Atualidade
Funcionários vs. Clientes: Quem é mais importante para o negócio?
Os empresários vão ter sucesso quando criarem um ambiente onde os funcionários vão querer trabalhar e os clientes vão querer comprar
Clientes vs. funcionários. É um paradoxo antigo que desafia os gestores de empresas a darem prioridade aos atores-chave que conduzem ao seu sucesso. É uma questão um pouco injusta, pois ambos são imperativos para o sucesso e a longevidade de uma organização. Mas, curiosamente, quando colocada a pergunta, os proprietários de empresas responderão quase sempre de forma reflexiva, embora nem sempre com a mesma intenção.
Os empresários que possuem uma sensibilidade criteriosa podem afirmar: “Os meus clientes e os meus funcionários são igualmente importantes!”, enquanto muitos outros tendem a apresentar uma posição mais definitiva, geralmente do lado do cliente, pois “são eles que pagam os nossos salários. Sem eles, não tenho qualquer negócio”.
De facto, são mais as vezes em que o pêndulo de valor aponta para uma maior perceção da importância dos clientes. Afinal, como disse uma vez um empresário, “consigo sempre encontrar novos funcionários”.
Mas os empresários devem analisar melhor a situação e perceber que os funcionários são, de facto, a força vital das suas empresas e, como tal, merecem a melhor faturação em todas as organizações. Portanto, sejamos claros: os funcionários são verdadeiramente mais importantes do que até os melhores clientes.
A equipa é a marca da empresa
Os funcionários são fundamentais para o sucesso e crescimento de um negócio. São frequentemente o primeiro e último ponto de contacto em cada transação e, portanto, são literalmente, a cara de uma organização. Desempenham as suas funções, criam uma experiência positiva para o cliente e, em última análise, geram receitas sustentadas. O que poderia ser mais importante do que isso?
Opositores podem argumentar que nem todos os trabalhadores são ótimos no seu trabalho e que, por vezes, são os próprios que levam a empresa a perder clientes. No entanto, isto não nega o elevado valor dos funcionários, mas sim a importância de contratar bem.
Não se esqueça de manter os funcionários felizes
A felicidade dos funcionários tem um impacto tremendo na produtividade global e na satisfação do cliente. Quando os trabalhadores não estão motivados e prósperos, estão muito menos dispostos e capazes de atender às necessidades de um cliente da forma que se espera. O conceito é simples – funcionários felizes e satisfeitos levam a clientes felizes e satisfeitos. E clientes satisfeitos são, evidentemente, a chave para o sucesso empresarial.
Para que um negócio possa crescer significativamente, o sucesso e a satisfação do cliente devem ser tarefa de todos. Nas palavras do falecido fundador da ZAPPOS, Tony Hsieh, “O serviço ao cliente não deve ser um departamento. Deve ser a empresa inteira”. A visão de Hsieh sublinha a importância de cada funcionário de uma organização.
Funcionários felizes são os melhores embaixadores de marca
A maioria dos gestores de empresas compreende o poder das classificações cinco estrelas dadas por clientes, assim como qualquer crítica positiva. Mas funcionários felizes também exercem uma enorme influência sobre o resultado de uma empresa. As estatísticas sugerem que trabalhadores felizes podem impulsionar as vendas de uma empresa em quase 40%.
Os funcionários que estão empenhados e se sentem valorizados são os melhores embaixadores de uma marca e devem ser valorizados como tal. Amplificam a experiência positiva necessária para manter a satisfação do cliente e fazê-los voltar para mais, idealmente com uma longa linha de amigos e futuros clientes.
Promover a satisfação dos funcionários
Embora seja evidente que os empresários devem valorizar os seus funcionários acima de tudo, o argumento é meramente retórico, a menos que, de alguma forma, alavancado para a melhoria da empresa. E tudo começa com a criação de um ambiente desejável e a construção da equipa certa.
Os empresários que querem trabalhadores que vão valorizam verdadeiramente devem promover um ambiente que atraia o tipo de candidato ao emprego que procuram. Os esforços de aquisição e retenção de funcionários devem concentrar-se tanto, se não mais, nos valores éticos, de personalidade e profissionais do trabalho do que apenas nas competências duras exigidas para o desempenhar. Os funcionários certos podem aprender novos sistemas ou competências, mas mesmo o funcionário mais inteligente, se tiver a atitude errada, nunca aprenderá a ser gentil. E ninguém valoriza uma má atitude.
Isto leva-nos ao centro de qualquer negócio de sucesso com trabalhadores felizes e clientes satisfeitos: cultura da empresa. A contratação consciente e uma cultura empresarial próspera são as pedras angulares da satisfação dos funcionários e da fidelidade dos clientes.
Quando os empresários criam um ambiente onde os funcionários querem trabalhar e os clientes querem fazer transações, o argumento cliente-versus-funcionário é tornado irrelevante.
Porque, neste cenário, todos ganham.
Por: Rita Maria Nunes (Country Manager TAB Portugal).
Fotos: DR.
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Barcelos retoma o investimento em saneamento após 15 anos sem nenhuma obra
Após 15 anos de interrupção, devido ao contencioso que a Câmara Municipal manteve com a empresa Águas de Barcelos, e que o atual Executivo Municipal conseguiu sanar, arrancou no início desta semana, na freguesia de Campo, a execução da primeira obra da rede pública de saneamento, integrada no Plano de investimentos da empresa Águas de Barcelos.
Acompanhado pelos responsáveis da Concessionária do Serviço: administrador Luís Vasconcellos e diretor geral Hilário Seara, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, esteve, ontem, no local onde estão a decorrer os trabalhos da empreitada, para marcar simbolicamente este momento de retoma do investimento na rede de saneamento.
“É com enorme satisfação que assinalámos o retomar de um investimento que nunca deveria ter sido parado, muito menos 14 anos consecutivos, o que resultou num lamentável atraso no acesso das populações a este serviço tão importante para os nossos munícipes”. O Presidente da Câmara assegurou que “esta será a primeira de muitas mais obras na rede de saneamento, o que vai permitir que o nosso concelho atinja melhores patamares de desenvolvimento”. Recorde-se que o Plano de Investimentos tem previstos mais 25 milhões de euros para extensão de redes de abastecimento de água e serviço de saneamento.
Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia, Filipe Silva, explicou a importância desta realização para os moradores daquela área, afirmando que “muitos construíram as suas casas e comércios com a garantia de que teriam rede de saneamento, mas tiveram de esperar mais de uma década para que a obra se concretizasse. Felizmente que agora essa lacuna está a ser resolvida, o que nos deixa muito satisfeitos e felizes com este desfecho”.
A empreitada adjudicada pela Águas de Barcelos à empresa Martins e Filhos Lda., pelo valor de 140 mil euros, contempla o prolongamento da rede de saneamento na Rua do Casal e EM 543, na freguesia de Campo e deverá ficar concluída num prazo de 140 dias.
A extensão deste troço de rede de saneamento é de 1246m, estando prevista a construção de 50 novos ramais de águas residuais, estimando-se que sejam servidos mais 150 habitantes.
Esta empreitada representa um aumento de 11% na cobertura de rede de saneamento desta freguesia, atingindo assim os 90%, sendo que no âmbito deste projeto, numa segunda fase serão executados mais 800 metros de rede, os quais permitirão aumentar a cobertura do serviço de saneamento na freguesia de Campo para os 95%.
Foto: CMB.
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Anadia dedica semana à Juventude
O Município de Anadia vai dedicar a semana de 23 a 28 de setembro à juventude, dinamizando um conjunto de atividades, culminando com o “Festival Anadia Jovem”.
A semana começa (23 de setembro) com o workshop “Finanças inteligentes: o teu futuro começa agora”, dinamizado por Ana Januário, economista e educadora financeira certificada. A atividade vai decorrer na Biblioteca Municipal de Anadia, a partir das 18h00, tendo como público-alvo adolescentes, jovens e jovens adultos. Pretende-se com esta iniciativa capacitar os participantes a compreender e a elaborar orçamentos realistas, considerando fontes de rendimento, despesas e metas de poupança. Por outro lado, incutir hábitos financeiros saudáveis, destacando a importância da poupança regular, bem como familiarizar e explicar conceitos como o IRS, Segurança Social e Recibos Verdes. Os interessados em participar devem efetuar as respetivas inscrições para o e-mail juventude.m.anadia@gmail.com, para o Instagram @anadiajovem ou através do telefone 231 519 090.
Na 3ª-feira, dia 24, o Cineteatro Anadia acolhe, entre as 8h00 e as 17h30, a Conferência “Começar Hoje”, com um variado leque de oradores, nomeadamente Jorge Faustino, Ricardo Carriço, Mariana Barbosa, Rui Bairrada, Rita Piçarra, Alexandra Lemos e Bárbara Tinoco. Evento transformacional em que os jovens têm contacto com profissionais com percursos fantásticos, num ambiente que proporciona a mudança e alinhamento de mindsets, levando os jovens a perceber realmente qual será o seu futuro profissional e a forma como podem lá chegar. Atividade destinada a jovens do 11º e 12º ano dos estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia.
Na 4ª-feira, 25 de setembro, o Parque Urbano de Anadia acolhe, entre as 14h00 e as 19h00, desportos de aventura, nomeadamente escalada, slide e teia, e surf mecânico. Esta atividade é aberta à comunidade. Paralelamente, neste dia, elementos da Força Aérea Portuguesa estarão presentes no local para apresentação do vasto leque de formação e condições de ingresso neste ramo das Forças Armadas. Os jovens serão, ainda, contemplados com oferta de experiência em simulador de voo e/ou em sistemas de realidade virtual, numa tenda destinada para o efeito. Este dia contará ainda com animação musical a cargo do DJ Mr. White.
Na 5ª-feira, dia 26, a partir das 18h00, a Biblioteca Municipal de Anadia acolhe a masterclass “Falar em público e Técnicas de Apresentação”, dinamizada por Alexandra Ataíde, da Universidade de Aveiro. Pretende-se, com esta iniciativa, dar a conhecer a estrutura base numa apresentação; identificar técnicas de apresentação a aplicar na conceção de uma apresentação; aprender formas de conexão com a audiência; analisar com eficácia apresentações em público; aprender a planear uma apresentação em público de forma eficaz, assim como aprender estratégias para lidar com o medo e a ansiedade de comunicar em público. As inscrições devem ser efetuadas para o e-mail juventude.m.anadia@gmail.com, para o Instagram @anadiajovem ou através do telefone 231 519 090.
A semana da Juventude culmina com o “Festival Anadia Jovem” que decorre na sexta-feira e no sábado, respetivamente 27 e 28 de setembro. À semelhança dos anos anteriores, decorrerá no anfiteatro do Vale Santo (recinto da Feira da Vinha e do Vinho), em Anadia. No primeiro dia do evento, a animação estará a cargo de Vaskiiito, Mizzy Miles, Sara Santini, DJ’s Pedro Moniz e André Cardoso. No segundo, o palco do Festival conta com a presença do Applause Band, Badoxa, Kiss Kiss Bang Bang, Mr. White e Tiede.
As entradas no recinto são gratuitas.
Foto: CMA.
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Força Aérea vigia Mediterrâneo até ao final do ano
“Elefantes” retomam operação em 5 de setembro
A Força Aérea volta a destacar militares e um avião C-295M para a vigilância do Mediterrâneo, numa missão promovida pela Agência FRONTEX, que vai decorrer a partir da Base Aérea de Málaga, em Espanha. Esta missão, denominada Joint Operation Índalo 2024, tem como objetivo a salvaguarda da vida humana, a prevenção de migração ilegal e o tráfico de seres humanos, bens e armamento, combate ao tráfico de estupefacientes, controlo e fiscalização de atividades de pesca, controlo da poluição marítima, combate ao tráfico de estupefacientes e controlo do tráfego marítimo, através da vigilância da guarda de fronteiras e costeira.
Com partida para 5 de setembro, esta é a segunda fase da missão, depois de uma primeira fase que decorreu entre 20 de março e 10 de julho do presente ano. Recorde-se que, durante aquele período, a Força Aérea detetou perto de 18 mil embarcações, sendo que 14 delas representavam imigração ilegal, detetando 202 migrantes, e 428 relacionadas com atividades ilícitas, num total 320 horas de voo.
O destacamento da Força Aérea vai operar a partir da Base Aérea de Málaga até dia 27 de novembro.
Foto: FAP.
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