Connect with us

Atualidade

Évora Wine está de volta e junta vinho, cultura e gastronomia alentejana na maior edição de sempre

Com 200 vinhos em prova e um número recorde de produtores associados, o evento estima receber mais de 7 mil visitantes na Praça do Giraldo

Publicado

on

O Évora Wine está de volta. Depois de dois anos sem se realizar por força da pandemia, o maior evento de vinhos do Alentejo regressa com uma programação cheia de novidades. A 7ª edição realiza-se a 26, 27 e 28 de maio, em Évora, e junta vinho, petiscos, cultura e turismo alentejanos naquela que será a maior edição de sempre com 200 vinhos em prova, 40 produtores associados, um número recorde, e a estimativa de receber mais de 7 mil visitantes.

O Évora Wine surgiu, pela primeira vez, em 2014 e pretende dar a conhecer o melhor do Alentejo – desde vinho ao turismo, passando pela cultura e pela gastronomia. O evento realiza-se na capital alentejana, mas espelha a diversidade de toda a região, do baixo ao alto Alentejo.

O Évora Wine tem entrada livre e o copo com suporte (bolsa) para um mais cómodo transporte tem o custo de 9 euros.

A 7ª edição do maior evento de vinho do Alentejo tem como parceiros o Turismo do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora.

Programação Évora Wine 2022:

Andanças do Vinho e do Petisco | 26 de maio, quinta-feira, às 17h00 | Ponto de encontro no Restaurante D ́Iberico (R. do Raimundo, 7000-661, Évora)

Uma iniciativa que convida a um percurso pela cidade de Évora, com a visita a quatro restaurantes e a prova de vinhos da região, harmonizados com petiscos tipicamente alentejanos. Este evento arrancou pela primeira vez em 2016 e, este ano, estreia-se em associação ao Évora Wine, tendo funcionado como um “pré-convívio” que ocorreu em março, abril e que culmina um dia antes do grande encontro na Praça do Giraldo. O evento pretende renovar uma tradição alentejana: o convívio ao final do dia de trabalho, com o vinho e o petisco como protagonistas.

A iniciativa conta com o apoio da Universidade de Évora, do Centro Ciência Viva de Estremoz; da CVRA; do Diário do Sul; da Rádio Telefonia do Alentejo; e do distribuidor de vinhos do Alentejo, Dourado Distribuição

Jantar “Celebrar o Alentejo” | 26 de maio, quinta-feira, às 20h00 | Quinta Nova do Degebe – Galhetas (Estrada do Redondo, 7005-210, Évora)

A 26 de maio, o jantar “Celebrar o Alentejo” vai homenagear os rostos que, pela sua ação e dedicação, projetam o bom nome da região. Pela primeira vez, o Évora Wine vai atribuir os Prémios “Por todo o Alentejo” a três personalidades que se destacaram no setor do Vinho, no Turismo e na Cultura Alentejana. No mesmo evento, a Confraria dos Enófilos do Alentejo vai entregar os Prémios de Melhores Vinhos do Alentejo, e a cerimónia vai ser acompanhada pela atuação de Carla Saramago e André Domingos, ao piano.

Sessão de abertura Évora Wine | 27 de maio, sexta-feira, às 16h30 | Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro no 88, 7000-854 Évora)

A sessão de abertura do Évora Wine está agendada para as 16h30 na Rota dos Vinhos do Alentejo, um espaço de excelência do enoturismo da região. A iniciativa vai contar com uma palestra sobre sustentabilidade, uma vez que o Alentejo foi a primeira região vitivinícola nacional a lançar, em 2015, um programa de sustentabilidade e a única a atribuir o único selo de produção sustentável do país, já em 2020. A conferência estará a cargo de Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Segue-se a apresentação do livro “Tabernas do Alentejo – arte & ciência”, um projeto da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e que conta com a assinatura de Ana Costa Freitas, Francisco Mateus, Rui Dias, Rute Sousa Matos, Francisco Themudo Barata, Sandra Dourado, Paulo Piçarra, Luís Abílio, Vanessa Schnitzer e Carlos Cupeto.

Grande afluência em edições anteriores (Foto: EW)

Dia 01 Évora Wine | 27 de maio, sexta-feira, às 18h00 | Praça do Giraldo (Évora)

A “abertura de portas” da Praça do Giraldo, a 27 de maio, está agendada para as 18h00. No primeiro dia da iniciativa, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre presenteia os visitantes, com uma sessão de showcooking, que se realiza pelas 19h30. Mais tarde, haverá tempo para Cantares Alentejanos com os Almocreves e para a atuação de Jazz com Rodrigo Lima.

Estreia do filme “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos” | 28 de maio, sábado, às 11h00 e às 16h00 | Fundação Eugénio de Almeida (Apartado 2001, 7001-901, Évora)

O Évora Wine vai contar com a apresentação oficinal do inédito filme biográfico de uma figura incontornável da região: Colaço do Rosário, uma das principais personalidades da enologia portuguesa, considerado o pai dos vinhos do Alentejo. A sessão de estreia do “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos” está marcada para as 16h00, de 28 de maio, sábado, na Fundação Eugénio de Almeida

O filme conta com a produção de António Menêzes; realização de António Menêzes & Rietske van Raaij; e a produção executiva esteve a cargo de António Menêzes e Teresa Colaço do Rosário. O projeto foi patrocinado pela Fundação Eugénio de Almeida, pela CVRA e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o apoio à produção do Esporão; do Turismo do Alentejo, E.R.T.; da Confraria dos Enófilos do Alentejo; da Universidade de Évora; da Adega de Borba; da Comenda Grande; e da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito

Dia 02 Évora Wine | 28 de maio, às 18h00 | Praça do Giraldo (Évora)

O segundo dia de Évora Wine inicia-se com a apresentação do filme biográfico sobre Colaço do Rosário. Pelas 19h30, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre volta a ser responsável por dar a conhecer aos visitantes os sabores do Alentejo, através de mais uma sessão de showcooking, na Praça do Giraldo. Por fim, à noite, o centro de Évora conta atuações de Dose Dupla; Pedro, Raquel, Francisco & Friends; e Grupo Sevilhanas.

O Évora Wine 2022 vai trazer muitas novidades à Praça do Giraldo, em Évora, de 27 a 28 de maio, e juntar vinhos, petiscos, enoturismo e cultura do Alentejo para celebrar a força da região. Para a maior edição de sempre, esperam-se perto de 7 500 visitantes portugueses e estrangeiros e um número recorde de produtores associados.

A sétima edição do maior evento de vinho do Alentejo tem como parceiros o Turismo do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora. 

Fotos: EW.

Atualidade

Barcelos implementa Plataforma Digital de Atendimento Municipal

Publicado

on

A Câmara de Barcelos implementou uma Plataforma Digital de Atendimento Municipal, um serviço transversal a todas as áreas da Autarquia, com o objetivo de facilitar, agilizar, e dar mais transparência na interação entre os serviços municipais e os munícipes. O novo serviço digital estará disponível a partir das 9h00 de amanhã, terça-feira.

A nova plataforma permite, por exemplo, que todos os requerimentos possam ser submetidos via digital, estando para esse efeito disponíveis, online, todos os formulários necessários, na área pessoal de cada requerente. Além da submissão, a nova plataforma permite que cada pessoa possa acompanhar, online, o desenvolvimento dos seus processos.

Os munícipes requerentes devem efetuar a sua inscrição na Plataforma, sendo que esse ato será depois validado pelos serviços municipais. Após a validação, cada requerente fica com acesso à sua área pessoal, sendo possível, dessa forma, visualizar o desenvolvimento dos respetivos processos.

Urbanismo

Entretanto, hoje mesmo, a nova plataforma digital foi apresentada a Arquitetos, Engenheiros e outros agentes, habituais utilizadores dos Serviços de Planeamento e Urbanismo.

Na sessão, que decorreu esta manhã, no auditório dos Paços do Concelho, e que contou com a presença do Vereador, Carlos Reis, e da Diretora de Departamento, Adosinda Pereira, houve a oportunidade de técnicos especializados prestarem todas as informações e responderem a dúvidas quanto à operacionalidade deste novo serviço digital.

No decurso da sessão, foi também dada a informação de que processos com entrada na DPGU – Departamento de Gestão Urbanística – até ao dia 30 de abril vão continuar a ter resposta na antiga plataforma, isto até que termine a fase a que o requerente está a responder. No entanto, para todos os novos processos ou continuação de processos em fases seguintes, (ex.: arquitetura aprovada), a submissão das especialidades já será feita na nova plataforma.

No entanto, para todos os novos processos ou continuação de processos em fases seguintes, a submissão de ficheiros já será efetuada na nova plataforma.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Significado e relevância dos Caminhos de Santiago em debate no II Fórum Peregrino

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, esta sexta-feira, presença no II Fórum Peregrino, organizado em parceria com a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e que decorreu ao longo de dois dias em Viana do Castelo. Na sessão, foram apresentados números sobre o número de peregrinos e assinado um protocolo para contribuir para o conhecimento do fenómeno, que está em crescendo.

A sessão de abertura começou com uma intervenção por parte da Presidente da Federação Portuguesa, Ana Rita Dias, que sublinhou a importância da reflexão sobre o caminho secular que “está cada vez mais ativo”.

“Os peregrinos são a alma do Caminho e os Caminhos de Santiago não são um trilho ou um percurso, mas uma marca com alma que deve ser respeitada como tal”, vincou, lembrando que foram criadas normas de regulação dos albergues e dísticos de hospitalidade para dar resposta a um “movimento que é um património vivo”. Já Vasco Gonçalves, pároco em representação da Diocese, frisou que a Igreja tem o “desejo de integrar o renascer da peregrinação a Santiago” e que “cresce a consciência da necessidade de estruturar uma Pastoral dos Caminhos de Santiago porque a Igreja precisa estar presente para acolher, aconselhar e acompanhar os peregrinos”.

Já Ildefonso de La Campa Montenegro, Presidente da Federação Ibérica do Caminho de Santiago, lembrou que a Galiza e Portugal vão defender junto do Conselho Europeu a certificação do Caminho de Santiago como Primeira Rota Cultural Europeia, numa “estreita relação na defesa desta rota que molda a História” com os seus mais de 80 mil itinerários, por ser “um elemento patrimonial vivo” e uma “realidade cultural” defendida por mais de 330 associações em todo o mundo.

“O Caminho Português da Costa é o que mais tem crescido e dos cerca de 600 mil peregrinos que chegam a Santiago, trinta por cento fazem este Caminho”, anunciou ainda. Por isso mesmo, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, enfatizou que este é um produto de relevância para os territórios que atravessa e que momentos de partilha são fundamentais. “Há um profundo simbolismo no Caminho e uma relação próxima dos peregrinos com a identidade cultural dos territórios que atravessa”, reiterou ainda, lembrando que é em Viana do Castelo que está o primeiro templo dedicado a Santiago fora de Espanha, em Castelo do Neiva.

Durante a sessão, foi assinado o protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo para aquilo que o seu presidente, Carlos Rodrigues, classificou como “um contributo para o conhecimento do Caminho e dos caminhantes nas suas diversas dimensões”.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

Publicado

on

Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas