Atualidade
Voleibol: Seleção de Sub-20 Masculina, “invicta” e “imperial”, apura-se para o Europeu
A Seleção Nacional de Sub-20 Masculinos somou, ontem, o seu terceiro triunfo pela margem máxima – a “vítima” foi a poderosa Alemanha: 3-0 (26-24, 25-11 e 25-23) – na Pool D de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-20 e garantiu a passagem direta à fase final do Europeu, a realizar nas cidades italianas de Vasto e Montesilvano, de 7 a 25 de setembro deste ano.
A demonstrar o equilíbrio e competitividade existente nesta pool, o facto de todos os jogos terem sido decididos no tie-break, com a exceção dos jogos protagonizados por Portugal, que, assim, tornou evidente a sua superioridade sobre as demais seleções.
A Alemanha, seleção com fortes tradições na competição, acabou por ser relegada para a 2ª posição, mas demonstrou ter matéria prima com talento e jogadores com futuro no Voleibol de alto nível internacional.
Israel foi uma boa surpresa desta fase de qualificação, ao bater-se de igual para igual com os adversários e ter conseguido o 3º lugar após derrotar 3-2 (22-25, 25-15, 27-29, 25-19 e 15-11) uma Suíça que denota, ainda, pouco contacto internacional.
Chegaram, assim, ao fim três dias de “espetáculos empolgantes”, protagonizados por equipas já com um nível de jogo acima da sua tenra idade, o que acaba por ser uma mais-valia para o Voleibol europeu e mundial.
Alemanha vs. Portugal, 0-3 (24-26, 11-25 e 23-25)
1º Set
O primeiro embate entre as duas equipas ainda invictas na pool foi pautado por grande equilíbrio (10-10, 18-18).
Fortemente incentivado pelo (muito) público e apoiado na criatividade do distribuidor Bruno Dias, Portugal procurava distanciar-se no marcador, mas a Alemanha conseguia suster o ímpeto lusitano com um bloco alto e sólido, que lhe permitiu saltar para a liderança (21-19).
Um serviço direto de Nuno Marques possibilitou a igualdade de forças numa altura crucial (22-22). O mesmo jogador fez, no ataque, o 24-22. Tudo voltou à estaca zero com nova igualdade (24-24), mas os germânicos desperdiçaram um serviço e os portugueses não perdoaram, fixando a vitória com um ataque de Nuno Marques: 26-24.
2º Set
Com Manuel Figueiredo a servir com agressividade, Portugal chegou à vantagem com um bloco de Eduardo Brito/Nuno Marques (5-2).
Novo bloco, este de Ricardo Martins, e um serviço direto de Nuno Marques impulsionaram Portugal (10-4).
A par do seu serviço eficiente, a equipa de Nuno Pereira utilizava com eficácia a melhor arma do arsenal dos alemães (bloco) e estes ressentiam-se com isso (12-5).
O pouco que passava pelo bloco dos centrais, era transformado em ponto no ataque por Manuel Figueiredo e seus pares (16-6).
Resultado: um pesado, mas justo 25-11, com um serviço direto do inevitável Nuno Marques.
3º Set
Portugal passou para a liderança do marcador aos 6-5 e ampliou a distância com um serviço direto de Bruno Dias e um ataque de Eduardo Brito (10-7).
A perder por 9-13, a Alemanha reaproximou-se com dois ataques de Jannes Wiesner e equilibrou o marcador (11-13).
Novo pressing, bem agressivo, com o serviço e o ataque (Manuel Figueiredo), e Portugal voltou a fugir (19-15), para logo ser travado pelo bloco germânico (19-19).
Dois erros dos portugueses ainda empolgaram os germânicos (22-20), mas Nuno Marques empatou (23-23), Manuel Figueiredo deu vantagem a Portugal e André Pereira selou o triunfo com um serviço direto: 25-23.
Nuno Marques, com 15 pontos, e Anton Jung e Jannes Wiesner, ambos com 10, foram os melhores pontuadores das suas equipas, respetivamente Portugal e Alemanha.
Nuno Pereira, Treinador de Portugal, conseguiu o terceiro apuramento de uma seleção jovem e referiu que “em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns aos atletas. Foram sempre incansáveis na representação do País. Está-lhes já no ADN a forma como se batem sempre até ao fim e eu, como treinador, sinto orgulho em ver o seu crescimento. Depois, gostaria de agradecer à Família do Voleibol e ao público de Viana do Castelo pelo apoio que sempre nos dispensaram. Em relação ao jogo com a Alemanha, sabíamos quais eram os seus pontos fortes e conseguimos anulá-los. Foi uma competição extremamente desgastante e o nosso grupo era muito equilibrado, com um nível já bem alto. Nós acabámos por ter a felicidade de conseguirmos concretizar em campo tudo o que treinámos. Esta já é a terceira geração que apuro como selecionador. Em 2020, por causa da pandemia, a Confederação Europeia de Voleibol (CEV) tomou a decisão de apurar as equipas pelo ranking e ficámos de fora de maneira inglória. Esta qualificação direta é uma espécie de grito de revolta deste grupo“.
Já Dan Ilott, treinador da Alemanha, declarou: “O que posso dizer? Perdemos o jogo e isso nunca é bom, mas temos de dar os parabéns a Portugal porque jogou muito bem hoje ao longo de todo o torneio. Tivemos uma oportunidade, no final do primeiro set, mas não a conseguimos aproveitar e Portugal não perdoou. A pressão que fizeram no terceiro set foi decisiva. Parabéns às equipas pela forma como lutaram e à organização, que foi muito boa. Foi um prazer estar aqui em Viana do Castelo, um local muito aprazível a todos os níveis“.
Os jogos foram todos transmitidos em direto pela Volei.tv
Resultados dos jogos
8 de abril de 2022
17h30 – Israel vs. Alemanha, 2-3
20h00 – PORTUGAL vs. Suíça, 3-0
9 de abril de 2022
15h00 – Alemanha vs. Suíça, 3-2
18h00 – Israel vs. PORTUGAL, 0-3
10 de abril de 2022
15h00 – Suíça vs. Israel, 2-3
18h00 – Alemanha vs. PORTUGAL, 0-3
A equipa de arbitragem da Pool D foi formada por Elisabeth Wurtenberger (Áustria), Ruben Sanchez Rodriguez (Espanha), Marek Lagierski (Polónia) e Nuno Teixeira (Portugal).
Fotos: FPV.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca