Connect with us

Atualidade

“Os Verdes” deixam alerta de que os distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre podem vir a sofrer maior “interiorização” por via da linha de Alta Velocidade

Publicado

on

“Os Verdes” consideram “inaceitável a possibilidade da nova linha de Alta Velocidade (AV) poder levar a uma ‘desqualificação’ encapotada da Linha do Norte, ficando esta fundamentalmente vocacionada para serviços regionais, suburbanos e mercadorias, o que poria em causa as funções que hoje desempenha em relação aos distritos de Santarém, de Castelo Branco e de Portalegre e à ligação internacional (Elvas/Badajoz), na resposta que dá em transporte rápido de passageiros, na ligação ao Norte e ao Sul do país”, refere o partido em nota.

Como tal, depois de anunciado a 15 de março, o Plano Nacional de Investimentos para 2030 (PNI 2030), “no qual este problema se mantém, e considerando que a versão final do Plano Ferroviário Nacional anunciada para esse mesmo mês continua por apresentar”, considera o partido, este acaba de pedir reuniões com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e à Administração da CP para abordar novamente as implicações da construção da linha de AV Lisboa/Porto sobre a circulação “rápida” (IC/Alfas) na linha do Norte.

Estas reuniões não são as primeiras que “Os Verdes” realizam com estas entidades com vista a abordar esta questão. Em 2020, “Os Verdes” colocaram a sua preocupação ao Ministro no quadro de uma reunião do Orçamento do Estado 2021 e expressaram o mesmo, posteriormente, em plenário da Assembleia da República. O PEV reuniu, ainda, com o Secretário de Estado dos Transportes, a 17 de dezembro de 2020, e com o Presidente da CP a 17 de março de 2021, com o mesmo intento, tendo emitido um comunicado público sobre o assunto em21 de dezembro de 2020.

Por outro lado, no dia 19 de março de 2021, “Os Verdes” promoveram uma “Conversa Ecologista” (online – no período pandémico) para a qual convidaram autarcas destes distritos, por forma a alertar para o problema.

Assim, e citando, “Os Verdes” pretendem que:

«1 – Seja preservada na Linha do Norte uma resposta ferroviária rápida e funcional (Alfas/Intercidades) e a sua articulação com a Linha AV Lisboa/Porto, por forma a que as estações de Santarém e do Entroncamento continuem a assegurar e melhorem o serviço rápido de transporte de passageiros, na ligação do distrito de Santarém, do distrito de Castelo Branco (ligação com linha da Beira Baixa), do distrito de Portalegre (ligação com linha do Leste) e  na ligação internacional (Elvas/Badajoz), a Lisboa e ao Porto;

2 – “Os Verdes” querem, ainda, que o Governo recoloque a construção da variante à cidade de Santarém, retirada do PNI 2020/2030, como um investimento ferroviário prioritário, atendendo aos impactos negativos que o atual traçado provoca sobre as encostas do Planalto Scalabitano e dos quais decorrem riscos para os moradores e monumentos ali existentes e para a própria linha ferroviária. Estes impactos, há muito referência nos relatórios do LNEC, inúmeras vezes comprovados por derrocadas, têm origem na passagem dos comboios mais rápidos, com composições mais longas e mais pesados, nomeadamente os de mercadorias. Esta foi também uma das razões pelas quais neste troço a velocidade do Alfa Pendular foi sempre reduzida.

3 – “Os Verdes” querem, ainda, que seja revisto o referido traçado à cidade de Santarém, visto que o traçado que em 2008 foi adotado pela REFER tinha impactos negativos inaceitáveis sobre a malha urbana consolidada da cidade, em concreto na Portela das Padeiras, pondo em causa a qualidade de vida das populações ali residentes. Para além disso, a localização da nova estação, na Portela das Padeiras, poria em causa as funções que esta estação presta a outros concelhos ribatejanos, como Almeirim, Alpiarça ou Cartaxo, pela inadequação das acessibilidades a uma zona da cidade já bastante congestionada pelo trânsito automóvel.

“Os Verdes” não podem aceitar que um novo investimento no litoral do país seja causa ou pretexto para se desinvestir noutros distritos, agravando e alastrando a interiorização do país até à capital ribatejana, Santarém, fragilizar e desequilibrar a rede ferroviária nacional como um todo, e continuar a adiar a resolução de problemas de longa data, incluindo de segurança em passagens de nível e obras de arte, em vários pontos há muito identificados, e sobre os quais existem compromissos assumidos pela Administração Central para com autarcas e populações.

Neste sentido, “Os Verdes” vão desencadear um conjunto de ações para sensibilizar os autarcas dos distritos afetados e vão promover uma campanha de mobilização dos utentes da linha do Norte com particular incidência nestes distritos.»

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Mais de 2 500 alunos fizeram “Brincadeiras sem Tempo” comemorando o Dia Mundial da Criança

“Crianças felizes serão adultos saudáveis”

Publicado

on

Terminaram hoje as comemorações do Dia Mundial da Criança, promovidas pela Câmara Municipal de Barcelos. Ao longo de três dias repletos de grande animação e festa, mais de 2 500 mil crianças do ensino público de Barcelos celebraram o Dia Mundial da Criança, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar.

No evento, participaram alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, de escolas que previamente se inscreveram nesta iniciativa. Sob o lema “Brincadeiras Sem Tempo”, todas as jornadas se realizaram em contacto com a Natureza, num vasto programa de animação. Tratou-se, como explica a Vereadora do pelouro da Educação, Mariana Carvalho, de uma “iniciativa muito gratificante que dá consequência a um projeto municipal que temos tentado implementar desde o início do ano letivo, quando oferecemos a todas as turmas da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo uma caixa com jogos tradicionais e livro original editado pelo Município”. O objetivo principal, acrescenta a Vereadora, “é que os meninos possam divertir-se com as caixinhas de jogos, na certeza de que crianças felizes vão ser seguramente adultos muito saudáveis”.

Foto: CMB.

Nos três dias em que decorreu a celebração do Dia Mundial da Crianças, os alunos participaram, de forma lúdica e divertida, nos jogos tradicionais: lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros.

Para a concretização do programa de atividades do Dia Mundial da Criança, a Câmara de Barcelos mobilizou equipas compostas por elementos de todos os serviços municipais e assegurou transporte e lanche a todas as crianças. Uma palavra muito especial, também, para os alunos da Escola Secundária de Barcelos que deram apoio logístico neste evento.

Foto: CMB.

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos participa no 1º Encontro Nacional do Programa “Diabetes em Movimento” da DGS – Direção Geral da Saúde

Publicado

on

Barcelos participou no I Encontro Nacional do Programa “Diabetes em Movimento”, que se realizou na cidade da Covilhã, um evento que reuniu 800 participantes de 42 municípios de todo o país. Esta iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar para a importância do exercício físico como parte integrante do tratamento da diabetes tipo 2.

O Município de Barcelos, que integra este programa, esteve presente com uma delegação de trinta pessoas, entre utentes, técnicos e enfermeiros que assim tiveram a oportunidade de participar numa série de atividades dedicadas ao exercício físico, e que, ao mesmo tempo, promoveram o convívio e a troca de experiências entre os diversos grupos presentes.

No encontro, esteve presente André Peralta-Santos, Subdiretor-Geral da Saúde, que destacou que esta é uma “iniciativa bandeira da DGS”, exemplo do potencial de articulação entre as Unidades Locais de Saúde (que integram atualmente os hospitais e os centros de saúde), os Municípios, as Instituições do Ensino Superior, e os “Clubes e Associações Desportivas” na resposta a um dos principais desafios de saúde pública da atualidade.

Na época 2023/2024, o Programa Nacional “Diabetes em Movimento” está implementado em 42 municípios: Albufeira, Amarante, Armamar, Arouca, Barcelos, Braga, Castelo de Paiva, Covilhã, Esposende, Faro, Felgueiras, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Horta, Lagos, Lamego, Lousada, Marinha Grande, Mêda, Moimenta da Beira, Odivelas, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Portimão, Rio Maior, Santo Tirso, São João da Pesqueira, Sines, Sintra, Tabuaço, Tarouca, Tavira, Tondela, Trofa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

Em 2022, o “Diabetes em Movimento” foi considerado pela Comissão Europeia como a melhor prática europeia de promoção da saúde, prevenção da doença, e controlo das doenças crónicas – o que demonstra a elevadíssima qualidade do trabalho de todos os profissionais que coordenam e implementam este programa.

Diabetes em Movimento em Barcelos

O “Diabetes em Movimento” é um programa comunitário para pessoas com diabetes tipo 2, e está a ser desenvolvido no concelho de Barcelos, através de uma parceria entre a Câmara Municipal, o ACES Cávado III – Barcelos/Esposende e a Administração Regional de Saúde do Norte.

No Pavilhão Municipal de Adães, as sessões de exercício físico decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs, das 09h00 às 10h30. As atividades são dinamizadas por profissionais licenciados em exercício e educação física e por enfermeiros. A participação é gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Barcelos e Barcelinhos.

É um programa multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente, onde são usadas estratégias de exercício de elevada aplicabilidade, desenvolvidas com recursos materiais mínimos e de baixo custo.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município avança com requalificação do Centro de Saúde de Sangalhos

Publicado

on

O Município de Anadia deliberou, na sua reunião de executivo, esta terça-feira, 28 de maio, lançar o concurso público para a empreitada de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Sangalhos, com um preço base de 631.741,50€ (acrescido de Iva), com um prazo de execução de oito meses.

A intervenção impõe-se devido ao facto de o equipamento não reunir as condições adequadas que contribuam para alcançar maior eficiência no desempenho dos profissionais daquela entidade, por forma a garantir a melhor prestação do serviço aos cidadãos da freguesia de Sangalhos.

O edifício irá ser alvo de intervenção ao nível da cobertura, caixilharias, eficiência energética, climatização e espaços exteriores, dotando assim as instalações de meios físicos, tecnológicos e humanos satisfatórios, para que se possa proporcionar uma resposta adequada ao desempenho da missão e de qualidade nos cuidados prestados.

No decorrer da empreitada os serviços de saúde irão funcionar, temporariamente, no edifício dos antigos CTT, na Rua do Comércio, que, entretanto, irá sofrer obras de adaptação e melhoramentos.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas