Atualidade
Iberian Historic Endurance mantém fórmula de sucesso e apresenta calendário para 2023 com duas novidades

O Iberian Historic Endurance celebra o seu 11º aniversário em 2023 e a prestigiada competição de clássicos da Race Ready irá apostar na continuidade, mantendo a regulamentação técnica e desportiva de sucesso e o mesmo número de provas, enquanto regressará às origens, com a novidade da visita a dois dos circuitos mais carismáticos em Espanha a voltarem a um calendário repleto de grandes eventos.
A temporada arranca com o Estoril Exclusive Test, no Autódromo do Estoril, no mês de março, numa oportunidade única para testar as máquinas antes da primeira prova do ano que está agendada para o fim de semana de 7 e 8 de maio no Autódromo Internacional do Algarve. A exemplo do ano transato, o imponente e moderno circuito de Portimão acolherá duas corridas de 50 minutos da competição que se rege pelo espírito dos “3 C” – No Cheating, No Crashing, No Complaining.
O Iberian Historic Endurance não se ficará apenas pela Península Ibérica, indo visitar, novamente, dois dos circuitos icónicos do automobilismo mundial no centro da Europa. O decorado pelotão teve a honra de ser novamente convidado para fazer parte do programa do Grand Prix de Pau Historique, dando a oportunidade aos pilotos e equipas conduzirem num dos mais antigos circuitos citadinos europeus na segunda prova da época.
Ainda no universo da francofonia, a caravana do Iberian Historic Endurance regressará, no verão, às Ardenas belgas, mais precisamente ao Circuit de Spa-Francorchamps, para mais uma edição das 3 Horas de Spa. Sete dezenas de carros são esperados no “le plus beau Circuit du Monde” para esta “minimaratona” no fim de semana do Spa Summer Classic.
A Race Ready Espanha receberá, novamente, um total de quatro corridas em dois eventos. Desta vez, o pelotão Relaxed Historic Racing vai voltar às origens, com dois circuitos míticos espanhóis: Jarama e Jerez. No fim de semana de 10 e 11 de junho, nos arredores de Madrid, o Iberian Historic Endurance vai ser uma das provas cabeça de cartaz do “Supercars en Jarama”, um evento organizado pela Race Ready no Circuito del Jarama, uma infraestrutura erguida em 1967.
De volta ao calendário também está o Circuito de Jerez, outro ex-circuito de F1 e casa do MotoGP em Espanha. O ansiado retorno ao Jerez Historic Festival está planeado para o fim de semana de 21 e 22 de outubro, quando o clima é mais propício à prática do automobilismo neste ponto do globo.
Entre os dois eventos espanhóis, pela mão da Race Ready, realiza-se, no Autódromo do Estoril, um dos maiores eventos de carros clássicos na Europa. Com a presença de muito público e um ambiente extraordinário, que nos remete aos “anos de ouro” do Autódromo do Estoril, é esperada “casa cheia” para a única corrida integrada no popular Estoril Classics.
A temporada encerra com a grande festa do Iberian Historic Endurance, os tradicionais 250km do Estoril, no fim de semana de 25 e 26 de novembro, onde se voltará a organizar a partida simbólica ao “estilo Le Mans” no melhor espírito das corridas de resistência, com quatro turnos de condução, reabastecimentos e estratégia.
1000km Trophy e Index of Performance – Uma Aposta Acertada
O Iberian Historic Endurance manterá a mesma estrutura de classes no próximo ano – Gentleman Drivers Spirit (GDS), H.1965, H1971, H-1976 e GTP & Sports Cars – assim como a aposta no 1000km Trophy e no Index of Performance.
O 1000km Trophy pretende valorizar a equipa mais consistente ao longo da época, premiando o binómio carro/piloto que participa em mais corridas e que mais quilómetros percorre ao longo da época do Iberian Historic Endurance.
Já o vencedor do Index of Performance de cada prova não tem de ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez, mas sim, o melhor classificado após um calculado com base num coeficiente aplicado a cada modelo, onde se valorizam os carros mais antigos e de menor cilindrada, sendo mais um incentivo à participação com carros diferentes e de menor cilindrada, que dão um igual ou até mesmo superior prazer de condução.
Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, “este ano, que vai ser bastante especial para nós, teremos um regresso às origens e aos circuitos mais populares em Espanha, após um ano de ausência, onde fomos experimentar novos traçados e desafios. Em 2023, vamos continuar a apostar nesta fórmula que é sinónimo de vitalidade e sucesso.”
Calendário de 2023:
18/19 março – Estoril Exclusive Test – Autódromo do Estoril 🇵🇹
07/08 maio – Algarve Welcome Spring – Autódromo Internacional do Algarve 🇵🇹
20/21 maio – Grand Prix de Pau Historique – Circuit de Pau-Ville 🇫🇷
10/11 junho – Supercars en Jarama – Circuito del Jarama 🇪🇸
08/09 julho – Spa Summer Classic – 3 Horas de Spa 🇧🇪
07/08 outubro – Estoril Classics – Autódromo do Estoril 🇵🇹
21/22 outubro – Jerez Historic Festival – Circuito de Jerez-Ángel Nieto 🇪🇸
25/26 novembro – 250km Estoril – Autódromo do Estoril 🇵🇹.
Foto: RR.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca