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Funcionários vs. Clientes: Quem é mais importante para o negócio?
Os empresários vão ter sucesso quando criarem um ambiente onde os funcionários vão querer trabalhar e os clientes vão querer comprar
Clientes vs. funcionários. É um paradoxo antigo que desafia os gestores de empresas a darem prioridade aos atores-chave que conduzem ao seu sucesso. É uma questão um pouco injusta, pois ambos são imperativos para o sucesso e a longevidade de uma organização. Mas, curiosamente, quando colocada a pergunta, os proprietários de empresas responderão quase sempre de forma reflexiva, embora nem sempre com a mesma intenção.
Os empresários que possuem uma sensibilidade criteriosa podem afirmar: “Os meus clientes e os meus funcionários são igualmente importantes!”, enquanto muitos outros tendem a apresentar uma posição mais definitiva, geralmente do lado do cliente, pois “são eles que pagam os nossos salários. Sem eles, não tenho qualquer negócio”.
De facto, são mais as vezes em que o pêndulo de valor aponta para uma maior perceção da importância dos clientes. Afinal, como disse uma vez um empresário, “consigo sempre encontrar novos funcionários”.
Mas os empresários devem analisar melhor a situação e perceber que os funcionários são, de facto, a força vital das suas empresas e, como tal, merecem a melhor faturação em todas as organizações. Portanto, sejamos claros: os funcionários são verdadeiramente mais importantes do que até os melhores clientes.
A equipa é a marca da empresa
Os funcionários são fundamentais para o sucesso e crescimento de um negócio. São frequentemente o primeiro e último ponto de contacto em cada transação e, portanto, são literalmente, a cara de uma organização. Desempenham as suas funções, criam uma experiência positiva para o cliente e, em última análise, geram receitas sustentadas. O que poderia ser mais importante do que isso?
Opositores podem argumentar que nem todos os trabalhadores são ótimos no seu trabalho e que, por vezes, são os próprios que levam a empresa a perder clientes. No entanto, isto não nega o elevado valor dos funcionários, mas sim a importância de contratar bem.
Não se esqueça de manter os funcionários felizes
A felicidade dos funcionários tem um impacto tremendo na produtividade global e na satisfação do cliente. Quando os trabalhadores não estão motivados e prósperos, estão muito menos dispostos e capazes de atender às necessidades de um cliente da forma que se espera. O conceito é simples – funcionários felizes e satisfeitos levam a clientes felizes e satisfeitos. E clientes satisfeitos são, evidentemente, a chave para o sucesso empresarial.
Para que um negócio possa crescer significativamente, o sucesso e a satisfação do cliente devem ser tarefa de todos. Nas palavras do falecido fundador da ZAPPOS, Tony Hsieh, “O serviço ao cliente não deve ser um departamento. Deve ser a empresa inteira”. A visão de Hsieh sublinha a importância de cada funcionário de uma organização.
Funcionários felizes são os melhores embaixadores de marca
A maioria dos gestores de empresas compreende o poder das classificações cinco estrelas dadas por clientes, assim como qualquer crítica positiva. Mas funcionários felizes também exercem uma enorme influência sobre o resultado de uma empresa. As estatísticas sugerem que trabalhadores felizes podem impulsionar as vendas de uma empresa em quase 40%.
Os funcionários que estão empenhados e se sentem valorizados são os melhores embaixadores de uma marca e devem ser valorizados como tal. Amplificam a experiência positiva necessária para manter a satisfação do cliente e fazê-los voltar para mais, idealmente com uma longa linha de amigos e futuros clientes.
Promover a satisfação dos funcionários
Embora seja evidente que os empresários devem valorizar os seus funcionários acima de tudo, o argumento é meramente retórico, a menos que, de alguma forma, alavancado para a melhoria da empresa. E tudo começa com a criação de um ambiente desejável e a construção da equipa certa.
Os empresários que querem trabalhadores que vão valorizam verdadeiramente devem promover um ambiente que atraia o tipo de candidato ao emprego que procuram. Os esforços de aquisição e retenção de funcionários devem concentrar-se tanto, se não mais, nos valores éticos, de personalidade e profissionais do trabalho do que apenas nas competências duras exigidas para o desempenhar. Os funcionários certos podem aprender novos sistemas ou competências, mas mesmo o funcionário mais inteligente, se tiver a atitude errada, nunca aprenderá a ser gentil. E ninguém valoriza uma má atitude.
Isto leva-nos ao centro de qualquer negócio de sucesso com trabalhadores felizes e clientes satisfeitos: cultura da empresa. A contratação consciente e uma cultura empresarial próspera são as pedras angulares da satisfação dos funcionários e da fidelidade dos clientes.
Quando os empresários criam um ambiente onde os funcionários querem trabalhar e os clientes querem fazer transações, o argumento cliente-versus-funcionário é tornado irrelevante.
Porque, neste cenário, todos ganham.
Por: Rita Maria Nunes (Country Manager TAB Portugal).
Fotos: DR.
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superaDORas estreia a 24 de novembro no Porto
Espetáculo sobre dor e superação da violência de género
Superar a dor da violência de género é possível? O espetáculo-movimento que está prestes a nascer diz que sim. Dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, às 16h00, no salão paroquial de S. Mamede de Infesta, irá decorrer um espetáculo de teatro, poesia, música e dança, e será lançado um movimento que abraça a temática e presta apoio a vítimas de violência doméstica e de género.
Todos nós conhecemos raparigas, mulheres, as nossas mães, amigas, irmãs, primas, que sofreram ou sofrem de violência de género. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que uma em cada três mulheres no mundo sofre de algum tipo de violência.
Pelo facto da temática continuar a ser tão relevante em 2024, foi organizado um espetáculo com adaptações de Leon Valle a três contos de Mia Couto, que relatam casos de violência contra as mulheres, e a um conto inédito de Margarida Faro, com adaptação da própria autora e também de Leon Valle.
Além da encenação dos contos, o espetáculo contará com a declamação de três poemas da obra “Viva a Desordem” da escritora portuguesa Margarida Faro, que estará presente no evento para sessão de autógrafos, e um poema inédito da coprodutora do espetáculo, Patrícia Vidal.
Ao teatro e à poesia, junta-se a música, com letra e composição originais de Viriae, e ainda dança, a cargo da coreógrafa Beatriz Costa. Assim surge o superaDORas, um espetáculo comovente e eletrizante que não vai querer perder.
Para Patrícia Vidal, coprodutora do evento, “mais que um espetáculo, quero que o superaDORas se torne um movimento, e que não fiquemos apenas pela consciencialização do problema, mas que também possamos contribuir para a superação da dor de tantas mulheres que ainda sofrem de violência”.
É desta vontade que brota um movimento de apoio a vítimas de violência de género, com um conjunto de profissionais de várias áreas, das telecomunicações à medicina legal, passando pela advocacia e psicologia, de forma a dar suporte ao caminho de recuperação destas mulheres.
Já Rui Mesquita, também coprodutor do espetáculo, considera que “desde o relato de testemunhos reais, que também irão existir ao longo do espetáculo, à intervenção em tempo real, este espetáculo-movimento mistura o passado e o presente, chama atenção a um problema real e compromete-se a fazer parte da sua solução”.
Nos testemunhos poderá assistir a relatos de sobreviventes, mas também de funcionários da CPCJ e do Instituto de Medicina Legal, duas entidades muitas vezes envolvidas nestes casos e que quiseram participar do projeto.
Durante o intervalo do evento, contaremos com inúmeras surpresas, mas uma delas já pode ser revelada: será leiloada uma peça de joalharia de autor, de Sofia Tregeira, uma das apoiantes do movimento. Também terá contacto com várias empresas que, de uma forma ou de outra, apostaram na responsabilidade social e apoiaram o evento e/ou irão fazer parte do movimento.
O espetáculo é aconselhado para maiores de 16 e tem o custo de 12€. Para mais informações e bilhética, contactar a coprodutora Patrícia Vidal: 916 831 498.
Imagem: DR.
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Barcelos inaugura iluminações de Natal a 29 de novembro
A cidade de Barcelos volta a vestir-se de cor e luz para as festas natalícias. Este ano, as iluminações são inauguradas no próximo dia 29, pelas 19 horas, mas antes, pelas 18h30, há um concerto com os “The Classic”, no Largo da Porta Nova, criando o ambiente perfeito para a contagem decrescente da “Magia de Natal”.
Destacadas, o ano passado, pela imprensa nacional, como uma das mais espetaculares ornamentações da época festiva, a Câmara Municipal volta a apostar na iluminação e decoração da cidade como grande motivo, não só da animação e diversão temática, como de atratividade à cidade, potenciando a economia local, nomeadamente o comércio tradicional.
Ao todo, o Município dá um colorido especial a ruas, praças e largos, privilegiando também alguns dos monumentos mais icónicos do Centro Histórico de Barcelos, entre os quais, a Ponte Medieval sobre o rio Cávado, a Casa da Azenha, o Paço dos Condes, os Paços do Concelho, a Torre Medieval e o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.
As iluminações incidem sobre cerca de 50 locais distintos, dos quais onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade, um investimento que ronda os 170 mil euros.
Animação de Natal com dezenas de pontos de atração e divertimento
Além das iluminações de Natal, o mês de dezembro será preenchido com um diversificado e intenso programa de atividades, algumas delas que serão mesmo grandes novidades, casos do Túnel interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo no Campo 5 de Outubro. Além disso, o Mercado de Natal, este ano, desloca-se para a Alameda das Barrocas e terá Praça de Alimentação e Casa do Pai Natal.
Outra das novidades é a “Christmas with Friends”, festa temática com a participação de DJ’s.
Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade: na Igreja da Misericórdia (dia 6), no Templo do Senhor da Cruz (dia 15) e no Salão Nobre dos Paços do Concelho (dia 21).
Da restante programação, merece destaque a animação de rua com muitos mais motivos para que se deixe cativar pela Magia de Natal de Barcelos. Volta a haver o Carrossel Parisiense, desta feita no Largo Dr. José Novais, Trenó do Pai Natal, Charrete de Natal, Bola Interativa e Pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, no Largo da Porta Nova. A tudo isto somam-se as exposições de presépios, com particular destaque para o Presépio a Sete Artes, patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, e comboio de Natal pelas ruas da cidade.
E, quem quiser levar uma recordação temática, pode deslocar-se ao outro lado da ponte, em Barcelinhos, onde encontrará um espaço próprio para tirar fotografias.
Concertos Musicais e Rota de Presépios nas Freguesias
Voltando a descentralizar as atividades culturais natalícias, abrangendo o maior número de pessoas possível, a programação de Natal volta a contemplar concertos musicais em quatro freguesias: Chorente (dia 1), Alvito S. Martinho (dia 7), Rio Covo Santa Eulália (dia 14) e Durrães (dia 15).
E face ao sucesso do ano passado, volta a ser realizada a Rota dos Presépios, com visita aos presépios de diversas freguesias do concelho.
Imagem: CMB.
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“Valença Fortaleza de Chocolate” está a chegar
A “Valença Fortaleza de Chocolate” está de regresso, entre 29 de novembro e 8 de dezembro, recheada de doces tentações, com a marca Chocolate.
Showcookings, oficinas de chocokids, delícias de chocolate e muita animação itinerante permanente prometem transformar Valença no destino mais doce da Península Ibérica, este Natal.
Dez dias para encantar e deliciar os visitantes numa feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, apresentados de tantas formas.
O certame regressa, num formato cheio de novidades, como feira/mostra com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis.
Cascatas, fondues, crepes, waffles, farturas, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos para se encantar, deliciar e perder de amores em Valença, sempre com a marca Chocolate.
O certame abre sexta-Feira, 29 de novembro, às 16h00 e estará aberto até às 20h00. Entre sábado, 30 de novembro e domingo 8 de dezembro podem visitar a feira entre as 10h00 e as 20h00.
Praça da República, Largo do Governo Militar, Baluarte do Faro e Largo do Bom Jesus serão os espaços da zona histórica que vão acolher o evento.
“Fortaleza de Chocolate” insere-se na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal que arranca, em Valença, a 29 de novembro e prolonga-se até às festividades dos Reis, a 5 de janeiro.
Imagem: CMV.
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