Connect with us

Atualidade

No Dia Nacional da Água, “Os Verdes” realizam caminhada pelo Mondego entre a Lapa do Lobo (Nelas) e Oliveira do Conde (Carregal do Sal)

Publicado

on

Anteontem, dia 01 de outubro, Dia Nacional da Água, o Partido Ecologista “Os Verdes”, realizou uma Caminhada Verde, no Mondego, entre a Lapa do Lobo (Nelas) e a Praia Fluvial Pé Rodrigo (Oliveira do Conde, Carregal do Sal) com o objetivo de alertar, ouvir e intervir sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica do Mondego, o maior rio que nasce e desagua em Portugal.

No início da caminhada de 10km, que contou com a participação de dirigentes e ativistas de Os Verdes, foi realizado o enquadramento da iniciativa, onde se realçou a importância da água para a biodiversidade e qualidade de vida da população, assim como, a necessidade de preservar este bem essencial à vida do planeta. Marcaram presença no início da caminhada, para deixarem palavras de apreço para com a iniciativa, o Presidente da Junta de Freguesia de Lapa do Lobo e demais membros do executivo, e os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia, Fernando Carreira, e na Assembleia Municipal, João Paulo Almeida.

A caminhada iniciou-se precisamente junto à ETAR, uma infraestrutura construída há relativamente pouco tempo, depois da pressão constante de Os Verdes e dos eleitos da CDU que, sucessivamente, denunciaram a escorrência de esgotos a céu aberto na Lapa do Lobo.  A intervenção do PEV não se tem pautado apenas na freguesia. Nos últimos anos, o PEV fez chegar à Assembleia da República inúmeras perguntas sobre as descargas de efluentes no domínio público hídrico sem o devido tratamento, ou com tratamento deficitário, em Nelas e Carregal do Sal.

“Não obstante da constante denúncia de Os Verdes dos inúmeros atentados ambientais na bacia do Mondego, muitos dos quais associados às debilidades de tratamento dos efluentes pelas ETAR, neste troço do Mondego, foi possível constatar, além do reduzido caudal, que as águas se encontravam com algas apresentando uma cor esverdeada, ou seja, encontram-se eutrofizadas, processo que está associado, não só, ao baixo caudal (águas paradas) e a temperatura elevadas, mas sobretudo à poluição que aumenta as concentrações de nutrientes (azoto e fosfato) nas massas de ar”, refere o PEV.

No percurso da caminhada, Os Verdes puderam, igualmente, constatar a proliferação de espécies invasoras no vale e margens do Mondego, sobretudo acácias, assim como foi possível observar espécies aquáticas invasoras como é o caso do Lagostim-vermelho-da-luisiana.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo país, orientado para o contacto próximo com as populações e abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais.

Foto: PEV.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas