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KINDERPEDIA apoia professores a liderarem o desenvolvimento dos alunos

Lança nova funcionalidade para o regresso às aulas

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A KINDERPEDIA, a solução completa de gestão e comunicação escolar para escolas e jardins de infância, ajuda escolas e jardins de infância com um novo módulo centrado no desenvolvimento dos alunos.

O novo módulo permite aos professores terem uma visão global e precisa do progresso dos seus alunos. Para os alunos, os benefícios passam por ganhar mais autonomia no progresso da sua aprendizagem, enquanto as famílias podem ter um maior envolvimento e acesso a informação relevante.

“O módulo de desenvolvimento do aluno é a nossa forma de apoiar a mudança que vemos hoje no processo de ensino-aprendizagem, desde o envio do conteúdo ao desenvolvimento de competências. Cada escola pode criar uma estrutura de objetivos de aprendizagem e competências, de acordo com o seu currículo ou utilizar uma na nossa biblioteca”, afirma Filipa Lemos Cristina, Country Manager da KINDERPEDIA em Portugal. “Os professores podem escolher fazer observações diárias para cada aluno, com base no progresso observado, de acordo com o modelo de avaliação escolhido. Essas observações são então resumidas em relatórios de avaliação, partilhados com alunos e pais e usados como ponto de partida para planos de aulas personalizados por aluno ou em grupo”, conclui a responsável da solução em Portugal.

O módulo de desenvolvimento do aluno permite aos professores ter uma visão completa do progresso dos alunos e ajuda-os a criar planos de ação de aprendizagem personalizados para cada aluno ou cada grupo de alunos. As observações em tempo real e os relatórios de progresso da aprendizagem fornecem aos professores uma avaliação precisa do nível de cada aluno a qualquer momento durante o ano letivo. Já os alunos ganham autonomia no progresso da sua aprendizagem e os pais ou outros adultos envolvidos na educação de cada criança têm acesso a relatórios de progresso, aumentando a participação da família na educação e maximizando o potencial de cada aluno.

A acompanhar o início do ano letivo, a KINDERPEDIA criou, além do lançamento deste novo módulo, a campanha “Back To School”, para apoiar as escolas que desejam caminhar no sentido da inovação e da transformação digital. Mais informações sobre esta campanha em: https://www.KINDERPEDIA.co/plano-back-to-school.html .

A KINDERPEDIA é uma solução digital completa para gestão e comunicação escolar, reconhecida internacionalmente pela inovação e impacto social. A plataforma ajuda as instituições educativas a simplificar o seu trabalho administrativo, poupar tempo e promover uma comunicação dinâmica entre alunos, professores e pais. Algumas das suas características mais populares para escolas e centros de acolhimento de crianças são a gestão de turmas, o envolvimento familiar e o acompanhamento do progresso dos alunos. Além disso, a plataforma oferece, para a educação privada, uma gestão financeira avançada e configurável e um módulo de faturação automática das propinas, que se integra com os sistemas de contabilidade mais populares e ferramentas de pagamento eletrónico. Até à data, a KINDERPEDIA é utilizada por instituições de ensino em 17 países, em 4 continentes e continua a crescer.

A plataforma está presente em Portugal desde setembro de 2020 e já é implementada por várias escolas nacionais e internacionais, bem como misericórdias. Uma das maiores e mais dinâmicas redes de educação que usam a KINDERPEDIA em Portugal é a Brave Generation Academy, um conceito inovador de aprendizagem híbrida com vários centros no país e em todo o mundo. A KINDERPEDIA Portugal está também em contacto próximo com várias entidades nacionais para trazer inovação tecnológica às escolas, tendo assinado, em novembro de 2021, uma parceria com a FAPOESTEJO. A Associação Portuguesa HighScope é outro parceiro local que fornece às escolas de KINDERPEDIA formações certificadas em Aprendizagem Ativa.

Foto: DR.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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