Connect with us

Atualidade

Espaço Jacobeus defende parcerias para valorizar Caminho de Santiago

AEJ assinala 20º aniversário

Publicado

on

A “dimensão” da Associação Espaço Jacobeus (AEJ) “orgulha os associados”, mas esta “posição acarreta muita responsabilidade”, alertou o presidente da “maior organização jacobeia portuguesa” na sessão solene comemorativa do 20º aniversário.

“Defender e promover o Caminho de Santiago não é apenas colocar o maior número de pessoas a caminhar”, disse António Devesa durante a cerimónia, no sábado, dia 2, em Guimarães, destacando que “é, sim, fazer com que o façam preparados e envolvidos pelos reais valores associados ao culto e à peregrinação jacobeia”.

Por isso, “desconhecer e desvalorizar as organizações que preparam, informam e acolhem peregrinos, é simplesmente desvalorizar o Caminho Português de Santiago”, adiantou o presidente da AEJ, considerando que “só trabalhando em conjunto, aprendendo com o seu testemunho e valorizando o trabalho desenvolvido” pelas entidades jacobeias “é possível potenciar a defesa do peregrino e do caminho”.

Nesse sentido, “trabalhar em parceria com as entidades públicas para valorizá-lo em todas as iniciativas, nomeadamente na verificação e validação de itinerários, promovendo a correta sinalização, a conservação e a limpeza dos itinerários, é uma forma de promover a defesa” de ambos.

No que respeita ao percurso de duas décadas da AEJ, que conta meio milhar de associados, o dirigente reconheceu: “por vezes as etapas não são percorridas da melhor forma, noutras perdemo-nos no caminho ou não comunicamos da melhor maneira com os companheiros de jornada, mas sabemos que deve ser sempre um caminho de verdade, honestidade e altruísmo”.

A AEJ, uma instituição com quase 30 delegações em Portugal e no estrangeiro, “existe com o único propósito de trabalhar para o Caminho de Santiago e para os peregrinos” e, por isso, “só deve estar na associação quem esteja para servir, e não para ser servido; quem queira dar um pouco de si próprio aos outros, e não quem pretenda usar a associação como degrau para alguma coisa”, salientou António Devesa. “O crescimento e a atual dimensão da AEJ é algo que orgulha, obviamente, os associados. Contudo, esta posição acarreta muita responsabilidade, ao nível de organização, comunicação e discussão de ideias entre todos os que nela veem a entidade que deve defender, intransigentemente, o superior interesse do peregrino e do caminho”, pelo que “nunca poderá esquecer-se, nem divergir, dos seus objetivos base: fomentar o culto e a peregrinação ao apóstolo Santiago, preparar e informar peregrinos e promover os itinerários do Caminho Português de Santiago”.

A sessão solene comemorativa do 20º aniversário da AEJ incluiu intervenções de João Freitas (sócio nº2 da AEJ), Carina Frazão (delegada da AEJ em Fátima), Lúcio Lourenço (hospitaleiro e ex-presidente da AEJ) e Nuno Pontes da Costa (ex-presidente da AEJ), focadas, sobretudo, na história da associação.

Num segundo painel, intervieram Manuel Rocha (Irmão Maior da Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago), Artur Filipe dos Santos (professor, investigador, especialista em comunicação e património; protocolista e vexiloligo, jornalista) e Ana Rita Dias, presidente da Federação do Portuguesa do Caminho de Santiago, que abordaram diferentes temas relacionados com o itinerário. O presidente da mesa da assembleia geral da AEJ, Adelino de Oliveira Martins, encerrou os trabalhos, com uma apresentação sobre percursos jacobeus.

Antes da sessão solene, decorreu o 1º Congresso de Delegados da AEJ, uma visita a museus e locais relacionados com a peregrinação jacobeia, em Guimarães, uma missa e um almoço de convívio, no decurso de um programa organizado pelos representantes da associação em Vila de Prado/Vila Verde, Nuno Pimenta e em Guimarães, Leonel Pereira.

A Associação Espaço Jacobeus – Confraria de São Tiago foi fundada em 2004, é uma organização católica com sede em Braga, que “preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos, congregando nas atividades pessoas de diferente fé e fundamentação humanística”.

Em 2006 foi oficialmente reconhecida pela Arquidiocese de Braga e agregada à Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, com sede em Santiago de Compostela.

Foto: AEJ.

Atualidade

Verão “traz” Ciclo-Patrulhas” da PSP em Guimarães

Publicado

on

Entre o dia 04 de junho e 02 de setembro, a Esquadra Policial de Guimarães vai constituir equipas de patrulhamento com recurso a bicicletas, designadas por Ciclo-Patrulhas, no âmbito de um policiamento de proximidade e visibilidade, específico e direcionado, abrangendo as áreas turísticas e de lazer da área de responsabilidade da cidade de Guimarães.

“Pretende-se desenvolver ações de policiamento, particularmente durante o período diurno, que potenciem e aumentem a segurança nas áreas abrangidas e aproveitar as potencialidades inerentes aos meios utilizados neste tipo de policiamento”, afirma a PSP.

Os locais de patrulhamento privilegiados serão os seguintes:

  • Zona do centro histórico da cidade: Esta área concentra a maior parte do comércio tradicional da cidade e é frequentada por um elevado número de turistas e residentes.
  • Parque da Cidade da Freguesia da Costa e Mesão Frio: Um espaço verde de lazer muito popular entre as famílias.
  • Parque da Cidade Desportiva da Freguesia de Candoso São Tiago: Um parque verde com diversas infraestruturas desportivas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos debate sustentabilidade rumo a um futuro mais verde

Publicado

on

A cidade de Barcelos acolheu, na passada quarta-feira, um evento dedicado à sustentabilidade, organizado pelo H2O & Sustainability Innovation Hub. Na abertura da iniciativa, que decorreu no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, mostrou a sua “satisfação pela nossa Cidade acolher um evento desta natureza, com grande diversidade temática e com palestrantes de reconhecida capacidade técnica e científica. Certamente nos trarão experiências, contributos e horizontes muito válidos para enfrentarmos os desafios que se nos colocam ao nível da sustentabilidade ambiental, social, empresarial e económica”, disse. 

Esta iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Eng. José Pimenta Machado, e que mobilizou para Barcelos uma série de painéis de discussão sobre temas como os desafios e oportunidades do setor das águas em Portugal, a importância da tecnologia na obtenção de ganhos de eficiência nas concessões / serviços de água e saneamento, normas de relato de sustentabilidade da UE e o seu impacto no reporte de ESG e apresentações de soluções inovadoras por parte de Startups, surgiu da necessidade  de “promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

As alterações climáticas geraram um aumento da frequência de ocorrências extremas, como, por exemplo, os períodos de seca severa ou inundações, por isso a necessidade de otimização de perdas e consumo de água, eficiência energética, eficiência hídrica, gestão mais eficiente de resíduos, entre outros, torna-se cada vez mais relevante uma abordagem integrada e cientificamente robusta em relação aos mesmos.

“Ficamos muito entusiasmados em trazer o H2O & Sustainability Innovation Hub para Barcelos e promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Às Sextas na Praça” anima, de novo, noites de Anadia

Publicado

on

O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” 2024 arranca no próximo dia 07 de junho, pelas 22h00, com a atuação da banda anadiense “Applause Band”, decorrendo até 20 de setembro, numa organização do Município de Anadia.

“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, na Praça da Juventude, em Anadia, numa organização da Câmara Municipal de Anadia.

Para o mês de junho estão previstas ainda mais duas atuações, no dia 14, com Gonçalo Gomes, e, no dia 28, com os “The Eighties”. O ciclo de atuações sofrerá um interregno, no dia 21, devido à realização do certame da “Feira da Vinha e do Vinho” que decorre entre 19 e 23 de junho, no Vale Santo, em Anadia.

Este ciclo de espetáculos tem como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, com entrada gratuita, que dará palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

Programação

7 junho – Applause Band

14 junho – Gonçalo Gomes

28 junho – The Eighties

5 julho – Colmeia – Folk Ancas

12 julho – Banda Tempo

19 julho – On off

26 julho – Incantus

02 agosto – B’Label

09 agosto – Dina Pinto (fado)

16 agosto – Groovart – Academia de Artes

23 agosto – Ecos D’adega

30 agosto – The Founders

06 setembro – Meninos da Sacristia

13 setembro – Orquestra Desigual da Bairrada

20 setembro – Rob’s Angels 

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas