Connect with us

Atualidade

Oeiras: Mega operação “LOKI”, da PSP, desmantela rede criminosa

12 suspeitos detidos e apreende 87 quilos de Haxixe

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, após um aturado trabalho de investigação que se estendeu ao longo do último ano, identificou e desmantelou um grupo organizado de indivíduos que se dedicava ao Tráfico de Estupefacientes em diversas vertentes que foram escalpelizadas e que redundaram na emissão de seis Mandados de Detenção e de quarenta Mandados de Busca e Apreensão a residências, garagens e veículos, localizados em todo território nacional.

As ações operacionais, ainda em curso, foram cumpridas em duas fases, no seguimento de uma estratégia delineada que visava anular as várias vertentes desta organização criminosa bem estruturada.

Iniciaram-se no dia 18 de maio, em vários locais dos concelhos de Oeiras, Sintra e Cascais, visando inicialmente a detenção do núcleo duro da organização, composto pelo cabecilha, colaboradores próximos e distribuidores de estupefacientes, num total de sete homens, com idades compreendidas ente os 17 e os 36 anos, indiciados pela autoria dos crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes, branqueamento de capitais, posse de arma proibida e condução sem habilitação legal.

Numa outra vertente da atividade ilícita, esta organização anunciava os estupefacientes num “mercado virtual” proporcionado por grupos privados da aplicação Telegram, onde vários revendedores lhes adquiriam diversas qualidades e quantidades de narcóticos, os quais eram posteriormente enviados aos seus destinatários através de serviços postais, depois de aqueles terem realizado os pagamentos correspondentes, o que acontecia principalmente através da aplicação MBWay.

Foram identificados vários destinatários desses envios, residentes nos distritos de Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Vila Real, Viseu e na região autónoma da Madeira, os quais foram visados na segunda fase da operação, iniciada no dia 20-05-2024, com ações de busca a serem desencadeadas numa operação que envolveu os dispositivos de investigação criminal da PSP e da GNR e que culminou com a detenção de 5 (cinco) suspeitos adicionais, com idades compreendidas ente os 22 e os 44 anos de idade.

A investigação iniciada em maio do ano transato permitiu identificar o líder desta organização, um homem de 36 anos, residente no concelho de Sintra e com um vasto cadastro ligado ao tráfico de drogas. Os investigadores concluíram que o cabecilha, através de várias valências, adquiria e fazia chegar elevadas quantidades de estupefacientes ao distrito de Lisboa, redistribuindo posteriormente Haxixe, Cocaína, MDMA e Liamba a vários traficantes de menor monta, localizados em todo território nacional.

Como resultado das buscas que foram cumpridas até ao momento, foi possível à PSP realizar as seguintes apreensões: 1 arma de fogo; 1 arma branca; várias munições de diversos calibres; 173.000 doses diárias de Haxixe; 400 doses diárias de Liamba; 210 doses diárias de Ecstasy; 25 doses diárias de Cocaína; 6 balanças de precisão; 21.630,00 euros em notas do BCE. 1 motociclo; e 4 veículos automóveis;

Os detidos foram presentes a 1º Interrogatório Judicial, junto da Comarca de Lisboa Oeste, sendo decretadas as medidas de coação mais gravosa de Prisão Preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas