, desde a escolha dos estores do nosso escritório, à iluminação ou à impressora energeticamente eficiente. Enquanto aguardamos as diretrizes do Governo para fazer face à crise energética, adotamos já este conjunto de medidas que, até ao momento, não nos têm causado constrangimentos no nosso trabalho do dia a dia”, sublinhou.

“Uma Agência de Marketing Digital que compreende a Indústria da Moda”, é assim que a Login se define. A empresa, que nasceu em 2018, trabalha principalmente com marcas de moda, calçado, têxteis e vestuário, e presta serviços na área do marketing e comunicação: gestão de redes sociais, publicidade digital, webdesign, branding, assessoria de comunicação. A agência foi criada para responder às necessidades das marcas e fabricantes da Indústria da Moda em busca de soluções de valor acrescentado no mundo online.

Foto: LA.

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