Connect with us

Atualidade

PSP comemora o 148º Aniversário do Comando Distrital de Leiria

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) celebrou, dia 17 de junho, o 148º aniversário do Comando Distrital de Leiria. A cerimónia terá lugar amanhã, dia 21 de junho, na sede do Comando.

Por decisão da Junta Geral do Distrito, em 17 de junho de 1874, sete anos após a promulgação da Carta de Lei de D. Luís I que criou o Corpo de Polícia Civil nas cidades do Porto e de Lisboa, foi criada a Polícia Civil de Leiria, tornando-se assim o terceiro distrito onde foi criada uma Polícia Civil.

Em 1928, um ano após a criação formal da PSP, que passou a integrar sob uma estrutura nacional os diversos corpos de Polícia Civil existentes, a Polícia passou a estar presente no concelho das Caldas da Rainha, seguindo-se o concelho de Peniche em 1932, Alcobaça em 1950, Marinha Grande em 1951, Nazaré em 1956 e Pombal em 1985. Em 2008, foi criada a Esquadra de Marrazes (Leiria), a mais recente subunidade do Comando Distrital de Leiria.

Atualmente, a área de responsabilidade territorial do Comando Distrital de Leiria é de 201 km², com uma densidade populacional de 889 habitantes/km² (cerca de 178.700 habitantes), repartido pelas cidades de Leiria, Pombal, Marinha Grande, Alcobaça, Caldas da Rainha, Peniche e vila da Nazaré.

O Comando Distrital de Leiria apresenta uma atividade operacional de relevo que, em 2021, resultou na detenção de 426 cidadãos na sequência de vários ilícitos criminais, destacando-se, entre outros:

. 161 por condução de veículo sem habilitação legal;

. 109 por condução de veículo em estado de embriaguez;

. 36 por tráfico de estupefaciente.

Importa, ainda, salientar que a criminalidade violenta e grave diminuiu cerca de 13,3 % face ao ano de 2020.

O Comando Distrital de Leiria tem estabelecido diversas parcerias ao longo dos anos, tanto com o objetivo de aumentar a segurança do próprio distrito e dos seus cidadãos, como de trabalhar em união de esforços com a comunidade, nomeadamente a escolar, sendo de destacar:

. Cooperação técnico-policial e o intercâmbio de informações com a Polícia Nacional de Espanha e, já em 2022, com a Polícia Nacional Francesa;

. Parceria em Peniche no âmbito do projeto KHER NEVO, promovido pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego – Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais, cofinanciado pelo PO ISE, Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu;

. Parceria com a Escola Técnica e Empresarial do Oeste no que concerne à colaboração no processo educativo em matéria de estágios de alunos do curso de Técnicos de Assessoria Jurídica;

. Celebração de Protocolo com o Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência de Pombal (GAVV).

O lema “Vigilantes pela Segurança”, que consta no brasão do Comando Distrital de Leiria, representa um dos inúmeros compromissos da Polícia de Segurança Pública: o de zelar, constantemente, pela segurança de todos.

Foto e imagem: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Mais de 2 500 alunos fizeram “Brincadeiras sem Tempo” comemorando o Dia Mundial da Criança

“Crianças felizes serão adultos saudáveis”

Publicado

on

Terminaram hoje as comemorações do Dia Mundial da Criança, promovidas pela Câmara Municipal de Barcelos. Ao longo de três dias repletos de grande animação e festa, mais de 2 500 mil crianças do ensino público de Barcelos celebraram o Dia Mundial da Criança, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar.

No evento, participaram alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, de escolas que previamente se inscreveram nesta iniciativa. Sob o lema “Brincadeiras Sem Tempo”, todas as jornadas se realizaram em contacto com a Natureza, num vasto programa de animação. Tratou-se, como explica a Vereadora do pelouro da Educação, Mariana Carvalho, de uma “iniciativa muito gratificante que dá consequência a um projeto municipal que temos tentado implementar desde o início do ano letivo, quando oferecemos a todas as turmas da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo uma caixa com jogos tradicionais e livro original editado pelo Município”. O objetivo principal, acrescenta a Vereadora, “é que os meninos possam divertir-se com as caixinhas de jogos, na certeza de que crianças felizes vão ser seguramente adultos muito saudáveis”.

Foto: CMB.

Nos três dias em que decorreu a celebração do Dia Mundial da Crianças, os alunos participaram, de forma lúdica e divertida, nos jogos tradicionais: lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros.

Para a concretização do programa de atividades do Dia Mundial da Criança, a Câmara de Barcelos mobilizou equipas compostas por elementos de todos os serviços municipais e assegurou transporte e lanche a todas as crianças. Uma palavra muito especial, também, para os alunos da Escola Secundária de Barcelos que deram apoio logístico neste evento.

Foto: CMB.

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos participa no 1º Encontro Nacional do Programa “Diabetes em Movimento” da DGS – Direção Geral da Saúde

Publicado

on

Barcelos participou no I Encontro Nacional do Programa “Diabetes em Movimento”, que se realizou na cidade da Covilhã, um evento que reuniu 800 participantes de 42 municípios de todo o país. Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar para a importância do exercício físico como parte integrante do tratamento da diabetes tipo 2.

O Município de Barcelos, que integra este programa, esteve presente com uma delegação de trinta pessoas, entre utentes, técnicos e enfermeiros que assim tiveram a oportunidade de participar numa série de atividades dedicadas ao exercício físico, e que, ao mesmo tempo, promoveram o convívio e a troca de experiências entre os diversos grupos presentes.

No encontro, esteve presente André Peralta-Santos, Subdiretor-Geral da Saúde, que destacou que esta é uma “iniciativa bandeira da DGS”, exemplo do potencial de articulação entre as Unidades Locais de Saúde (que integram atualmente os hospitais e os centros de saúde), os Municípios, as Instituições do Ensino Superior, e os “Clubes e Associações Desportivas” na resposta a um dos principais desafios de saúde pública da atualidade.

Na época 2023/2024, o Programa Nacional “Diabetes em Movimento” está implementado em 42 municípios: Albufeira, Amarante, Armamar, Arouca, Barcelos, Braga, Castelo de Paiva, Covilhã, Esposende, Faro, Felgueiras, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Horta, Lagos, Lamego, Lousada, Marinha Grande, Mêda, Moimenta da Beira, Odivelas, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Portimão, Rio Maior, Santo Tirso, São João da Pesqueira, Sines, Sintra, Tabuaço, Tarouca, Tavira, Tondela, Trofa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

Em 2022, o “Diabetes em Movimento” foi considerado pela Comissão Europeia como a melhor prática europeia de promoção da saúde, prevenção da doença, e controlo das doenças crónicas – o que demonstra a elevadíssima qualidade do trabalho de todos os profissionais que coordenam e implementam este programa.

Diabetes em Movimento em Barcelos

O “Diabetes em Movimento” é um programa comunitário para pessoas com diabetes tipo 2, e está a ser desenvolvido no concelho de Barcelos, através de uma parceria entre a Câmara Municipal, o ACES Cávado III – Barcelos/Esposende e a Administração Regional de Saúde do Norte.

No Pavilhão Municipal de Adães, as sessões de exercício físico decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs, das 09h00 às 10h30. As atividades são dinamizadas por profissionais licenciados em exercício e educação física e por enfermeiros. A participação é gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Barcelos e Barcelinhos.

É um programa multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente, onde são usadas estratégias de exercício de elevada aplicabilidade, desenvolvidas com recursos materiais mínimos e de baixo custo.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município avança com requalificação do Centro de Saúde de Sangalhos

Publicado

on

O Município de Anadia deliberou, na sua reunião de executivo, esta terça-feira, 28 de maio, lançar o concurso público para a empreitada de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Sangalhos, com um preço base de 631.741,50€ (acrescido de Iva), com um prazo de execução de oito meses.

A intervenção impõe-se devido ao facto de o equipamento não reunir as condições adequadas que contribuam para alcançar maior eficiência no desempenho dos profissionais daquela entidade, por forma a garantir a melhor prestação do serviço aos cidadãos da freguesia de Sangalhos.

O edifício irá ser alvo de intervenção ao nível da cobertura, caixilharias, eficiência energética, climatização e espaços exteriores, dotando assim as instalações de meios físicos, tecnológicos e humanos satisfatórios, para que se possa proporcionar uma resposta adequada ao desempenho da missão e de qualidade nos cuidados prestados.

No decorrer da empreitada os serviços de saúde irão funcionar, temporariamente, no edifício dos antigos CTT, na Rua do Comércio, que, entretanto, irá sofrer obras de adaptação e melhoramentos.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas