Connect with us

Atualidade

Voleibol: Seleção de Sub-20 Masculina, “invicta” e “imperial”, apura-se para o Europeu

Publicado

on

A Seleção Nacional de Sub-20 Masculinos somou, ontem, o seu terceiro triunfo pela margem máxima – a “vítima” foi a poderosa Alemanha: 3-0 (26-24, 25-11 e 25-23) –  na Pool D de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-20 e garantiu a passagem direta à fase final do Europeu, a realizar nas cidades italianas de Vasto e Montesilvano, de 7 a 25 de setembro deste ano.

A demonstrar o equilíbrio e competitividade existente nesta pool, o facto de todos os jogos terem sido decididos no tie-break, com a exceção dos jogos protagonizados por Portugal, que, assim, tornou evidente a sua superioridade sobre as demais seleções.

A Alemanha, seleção com fortes tradições na competição, acabou por ser relegada para a 2ª posição, mas demonstrou ter matéria prima com talento e jogadores com futuro no Voleibol de alto nível internacional.

Israel foi uma boa surpresa desta fase de qualificação, ao bater-se de igual para igual com os adversários e ter conseguido o 3º lugar após derrotar 3-2 (22-25, 25-15, 27-29, 25-19 e 15-11) uma Suíça que denota, ainda, pouco contacto internacional.

Chegaram, assim, ao fim três dias de “espetáculos empolgantes”, protagonizados por equipas já com um nível de jogo acima da sua tenra idade, o que acaba por ser uma mais-valia para o Voleibol europeu e mundial.

Alemanha vs. Portugal, 0-3 (24-26, 11-25 e 23-25)

Set

O primeiro embate entre as duas equipas ainda invictas na pool foi pautado por grande equilíbrio (10-10, 18-18).

Fortemente incentivado pelo (muito) público e apoiado na criatividade do distribuidor Bruno Dias, Portugal procurava distanciar-se no marcador, mas a Alemanha conseguia suster o ímpeto lusitano com um bloco alto e sólido, que lhe permitiu saltar para a liderança (21-19).

Um serviço direto de Nuno Marques possibilitou a igualdade de forças numa altura crucial (22-22). O mesmo jogador fez, no ataque, o 24-22. Tudo voltou à estaca zero com nova igualdade (24-24), mas os germânicos desperdiçaram um serviço e os portugueses não perdoaram, fixando a vitória com um ataque de Nuno Marques: 26-24.

Set

Com Manuel Figueiredo a servir com agressividade, Portugal chegou à vantagem com um bloco de Eduardo Brito/Nuno Marques (5-2).

Novo bloco, este de Ricardo Martins, e um serviço direto de Nuno Marques impulsionaram Portugal (10-4).

A par do seu serviço eficiente, a equipa de Nuno Pereira utilizava com eficácia a melhor arma do arsenal dos alemães (bloco) e estes ressentiam-se com isso (12-5).

O pouco que passava pelo bloco dos centrais, era transformado em ponto no ataque por Manuel Figueiredo e seus pares (16-6).

Resultado: um pesado, mas justo 25-11, com um serviço direto do inevitável Nuno Marques.

Set

Portugal passou para a liderança do marcador aos 6-5 e ampliou a distância com um serviço direto de Bruno Dias e um ataque de Eduardo Brito (10-7).

A perder por 9-13, a Alemanha reaproximou-se com dois ataques de Jannes Wiesner e equilibrou o marcador (11-13).

Novo pressing, bem agressivo, com o serviço e o ataque (Manuel Figueiredo), e Portugal voltou a fugir (19-15), para logo ser travado pelo bloco germânico (19-19).

Dois erros dos portugueses ainda empolgaram os germânicos (22-20), mas Nuno Marques empatou (23-23), Manuel Figueiredo deu vantagem a Portugal e André Pereira selou o triunfo com um serviço direto: 25-23.

Nuno Marques, com 15 pontos, e Anton Jung e Jannes Wiesner, ambos com 10, foram os melhores pontuadores das suas equipas, respetivamente Portugal e Alemanha.

Nuno Pereira, Treinador de Portugal, conseguiu o terceiro apuramento de uma seleção jovem e referiu que “em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns aos atletas. Foram sempre incansáveis na representação do País. Está-lhes já no ADN a forma como se batem sempre até ao fim e eu, como treinador, sinto orgulho em ver o seu crescimento. Depois, gostaria de agradecer à Família do Voleibol e ao público de Viana do Castelo pelo apoio que sempre nos dispensaram. Em relação ao jogo com a Alemanha, sabíamos quais eram os seus pontos fortes e conseguimos anulá-los. Foi uma competição extremamente desgastante e o nosso grupo era muito equilibrado, com um nível já bem alto. Nós acabámos por ter a felicidade de conseguirmos concretizar em campo tudo o que treinámos. Esta já é a terceira geração que apuro como selecionador. Em 2020, por causa da pandemia, a Confederação Europeia de Voleibol (CEV) tomou a decisão de apurar as equipas pelo ranking e ficámos de fora de maneira inglória. Esta qualificação direta é uma espécie de grito de revolta deste grupo“.

Festejos portugueses (Foto: FPV)

Já Dan Ilott, treinador da Alemanha, declarou: “O que posso dizer? Perdemos o jogo e isso nunca é bom, mas temos de dar os parabéns a Portugal porque jogou muito bem hoje ao longo de todo o torneio. Tivemos uma oportunidade, no final do primeiro set, mas não a conseguimos aproveitar e Portugal não perdoou. A pressão que fizeram no terceiro set foi decisiva. Parabéns às equipas pela forma como lutaram e à organização, que foi muito boa. Foi um prazer estar aqui em Viana do Castelo, um local muito aprazível a todos os níveis“.

Os jogos foram todos transmitidos em direto pela Volei.tv

Resultados dos jogos

8 de abril de 2022

17h30 – Israel vs. Alemanha, 2-3

20h00 – PORTUGAL vs. Suíça, 3-0

9 de abril de 2022

15h00 – Alemanha vs. Suíça, 3-2

18h00 – Israel vs. PORTUGAL, 0-3

10 de abril de 2022

15h00 – Suíça vs. Israel, 2-3

18h00 – Alemanha vs. PORTUGAL, 0-3

A equipa de arbitragem da Pool D foi formada por Elisabeth Wurtenberger (Áustria), Ruben Sanchez Rodriguez (Espanha), Marek Lagierski (Polónia) e Nuno Teixeira (Portugal).

Fotos: FPV.

Atualidade

Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

Publicado

on

Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

Publicado

on

No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

Continuar a ler

Mais lidas