Connect with us

Atualidade

Fadista Sara Correia no FIMUV para cantar “Do Coração”

Sábado, às 22h00, no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira

Publicado

on

Diz-se portadora de uma alma jovem e de uma alma antiga. Ambas convivem no mesmo corpo, expressando-se através de uma voz que, em Sara Correia, é consagrada ao fado tradicional, mas se distingue pela sua voz grave e pela sua escolha de letras e histórias. Na sua passagem pelo FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão, a cantora apesentará o álbum “Do Coração”, que, lançado sob as restrições da pandemia e reeditado em 2022, justifica agora uma interpretação particularmente emotiva, marcada pelo receio de que a crise gerada pela guerra possa em breve restringir de novo a atividade cultural.

Antecipado como um dos pontos-altos da 45ª edição do certame, o concerto que o FIMUV apresenta no próximo sábado será protagonizado pela fadista Sara Correia, que levará ao Cineteatro António Lamoso os temas do disco homónimo que a deu a conhecer como um dos novos valores da canção nacional e composições mais recentes do álbum “Do Coração”, concluído antes da pandemia de COVID-19. Devido às restrições sanitárias de 2020, esses novos fados mantiveram-se afastados do palco durante largos meses, mas, quando a digressão pôde, finalmente, arrancar e Sara Correia viveu-a com especial entrega, considerando o que a tournée representava de contraste com o confinamento anterior. Depois de o sucesso desse disco ter justificado uma reedição melhorada do original, a fadista voltou aos palcos com relativa tranquilidade, mas, perante as circunstâncias económicas e sociais da atualidade, o concerto no FIMUV motiva na artista uma nova intensidade interpretativa, gerada pelo receio de que a crise possa obrigar o público a colocar novamente a cultura em segundo plano.

Recordando o início de 2020, quando o disco “Do Coração” já estava concluído, mas o seu lançamento foi adiado devido à pandemia, Sara Correia revela: “O meu álbum estava pronto a sair e tínhamos delineado um plano com meios de comunicação e concertos importantes, dentro e fora do país, quando, de repente, caiu a pandemia e aconteceu tudo o que já sabemos. Lembro-me de, na altura, ter ficado completamente de rastos, desiludida. Frustrada por querer tanto lançar o disco, querer mostrá-lo ao mundo e não poder”. A experiência foi “muito má”, com momentos “muito difíceis e confusos” face à “urgência de cantar”, mas a artista reconhece hoje alguns aspetos positivos a esse mesmo período. “Deu para refletir noutros assuntos, procurar novos caminhos e também para termos mais tempo livre para nós próprios”, confessa.

A espera pela divulgação plena do álbum não impediu, contudo, o reconhecimento púbico quanto aos méritos do disco, que, lançado em setembro de 2020, pouco depois era nomeado para a categoria latina do mais importante prémio internacional de música, o Grammy, e integrou a short list dos candidatos a Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. O disco venceu, ainda, o Prémio Play de Melhor Álbum de Fado, confirmando os motivos pelos quais artistas consagrados como António Zambujo, Carolina Deslandes, Luísa Sobral e Dino d’Santiago se dizem admiradores da fadista. O mesmo acontece com Pedro Abrunhosa, que, em fevereiro de 2022, convidou Sara Correia para o acompanhar no tema “Que o Amor te Salve nesta Noite Escura”, cujas receitas reverteram para uma organização de apoio à comunidade ucraniana no contexto da guerra.

Uma “pechinchinha” a preços entre os 5 e os 10 euros

No Cineteatro António Lamoso, Sara Correia vai atuar com a sua “família de sempre”: “na guitarra portuguesa, Ângelo Freire, na viola e direção musical, Diogo Clemente, no baixo, Frederico Gato, e na bateria, Joel Silva” – todos “músicos de excelência”, aos quais a artista juntará a voz rouca de alto-contralto que a tornou conhecida no meio musical pelo epíteto de “o furacão do Fado”.

Uma das composições mais esperadas da noite é “Quero é Viver”, que, a partir de um original de 1983 de António Variações, se tornou o tema principal da telenovela da TVI com o mesmo nome, integrando desde março a reedição do último disco da cantora, agora designado “+ Do Coração”. Outros temas anunciados para a set list do espetáculo são “Se o mundo dá tantas”, “O meu bom ar” e “Pechinchinha”, assim como uma reinterpretação de “Estranha forma de vida”, em homenagem a Amália Rodrigues, cujo centenário se assinalou em 2020 e que desde os anos 50 tinha nesse fado um dos temas mais célebres da sua carreira.

A preços entre os 5 e os 10 euros, o concerto de Sara Correia no FIMUV constituirá, assim, não apenas, um momento de usufruto cultural coletivo de elevado nível técnico e artístico, mas também, uma oportunidade para os artistas em palco e os respetivos espectadores partilharem uma reflexão quanto à influência da música nas suas vidas. Perante os elevados níveis de inflação e uma crise económica generalizada, a fadista acredita que todos comungam de preocupações idênticas quanto ao futuro de curto e médio prazo e expõe as suas: “Penso que talvez seja mais difícil as pessoas pagarem bilhetes para ver concertos, devido à carga de despesas que veem aumentar de dia para dia. Para nós, artistas, também fica tudo mais difícil, pois não temos apoios quase nenhuns. Quando as coisas ficarem mais caras, isso levará as pessoas a fazerem escolhas e a cultura poderá ser relegada para um plano secundário. O meu desejo é que isso não chegue a acontecer. Porque não há maior riqueza do que a cultura – e nenhuma maior do que a música, em particular”.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas