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A tecnologia será essencial para o futuro da educação e um instrumento valioso para a recuperação de aprendizagens

KINDERPEDIA promoveu conferência sobre tecnologia e recuperação de aprendizagens

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A KINDERPEDIA, empresa com solução completa de gestão e de comunicação para escolas e jardins de infância, organizou a sua primeira conferência híbrida em Portugal, no Convento de S. Francisco, em Santarém. O evento “Tecnologia e recuperação de aprendizagens: uma sinergia de sucesso” abordou as vantagens da tecnologia para a recuperação de aprendizagens e contou com a presença de profissionais da educação, gestores escolares e representantes municipais.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, fez a abertura do evento e destacou a importância da ligação entre inovação, tecnologia e educação. “Santarém fez uma rápida mudança para lidar com a pandemia”, salientou, referindo que foram antecipadas, “em quase uma década, as tecnologias em salas de aula em Portugal”. “Agora, é importante que não haja um retrocesso”, porque “crianças preparadas antecipam um futuro melhor para todos”.

Evelina Necula, Cofundadora da KINDERPEDIA, falou da sua experiência enquanto empreendedora, mas também como mãe, destacando a importância da ligação entre família e escola. Por isso, a KINDERPEDIA surgiu há oito anos, para ajudar a promover uma maior conexão entre pais, alunos e professores, bem como poupar tempo para professores e gestores escolares, que poderá ser direcionado para criação de conteúdos pedagógicos e mais criativos, em vez de burocracia. Evelina Necula abordou os principais benefícios da plataforma, que passam por economizar o tempo dos professores, maior autonomia aos alunos, facilitar o envolvimento familiar e simplificar a gestão escolar.

“A KINDERPEDIA está empenhada em contribuir para a transformação digital para a educação, junto do município de Santarém, mas também a todas as comunidades escolares em Portugal”, acrescentou Filipa Lemos Cristina, Country Manager da KINDERPEDIA em Portugal.

Sofia Borges, Cofundadora e Coordenadora Pedagógica da Brave Generation Academy (BGA), assinalou que a COVID-19 veio acelerar a necessidade de enfrentar os desafios da educação, como cortar os laços com a tradição ou proporcionar experiências para desenvolver competências e conhecimento. Foi neste contexto que surgiu a BGA, um projeto direcionado para alunos dos 12 aos 18 anos, que já conta com 10 Hubs em Portugal e que está alicerçado em três grandes pilares: conhecimento, competências e comunidade. A BGA é um dos parceiros da KINDERPEDIA em Portugal e pretende promover uma maior flexibilidade, empoderamento e cooperação.

Durante o painel, foi debatido o papel da tecnologia para a recuperação de aprendizagens. João Leite, Vereador de Educação da Câmara Municipal de Santarém, destacou que “as novas tecnologias são uma ferramenta essencial para o exercício das funções educativas”, num contexto em que a Câmara Municipal de Santarém desempenha um papel de parceiro ativo para ideias inovadoras, tentando também adaptar-se com celeridade às novas necessidades. “Quanto maior for o envolvimento das famílias, mais sucesso teremos”, assinalou.

Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, em Santarém, recordou o período da pandemia, salientando o papel dos professores. No início da pandemia, a média de idades dos professores do agrupamento era de 55 anos, mas, rapidamente, foi possível colocar em marcha uma escola online. “Conseguimos fazer a adaptação aos novos meios” e “foi algo fantástico e inovador”, para o qual também colaboraram os pais, “que se ajudaram entre si, num trabalho conjunto da sociedade”.

Sofia Rosa, Finalista do Curso Profissional de Turismo da Escola Profissional do Vale do Tejo, mostrou a perspetiva dos alunos e corroborou que “foi fácil porque somos uma geração tecnológica”. Para falar sobre o ponto de vista dos pais, esteve presente Rui Pires, Presidente da FAPOESTEJO, que salientou que “é importante trazer o tema da literacia digital”, porque “a literacia digital é para todos”. Contudo, “as nossas escolas ainda não são digitais”, pelo que “temos de envolver todos nesta discussão”.

Para o futuro, é importante “aproximar a necessidade educativa das necessidades das empresas locais, para que haja uma ligação profícua”, sendo “preciso trabalhar a acessibilidade tecnológica”, assinalou João Leite. Margarida da Franca referiu também que é necessário haver “suporte tecnológico” e que a tecnologia é “muito motivadora e facilitadora para a aprendizagem”. João Leite corroborou, acrescentando que a tecnologia “é um complemento essencial ao trabalho dos professores”, sendo também que um dos objetivos da Câmara Municipal de Santarém passa por promover a transformação digital, “para que os nossos jovens possam ter a capacidade para enfrentar os desafios”.

O evento foi organizado pela KINDERPEDIA, solução completa de comunicação e gestão dedicada à educação, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da FAPOESTEJO, a maior federação de associações de pais em Portugal, representando as famílias de 130.000 estudantes das regiões Oeste, Lezíria Tejo, e Médio Tejo.

Foto: KINDERPEDIA.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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