Connect with us

Atualidade

Iberian Historic Endurance mantém fórmula de sucesso e apresenta calendário para 2023 com duas novidades

Publicado

on

O Iberian Historic Endurance celebra o seu 11º aniversário em 2023 e a prestigiada competição de clássicos da Race Ready irá apostar na continuidade, mantendo a regulamentação técnica e desportiva de sucesso e o mesmo número de provas, enquanto regressará às origens, com a novidade da visita a dois dos circuitos mais carismáticos em Espanha a voltarem a um calendário repleto de grandes eventos.

A temporada arranca com o Estoril Exclusive Test, no Autódromo do Estoril, no mês de março, numa oportunidade única para testar as máquinas antes da primeira prova do ano que está agendada para o fim de semana de 7 e 8 de maio no Autódromo Internacional do Algarve. A exemplo do ano transato, o imponente e moderno circuito de Portimão acolherá duas corridas de 50 minutos da competição que se rege pelo espírito dos “3 C” – No Cheating, No Crashing, No Complaining.

O Iberian Historic Endurance não se ficará apenas pela Península Ibérica, indo visitar, novamente, dois dos circuitos icónicos do automobilismo mundial no centro da Europa. O decorado pelotão teve a honra de ser novamente convidado para fazer parte do programa do Grand Prix de Pau Historique, dando a oportunidade aos pilotos e equipas conduzirem num dos mais antigos circuitos citadinos europeus na segunda prova da época.

Ainda no universo da francofonia, a caravana do Iberian Historic Endurance regressará, no verão, às Ardenas belgas, mais precisamente ao Circuit de Spa-Francorchamps, para mais uma edição das 3 Horas de Spa. Sete dezenas de carros são esperados no “le plus beau Circuit du Monde” para esta “minimaratona” no fim de semana do Spa Summer Classic.

A Race Ready Espanha receberá, novamente, um total de quatro corridas em dois eventos. Desta vez, o pelotão Relaxed Historic Racing vai voltar às origens, com dois circuitos míticos espanhóis: Jarama e Jerez. No fim de semana de 10 e 11 de junho, nos arredores de Madrid, o Iberian Historic Endurance vai ser uma das provas cabeça de cartaz do “Supercars en Jarama”, um evento organizado pela Race Ready no Circuito del Jarama, uma infraestrutura erguida em 1967.

De volta ao calendário também está o Circuito de Jerez, outro ex-circuito de F1 e casa do MotoGP em Espanha. O ansiado retorno ao Jerez Historic Festival está planeado para o fim de semana de 21 e 22 de outubro, quando o clima é mais propício à prática do automobilismo neste ponto do globo.

Entre os dois eventos espanhóis, pela mão da Race Ready, realiza-se, no Autódromo do Estoril, um dos maiores eventos de carros clássicos na Europa. Com a presença de muito público e um ambiente extraordinário, que nos remete aos “anos de ouro” do Autódromo do Estoril, é esperada “casa cheia” para a única corrida integrada no popular Estoril Classics.

A temporada encerra com a grande festa do Iberian Historic Endurance, os tradicionais 250km do Estoril, no fim de semana de 25 e 26 de novembro, onde se voltará a organizar a partida simbólica ao “estilo Le Mans” no melhor espírito das corridas de resistência, com quatro turnos de condução, reabastecimentos e estratégia.

1000km Trophy e Index of Performance – Uma Aposta Acertada

O Iberian Historic Endurance manterá a mesma estrutura de classes no próximo ano – Gentleman Drivers Spirit (GDS), H.1965, H1971, H-1976 e GTP & Sports Cars – assim como a aposta no 1000km Trophy e no Index of Performance.

O 1000km Trophy pretende valorizar a equipa mais consistente ao longo da época, premiando o binómio carro/piloto que participa em mais corridas e que mais quilómetros percorre ao longo da época do Iberian Historic Endurance.

Já o vencedor do Index of Performance de cada prova não tem de ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez, mas sim, o melhor classificado após um calculado com base num coeficiente aplicado a cada modelo, onde se valorizam os carros mais antigos e de menor cilindrada, sendo mais um incentivo à participação com carros diferentes e de menor cilindrada, que dão um igual ou até mesmo superior prazer de condução.

Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, “este ano, que vai ser bastante especial para nós, teremos um regresso às origens e aos circuitos mais populares em Espanha, após um ano de ausência, onde fomos experimentar novos traçados e desafios. Em 2023, vamos continuar a apostar nesta fórmula que é sinónimo de vitalidade e sucesso.”

Calendário de 2023:

18/19 março – Estoril Exclusive Test – Autódromo do Estoril 🇵🇹

07/08 maio – Algarve Welcome Spring – Autódromo Internacional do Algarve 🇵🇹

20/21 maio – Grand Prix de Pau HistoriqueCircuit de Pau-Ville 🇫🇷

10/11 junho – Supercars en JaramaCircuito del Jarama 🇪🇸

08/09 julho – Spa Summer Classic – 3 Horas de Spa 🇧🇪

07/08 outubro – Estoril Classics – Autódromo do Estoril 🇵🇹

21/22 outubro – Jerez Historic FestivalCircuito de Jerez-Ángel Nieto 🇪🇸

25/26 novembro – 250km Estoril – Autódromo do Estoril 🇵🇹.

Foto: RR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos regressa à Idade Média durante quatro dias

Barcelos Cidade Medieval

Publicado

on

Ao longo de quatro dias, de 19 a 22 deste mês, Barcelos faz uma viagem no tempo e recua à Idade Média, através da realização da IX edição de Barcelos Cidade Medieval, este ano subordinada ao tema “Barcelos no Caminho de Santiago”. 

À semelhança do ano passado, a iniciativa concentra-se no Parque da Cidade, onde durante esse período se podem encontrar artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves, répteis e outros animais, e ainda atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.

A recriação de Barcelos Cidade Medieval começa no dia 19 (quinta-feira) com o desfile de abertura, desde a Torre Medieval até ao Parque da Cidade. Ainda neste dia, às 19h00, destaque para a conversa com Lúcio Lourenço sob o tema “O Peregrino a Santiago”.

Na sexta-feira, há danças medievais, torneio de cavaleiros, queimada galega e espetáculo de fogo.

No sábado, a programação inclui treino de cavaleiros, treino de armas, voo de aves de caça, teatro e música medieval e, ainda, uma conversa com Cláudio Brochado, com o tema “Como era Barcelos na Época Medieval?”.

No domingo, último dia do certame, o destaque vai para o grande cortejo medieval, com início às 15h00, e que conta com a participação de todos os atores do evento e das várias associações que colaboram neste evento.

Programa (Imagem: CMB)

Certame tem dezenas de mercadores e tendas de alimentação

Este ano, no Barcelos Cidade Medieval, participam mais de 50 mercadores que, em tendas de alimentação, de artigos variados e de elementos místicos, irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo, permitindo que todos os visitantes do certame tenham a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver aquela remota época.

O evento Barcelos Cidade Medieval resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, e tem como objetivo dinamizar a atratividade à cidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos visitantes bons momentos de socialização, convívio e divertimento.

Além dos inúmeros mercadores, participam neste certame as seguintes associações:

– Via3

– Teatro Popular de Carapeços

– Forjães em Cena

– Amigos do Pato,

– D’Improviso

– APACI

– Banda de Oliveira

– Albergue Cidade de Barcelos

– Ás do Saber.

A Cidade Medieval pode ser visitada na quinta e sexta-feira, das 18h00 às 24h00; e sábado e domingo, das 12h00 às 24h00.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios

Publicado

on

A Força Aérea assinou, dia 6 de setembro, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, adquiridos à empresa Ace Aeronautics, LLC., através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março. Financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026.

Estes três helicópteros vão integrar a capacidade própria do Estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove. O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.

O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um alcance de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.

Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.

Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk. No final de 2023, foram entregues à Força Aérea dois AW119 Koala e dois primeiros UH-60 Black Hawk, estes últimos entregues à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea Nº 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025. Assim, com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente, dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk. A estes juntam-se, ainda, os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, adquiridos em julho deste ano com fundos comunitários do programa RescEU, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Animação de Verão na Curia encerra com “A Bruxa e a Aprendiz” e Vicente

Publicado

on

O ciclo de animação de verão na Curia encerra no próximo sábado, 14 de setembro, com o espetáculo  “A Bruxa e a Aprendiz” e o concerto do cantor Vicente, numa organização do Município de Anadia, com entradas gratuitas.

O espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” promete encantar o anfiteatro da Curia, a partir das 18h00, com uma série de feitiços. Gertrudes e Cremilde andam à procura dos ingredientes certos para produzir a “Poção da Felicidade”. Com um punhado de patas de rã, uma resma de penas de fénix, uma pitada de bafos mágicos e os ingredientes secretos, será que vão conseguir criar a verdadeira “Poção da Felicidade”?

O concerto de encerramento do ciclo de animação vai acontecer, pelas 21h00, no Parque das Termas da Curia, com a atuação do artista Vicente. Desde muito cedo que o cantor respira música. Com uma infância rica em ritmos brasileiros e africanus, deu os seus primeiros passos no gospel, passando pelo rock e pelo hip-hop, mas foi no jazz que acabou por encontrar a melhor forma de começar a trilhar o seu caminho.

Em 2020, lançou o seu primeiro disco de originais “Meta”, um EP de jazz contemporâneo, com referências à bossa nova, neo-soul e indie pop. Em 2023, lançou um novo disco “Morfose”, dando continuidade ao seu primeiro trabalho.

O Município pretendeu com iniciativa atrair um maior número de turistas à estância termal da Curia durante a época estival.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas