Connect with us

Atualidade

Anadia: Rede Social reúne em plenário

Publicado

on

O Conselho Local de Ação Social de Anadia (CLASA) da Rede Social reuniu, em plenário, os seus parceiros, na passada quinta-feira, 3 de fevereiro, no auditório do Museu do Vinho Bairrada.

Da ordem de trabalhos há a destacar a adesão do Colégio da Curia à Rede Social de Anadia, a qual foi aprovada, por unanimidade, passando agora este organismo a contar com um total de 55 parceiros. A Diretora do Colégio, Maria Manuel Vicetro, deu a conhecer, em traços gerais, a instituição, fundada em 1996, bem como o trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo destes anos.

O Plenário aprovou, também por unanimidade, um parecer favorável ao aumento da capacidade que a Casa do Povo de Amoreira da Gândara pretende efetuar no Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) de 50 para 60 clientes. O pedido de aumento tem em conta o número de pedidos que, ultimamente, têm chegado à Instituição a solicitar este serviço. De sublinhar que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) mais próximas, localizadas em Paredes do Bairro e na Pedralva, têm as vagas todas preenchidas.

Outro dos pontos da ordem de trabalhos prendeu-se com o projeto “Lab Center Agilidades”. A sua coordenadora, Marlene Rosa, fez um ponto da situação relativamente ao mesmo, dizendo que, atualmente 13 IPSS do concelho estão envolvidas nesta iniciativa. Aquela responsável aproveitou, ainda, para fazer a entrega do terceiro kit da atividade a algumas Instituições. Um jogo musical que trabalha as questões da estimulação cognitiva da população mais idosa, entre outras áreas.

A vereadora da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira, realçou a “mais-valia” deste projeto para os seniores. Deixou uma palavra de agradecimento à promotora do projeto e às IPSS que acolheram esta atividade com o intuito de “melhorarem a qualidade de vida dos seus idosos”.

A autarca anunciou, ainda, que em perspetiva está a realização de um Bootcamp social, envolvendo todas as Instituições de Solidariedade Social do concelho, em data a anunciar, dependendo da evolução da pandemia.

A sessão terminaria com a divulgação/apresentação, por parte da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, do Centro de Intervenção Comunitária à Pessoa com Demência e Cuidadores. Este Centro é especializado na doença de Alzheimer e outras demências e presta serviços integrados e diferenciados adequados a cada doente de Alzheimer. Colabora com os prestadores de cuidados informais e família. Desenvolve ainda grupos de autoajuda com cuidadores informais e grupos psicoeducativos.

Foto: CMA.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas