Connect with us

Atualidade

Sintra: “Museu Fora de Si” apresenta “A Vida Imóvel” na Quinta da Ribafria

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra inaugurou, esta sexta-feira, a segunda exposição do projeto O Museu Fora de Si. Com curadoria de Victor dos Reis, “A Vida Imóvel” estará em exibição até 14 de janeiro de 2024, na Quinta da Ribafria, em Sintra, com entrada gratuita.

Esta exposição é a segunda exposição do projeto O Museu Fora de Si, antecedida de “O Bestiário que aconteceu na Quinta Nova da Assunção em Belas, concelho de Sintra. “O Museu Fora de Si” pretende dar a conhecer obras da Coleção Municipal de Arte e das restantes coleções artísticas e científicas do Município de Sintra, em diferentes locais do concelho e em espaços inusitados num conceito inovador e focado numa política de descentralização.

Nesta segunda exposição, estão reunidas obras e peças que representam ou se constituem funcionalmente como objetos do quotidiano, entendidos quer como artefactos fabricados quer como peças recolhidas no meio natural – em ambos os casos em resultado de uma intenção cultural. De um modo aberto, estimulante e contemporâneo, a exposição procura evocar uma das grandes categorias da arte ocidental – a natureza-morta – e contribuir para novas leituras e interpretações deste género.

A natureza-morta adquiriu os seus contornos modernos ao longo dos séculos XVI e XVII, difundindo-se por toda a Europa a partir dos Países Baixos. Matéria de discussão e de avaliação, em conflito estético com alguns dos valores classicistas estabelecidos no Renascimento, a natureza-morta obterá a sua aceitação como uma das categorias da criação artística, particularmente no campo da pintura, embora a de menor importância na hierarquia dos géneros estabelecida pela teoria e a prática académica – sendo as suas peças, em geral, as de menor valor no mercado artístico europeu. Apesar desta origem moderna, as suas raízes recuam à Antiguidade, sendo conhecidas obras pintadas ou realizadas em mosaico, tanto gregas como romanas, que se podem inscrever neste conceito.

A exposição é composta por 82 obras às quais se somam quatro obras que serão colocadas em escolas do concelho, concretamente na Escola Básica Integrada /JI D. Carlos I, Escola EB2/3 D. Fernando I, Escola Secundária Santa Maria, e na Biblioteca Municipal de Sintra – Casa Mantero.

De destacar que a esta exposição se adiciona duas obras convidadas: a obra de Fábio Colaço (Untitled, Prozac, 2023, Coleção do autor), réplica em metal dourado de um comprimido Prozac; e uma obra de Pedro Cabrita Reis (#Assemblage, 2003, Coleção do autor).

Foto: CMS.

Atualidade

Barcelos: Câmara promove Dia Mundial da Criança com jogos tradicionais na natureza de 27 a 29 de maio

Publicado

on

“Brincadeiras sem Tempo” é o mote para a celebração do Dia Mundial da Criança 2024, promovida pelo Município de Barcelos, entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, localizado em Areias de Vilar. Durante três dias, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho, que se inscreveram nesta iniciativa, vão viver uma autêntica aventura na natureza, numa grande operação que mobiliza todos os serviços municipais.

Jogos tradicionais, como o jogo do lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros, são algumas das atividades preparadas para os mais de 2.500 alunos das escolas do concelho, entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, que assim terão a oportunidade de experimentar, de forma lúdica e divertida, todos os jogos tradicionais, em ambiente recreativo e de grande convívio.

Para esse efeito, a Câmara de Barcelos preparou um programa especial que integra atividades que privilegiam o brincar na natureza, proporcionando às crianças momentos agradáveis, durante os quais serão desenvolvidos jogos em sistema rotativo. Paralelamente, as crianças também vão poder participar num diversificado programa de outras atividades, como oficinas variadas, ateliês e espetáculos.

Nestes três dias, a Câmara Municipal de Barcelos assegura o transporte das crianças das suas escolas e jardins de infância para o Centro Hípico, fornecendo também um lanche a todos os alunos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal promove oficinas participativas para o Plano Municipal de Ação Climática

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos promove diversas oficinas participativas para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), na próxima segunda-feira, 27 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal (de manhã), e na Casa da Criatividade (de tarde).

Estas sessões assinalam o processo participativo entre o Município e as partes interessadas da sociedade civil, nomeadamente os parceiros sociais e económicos locais, no âmbito da elaboração do PMAC, um documento estratégico que definirá as políticas a médio e longo prazo, na gestão das questões das alterações climáticas e neutralidade carbónica.

Ao longo da manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma equipa técnica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa avançará com projeções e riscos climáticos no Município de Barcelos e medidas de mitigação e adaptação de forma a minimizar os impactos das alterações climáticas. A sessão será pública, decorre das 10h às 12h30, e abre espaço para a interação com os participantes, com o objetivo de recolher opiniões sobre os resultados e sugestões adicionais de medidas de mitigação e adaptação especificamente direcionadas para o Município.

Depois de apresentados os resultados relativos aos contributos para o “Plano Municipal de Ação Climática de Barcelos” (PMACB), ao longo da tarde realiza-se, na Casa da Criatividade, uma sessão restrita a decisores-chave e entidades relevantes para o Município, focada na priorização das medidas de mitigação e adaptação propostas, bem como na(s) estratégia(s) possíveis para a sua implementação.

Os PMAC constituem um novo instrumento da política climática que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, nomeadamente no âmbito do combate às alterações climáticas.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Sintra: Carne de fumeiro ilegal apreendida

Publicado

on

No dia 16 de maio, na união de freguesias Agualva e Mira Sinta, verificou, junto a um terreno rústico, a presença de três pessoas no interior deste, as quais tinham uma fogueira acesa e vários artigos pendurados junto dessa fogueira, denotando serem chouriços em processo de fumeiro.

Após contactado o Núcleo Sanitário do Gabinete Médico Veterinário de Sintra, confirmou-se que os artigos não se encontravam em condições para serem colocados à venda. Neste sentido, foram apreendidos, para posterior destruição, um total de 236,95 kg de produto de origem animal: 3 sacos com Toucinho/Courato (28,85 kg; 19,20 kg; 37,80 kg); 6 sacos com chouriço/Linguiça (22,05 kg; 19,05 kg; 22 kg; 19,90 kg; 26,55 kg; 27,15 kg); 1 saco com Toucinho Frito (4,45 kg); e 1 saco com Tripa de Porco (9,95 kg).

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas