Connect with us

Atualidade

Procura por explicadores dispara 150% em janeiro

O drama criado pela pandemia na (des)motivação para aprender onde 20% dos jovens portugueses está sem qualquer acompanhamento

Publicado

on

A procura por explicadores disparou 150% em janeiro face a dezembro devido às dificuldades de aprendizagem provocadas pelos isolamentos de crianças e jovens um pouco por todo o país, algo pouco habitual nesta altura do ano, revela a APP Fixando depois de uma análise ao mercado e a pedidos de 3.800 clientes.

Segundo a Fixando, os picos de procura registam-se mais em setembro, no período de início de aulas, e em junho, época de testes e exames para muitos estudantes.

“Acreditamos que estes números são consequência do elevado número de casos de infeção por COVID-19 entre os mais jovens, que não conseguem ter o mesmo acompanhamento em casa comparando com a escola”, alerta Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, que liga clientes a especialistas de todas as áreas dos serviços em todo o território nacional.

A análise adianta que mais de 50% dos inquiridos revelou, ainda, que já recorreu ou vai recorrer a explicações e grupos de estudo para ajudar os filhos na escola, apesar do esforço extra no orçamento doméstico que em média se localiza nos €75/mês.

Ficou a saber-se, também, que 68% dos inquiridos já tiveram filhos em isolamento, no entanto, 40% não teve qualquer aula online a partir de casa e 20% não recebeu qualquer tipo de acompanhamento durante o isolamento.

A Confederação Nacional de Associações de Pais, já em janeiro, apelara às escolas para reforçarem os esforços para fazer frente a este problema, sendo que o acompanhamento dos jovens isolados através de aulas online é já previsto pelo Ministério da Educação.

No entanto, com o pico da 5ª vaga, este cenário multiplicou-se por milhares de famílias. Só na primeira semana de aulas após a interrupção de Natal, entre 10 e 18 de janeiro, quase 100 mil jovens e crianças testaram positivo à COVID-19. Esse número subiu para cerca de 115 mil na semana seguinte.

A análise da Fixando revela, ainda, que 44% dos encarregados de educação afirma que a pandemia está a ter um impacto muito negativo no sucesso escolar dos seus filhos. Apesar de cerca de 68% indicar que ajuda as crianças com os trabalhos da escola, 33% considera muito difícil fazê-lo.

O que dizem os explicadores:

Do lado do mercado da oferta, ficou-se a saber pelos explicadores que a pandemia trouxe para todos os alunos, tanto crianças, como adultos, consequências ao nível da aprendizagem muito graves.

“Sinto que os alunos, acima de tudo, no caso das crianças, têm uma dificuldade ao nível da atenção/concentração, enquanto do lado dos adultos, ao nível de uma língua estrangeira, sinto que têm uma dificuldade grande a motivarem-se para aprender algo novo”, garante Tiago Ribeiro, explicador de inglês em Lisboa.

Segundo este profissional, não restam dúvidas de que a pandemia, em relação às crianças, trouxe uma desmotivação total por tornarem a aprender e o regresso gradual às aulas presenciais – bem como o reforço das explicações – ajudará a retomar o processo de motivação.

“Os alunos acabam por se desinteressar mais facilmente e depois, na hora de necessitarem dos conteúdos, sentem que não os aprenderam mesmo e realmente são os próprios alunos que, muitas vezes, procuram essa ajuda, porque têm essa noção de que precisam mesmo”, realça Carla Cunha, professora de Setúbal no Secundário e Ensino Superior, para as áreas das Ciências Exatas, ou seja, Matemática, Biologia e Bioquímica.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas