Atualidade
Rally ACP Clássicos espalha charme com 85 equipas

Um extenso e valioso pelotão de automóveis clássicos e neoclássicos disputou o Rally ACP Clássicos, este sábado. Uma prova que atravessou os concelhos de Mafra e Torres Vedras, onde 85 equipas percorreram 135 quilómetros, marcados pela competição, convívio e pela paixão dos clássicos.
O Rally ACP Clássicos é um dos eventos incontornáveis no panorama da Regularidade Histórica nacional, proporcionando um misto de desafio competitivo e de descoberta do território, com autênticas preciosidades sobre rodas a percorrerem estradas e paisagens marcantes. No pelotão deste ano foi possível ver, por exemplo, modelos que atravessaram cinco décadas da indústria automóvel, como um Jaguar XK 120 Roadster de 1952, e o seu sucessor do século XXI, o Jaguar XKR Convertible de 2002. A variedade de clássicos e neoclássicos estendeu-se a marcas como a Porsche, MG, Austin, Mercedes-Benz, AC, BMW, Fiat, Volkswagen, Renault, Peugeot, Mazda e até um Super Seven Fórmula 27.
O Palácio Nacional de Mafra reuniu as 85 equipas participantes para a partida oficial, num percurso de 135 quilómetros que levou os concorrentes a zonas com história no desporto automóvel nacional, como Gradil, Picanceira, Sobral de Abelheira ou Arruda dos Vinhos. A vertente competitiva incluiu nove especiais de Regularidade, distribuídas por Regularidade Absoluta, à Figura e por Setores.
Como já é característico do Rally ACP Clássicos, o ritmo intenso a que se sucederam as especiais aumentou a exigência de concentração e condução por parte das equipas, que tiveram ainda de superar um período de chuva, sensivelmente a meio da prova. Ainda assim, quase todos os automóveis resistiram ao percurso e chegaram ao final, na Ericeira.
Os vencedores
Depois de mais de três horas de competição, foram conhecidos os vencedores das cinco categorias em disputa no Rally ACP Clássicos. Na categoria E (para automóveis construídos entre 1946 e 1960), vitória para Frederico Valsassina e Vasco Mendes, num Jaguar Mk2 3.8 de 1960, enquanto na categoria F (de 1961 a 1970) o triunfo foi para António Lopes da Silva e José Segarra Marques (Porsche 912 de 1967). Nos automóveis construídos entre 1971 e 1980, pertencentes à categoria G, a dupla Gonçalo Ribeiro / António Leal Machado levou o BMW 3.0 CSi de 1973 à vitória, o mesmo acontecendo com António Costa / Sónia Machado da Costa (Peugeot 205 Rallye de 1989) na categoria H (de 1981 a 1990). A categoria FC, para os futuros clássicos, foi ganha por Jorge Pais e Raquel Pais, num Mini Cooper 1300 de 1991.
O calendário de eventos do ACP Clássicos prossegue no próximo sábado, com o Passeio dos Italianos Sul e Norte, em Lisboa e no Porto.
Foto: ACP.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca