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Procura por explicadores dispara 150% em janeiro

O drama criado pela pandemia na (des)motivação para aprender onde 20% dos jovens portugueses está sem qualquer acompanhamento

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A procura por explicadores disparou 150% em janeiro face a dezembro devido às dificuldades de aprendizagem provocadas pelos isolamentos de crianças e jovens um pouco por todo o país, algo pouco habitual nesta altura do ano, revela a APP Fixando depois de uma análise ao mercado e a pedidos de 3.800 clientes.

Segundo a Fixando, os picos de procura registam-se mais em setembro, no período de início de aulas, e em junho, época de testes e exames para muitos estudantes.

“Acreditamos que estes números são consequência do elevado número de casos de infeção por COVID-19 entre os mais jovens, que não conseguem ter o mesmo acompanhamento em casa comparando com a escola”, alerta Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, que liga clientes a especialistas de todas as áreas dos serviços em todo o território nacional.

A análise adianta que mais de 50% dos inquiridos revelou, ainda, que já recorreu ou vai recorrer a explicações e grupos de estudo para ajudar os filhos na escola, apesar do esforço extra no orçamento doméstico que em média se localiza nos €75/mês.

Ficou a saber-se, também, que 68% dos inquiridos já tiveram filhos em isolamento, no entanto, 40% não teve qualquer aula online a partir de casa e 20% não recebeu qualquer tipo de acompanhamento durante o isolamento.

A Confederação Nacional de Associações de Pais, já em janeiro, apelara às escolas para reforçarem os esforços para fazer frente a este problema, sendo que o acompanhamento dos jovens isolados através de aulas online é já previsto pelo Ministério da Educação.

No entanto, com o pico da 5ª vaga, este cenário multiplicou-se por milhares de famílias. Só na primeira semana de aulas após a interrupção de Natal, entre 10 e 18 de janeiro, quase 100 mil jovens e crianças testaram positivo à COVID-19. Esse número subiu para cerca de 115 mil na semana seguinte.

A análise da Fixando revela, ainda, que 44% dos encarregados de educação afirma que a pandemia está a ter um impacto muito negativo no sucesso escolar dos seus filhos. Apesar de cerca de 68% indicar que ajuda as crianças com os trabalhos da escola, 33% considera muito difícil fazê-lo.

O que dizem os explicadores:

Do lado do mercado da oferta, ficou-se a saber pelos explicadores que a pandemia trouxe para todos os alunos, tanto crianças, como adultos, consequências ao nível da aprendizagem muito graves.

“Sinto que os alunos, acima de tudo, no caso das crianças, têm uma dificuldade ao nível da atenção/concentração, enquanto do lado dos adultos, ao nível de uma língua estrangeira, sinto que têm uma dificuldade grande a motivarem-se para aprender algo novo”, garante Tiago Ribeiro, explicador de inglês em Lisboa.

Segundo este profissional, não restam dúvidas de que a pandemia, em relação às crianças, trouxe uma desmotivação total por tornarem a aprender e o regresso gradual às aulas presenciais – bem como o reforço das explicações – ajudará a retomar o processo de motivação.

“Os alunos acabam por se desinteressar mais facilmente e depois, na hora de necessitarem dos conteúdos, sentem que não os aprenderam mesmo e realmente são os próprios alunos que, muitas vezes, procuram essa ajuda, porque têm essa noção de que precisam mesmo”, realça Carla Cunha, professora de Setúbal no Secundário e Ensino Superior, para as áreas das Ciências Exatas, ou seja, Matemática, Biologia e Bioquímica.

Foto: DR.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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