Connect with us

Atualidade

Quase 250 alunos dão início ao curso da 42 em Lisboa e no Porto

Publicado

on

São 244 no total, 127 em Lisboa e 117 no Porto, os alunos de mais de 10 nacionalidades, que começam hoje o curso da 42 nas duas cidades portuguesas. De eletricistas a jogadores de ténis profissional, passando por chefs e consultores imobiliários, cerca de 70% tinham pouca ou nenhuma experiência em programação. Para chegarem à fase de kick-off, os novos alunos foram bem-sucedidos nos testes online e no bootcamp de 26 dias, onde aprenderam as bases de programação.

A Escola 42 é considerada a melhor escola de Software Development do mundo (com mais de 15 mil alunos em 26 países), oferece um método inovador e gamificado, que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores.

Nesta escola aprende-se, de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, bem como a criatividade, autonomia e resiliência.

“Este é o sétimo kick-off da 42 em Portugal, onde a escola caminha a passos largos para atingir os mil alunos, menos de três anos desde a abertura de portas no nosso país. Este crescimento revela a enorme procura das empresas por profissionais ligados à programação e à tecnologia e a confiança e credibilidade que este modelo de ensino pioneiro e em constante inovação está a conquistar na sociedade portuguesa. Desejo aos novos alunos as maiores felicidades e empenho máximo no curso que agora iniciam, e que o mesmo possa resultar na concretização das suas aspirações profissionais e pessoais”, destaca Pedro Santa Clara, Diretor da 42 em Portugal.

Desde que abriu portas em Portugal, a 42 já soma 7 kick-off, +500 alunos, mais de 36 mil candidatos registados, 12 Piscines em Lisboa e 5 no Porto, onde chegou em junho de 2022.

O programa da 42 é 100% gratuito (as propinas são totalmente pagas por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação. O que se deseja é que os candidatos sejam proactivos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa. E que tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.

As candidaturas estão abertas 365 dias por ano em Lisboa [ndr: foto de destaque] e no Porto através dos links https://apply.42lisboa.com/ e https://apply.42porto.com/ .

Como funciona?

Para aceder ao curso da Escola 42 é necessário passar dois testes online e completar um bootcamp de 26 dias intensivos nas instalações da 42, em que os candidatos aprendem as bases de programação e descobrem se esta é a escola ideal para eles.

O curso da 42 é partilhado nas mais de 40 escolas em todo o mundo. Demora entre 12 e 18 meses a concluir, caso o aluno dedique cerca de 40h semanais ao programa. Depois disso, mergulha na sua primeira experiência profissional.

Posteriormente, os alunos podem começar a sua Especialização, altura em que decidem quais as áreas que mais lhes interessam e que querem explorar. Mais uma vez, e para que depois recebam um certificado de especialização, terão que fazer uma experiência profissional em que coloquem em prática toda a aprendizagem.

A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project-based e peer learning, que é muito enriquecida pela experiência presencial dos alunos no Campus.

Complementado com as experiências profissionais exigidas no final de cada etapa, o curso e especialização da 42 preparam os alunos de uma forma prática, promovendo o desenvolvimento das competências do futuro.

Todos os parceiros da 42 têm acesso a uma plataforma onde podem divulgar ofertas de emprego para os alunos de toda a rede 42, e não apenas para os do Campus da sua cidade/país.

A 42 em Portugal

A idade média dos alunos da 42 em Portugal é de 27 anos, com idades compreendidas entre os 17 e os 57. São 25 as nacionalidades dos alunos, tais como os perfis são muito diferentes, mas têm em comum o facto de verem na programação uma oportunidade para as suas carreiras. Jovens que terminaram o ensino secundário, alunos universitários, profissionais das mais variadas áreas: Personal Trainers, Motoristas, Chefs, Canalizadores, Pilotos, Militares, Médicos, Engenheiros, Bartenders, Polícias, Profissionais de Limpeza, Advogados, Músicos, farmacêuticos, entre muitos outros.

Em Lisboa, a 42 tem o apoio dos parceiros fundadores FUNDAÇÃO SANTANDER PORTUGAL, VANGUARD PROPERTIES, FIDELIDADE e REFORMOSA, bem como da BI4ALL, MERCEDES-BENZ.IO, OBSERVADOR, DST GROUP, BA GLASS, CASA RELVAS, NTTDATA, HUAWEI, KPMG, AXIANS, SALTPAY, SUL ACCOUNT, THE CLAUDE AND SOFIA MARION FOUNDATION, Família Alves Ribeiro, Rita e Filipe Botton e FUNDAÇÃO JOSÉ NEVES.

Já no Porto, conta como parceiros fundadores com a CRITICAL TECHWORKS e a SALTPAY, e tem, ainda, o apoio de AMORIM, BA GLASS, ECOSTEEL, SODECIA, SOGRAPE, SONAE, PROZIS, VICAIMA, João Nuno Macedo Silva e CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO.

O apoio dos mecenas revela uma aposta de empresas e individuais num modelo de educação mais inclusivo e mais tecnológico.

Foto: 42.

Atualidade

Verão “traz” Ciclo-Patrulhas” da PSP em Guimarães

Publicado

on

Entre o dia 04 de junho e 02 de setembro, a Esquadra Policial de Guimarães vai constituir equipas de patrulhamento com recurso a bicicletas, designadas por Ciclo-Patrulhas, no âmbito de um policiamento de proximidade e visibilidade, específico e direcionado, abrangendo as áreas turísticas e de lazer da área de responsabilidade da cidade de Guimarães.

“Pretende-se desenvolver ações de policiamento, particularmente durante o período diurno, que potenciem e aumentem a segurança nas áreas abrangidas e aproveitar as potencialidades inerentes aos meios utilizados neste tipo de policiamento”, afirma a PSP.

Os locais de patrulhamento privilegiados serão os seguintes:

  • Zona do centro histórico da cidade: Esta área concentra a maior parte do comércio tradicional da cidade e é frequentada por um elevado número de turistas e residentes.
  • Parque da Cidade da Freguesia da Costa e Mesão Frio: Um espaço verde de lazer muito popular entre as famílias.
  • Parque da Cidade Desportiva da Freguesia de Candoso São Tiago: Um parque verde com diversas infraestruturas desportivas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos debate sustentabilidade rumo a um futuro mais verde

Publicado

on

A cidade de Barcelos acolheu, na passada quarta-feira, um evento dedicado à sustentabilidade, organizado pelo H2O & Sustainability Innovation Hub. Na abertura da iniciativa, que decorreu no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, mostrou a sua “satisfação pela nossa Cidade acolher um evento desta natureza, com grande diversidade temática e com palestrantes de reconhecida capacidade técnica e científica. Certamente nos trarão experiências, contributos e horizontes muito válidos para enfrentarmos os desafios que se nos colocam ao nível da sustentabilidade ambiental, social, empresarial e económica”, disse. 

Esta iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Eng. José Pimenta Machado, e que mobilizou para Barcelos uma série de painéis de discussão sobre temas como os desafios e oportunidades do setor das águas em Portugal, a importância da tecnologia na obtenção de ganhos de eficiência nas concessões / serviços de água e saneamento, normas de relato de sustentabilidade da UE e o seu impacto no reporte de ESG e apresentações de soluções inovadoras por parte de Startups, surgiu da necessidade  de “promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

As alterações climáticas geraram um aumento da frequência de ocorrências extremas, como, por exemplo, os períodos de seca severa ou inundações, por isso a necessidade de otimização de perdas e consumo de água, eficiência energética, eficiência hídrica, gestão mais eficiente de resíduos, entre outros, torna-se cada vez mais relevante uma abordagem integrada e cientificamente robusta em relação aos mesmos.

“Ficamos muito entusiasmados em trazer o H2O & Sustainability Innovation Hub para Barcelos e promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, disse Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Às Sextas na Praça” anima, de novo, noites de Anadia

Publicado

on

O ciclo de espetáculos “Às Sextas na Praça” 2024 arranca no próximo dia 07 de junho, pelas 22h00, com a atuação da banda anadiense “Applause Band”, decorrendo até 20 de setembro, numa organização do Município de Anadia.

“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, na Praça da Juventude, em Anadia, numa organização da Câmara Municipal de Anadia.

Para o mês de junho estão previstas ainda mais duas atuações, no dia 14, com Gonçalo Gomes, e, no dia 28, com os “The Eighties”. O ciclo de atuações sofrerá um interregno, no dia 21, devido à realização do certame da “Feira da Vinha e do Vinho” que decorre entre 19 e 23 de junho, no Vale Santo, em Anadia.

Este ciclo de espetáculos tem como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, com entrada gratuita, que dará palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

Programação

7 junho – Applause Band

14 junho – Gonçalo Gomes

28 junho – The Eighties

5 julho – Colmeia – Folk Ancas

12 julho – Banda Tempo

19 julho – On off

26 julho – Incantus

02 agosto – B’Label

09 agosto – Dina Pinto (fado)

16 agosto – Groovart – Academia de Artes

23 agosto – Ecos D’adega

30 agosto – The Founders

06 setembro – Meninos da Sacristia

13 setembro – Orquestra Desigual da Bairrada

20 setembro – Rob’s Angels 

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas