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Funcionários vs. Clientes: Quem é mais importante para o negócio?
Os empresários vão ter sucesso quando criarem um ambiente onde os funcionários vão querer trabalhar e os clientes vão querer comprar


Clientes vs. funcionários. É um paradoxo antigo que desafia os gestores de empresas a darem prioridade aos atores-chave que conduzem ao seu sucesso. É uma questão um pouco injusta, pois ambos são imperativos para o sucesso e a longevidade de uma organização. Mas, curiosamente, quando colocada a pergunta, os proprietários de empresas responderão quase sempre de forma reflexiva, embora nem sempre com a mesma intenção.
Os empresários que possuem uma sensibilidade criteriosa podem afirmar: “Os meus clientes e os meus funcionários são igualmente importantes!”, enquanto muitos outros tendem a apresentar uma posição mais definitiva, geralmente do lado do cliente, pois “são eles que pagam os nossos salários. Sem eles, não tenho qualquer negócio”.
De facto, são mais as vezes em que o pêndulo de valor aponta para uma maior perceção da importância dos clientes. Afinal, como disse uma vez um empresário, “consigo sempre encontrar novos funcionários”.
Mas os empresários devem analisar melhor a situação e perceber que os funcionários são, de facto, a força vital das suas empresas e, como tal, merecem a melhor faturação em todas as organizações. Portanto, sejamos claros: os funcionários são verdadeiramente mais importantes do que até os melhores clientes.
A equipa é a marca da empresa
Os funcionários são fundamentais para o sucesso e crescimento de um negócio. São frequentemente o primeiro e último ponto de contacto em cada transação e, portanto, são literalmente, a cara de uma organização. Desempenham as suas funções, criam uma experiência positiva para o cliente e, em última análise, geram receitas sustentadas. O que poderia ser mais importante do que isso?
Opositores podem argumentar que nem todos os trabalhadores são ótimos no seu trabalho e que, por vezes, são os próprios que levam a empresa a perder clientes. No entanto, isto não nega o elevado valor dos funcionários, mas sim a importância de contratar bem.
Não se esqueça de manter os funcionários felizes
A felicidade dos funcionários tem um impacto tremendo na produtividade global e na satisfação do cliente. Quando os trabalhadores não estão motivados e prósperos, estão muito menos dispostos e capazes de atender às necessidades de um cliente da forma que se espera. O conceito é simples – funcionários felizes e satisfeitos levam a clientes felizes e satisfeitos. E clientes satisfeitos são, evidentemente, a chave para o sucesso empresarial.
Para que um negócio possa crescer significativamente, o sucesso e a satisfação do cliente devem ser tarefa de todos. Nas palavras do falecido fundador da ZAPPOS, Tony Hsieh, “O serviço ao cliente não deve ser um departamento. Deve ser a empresa inteira”. A visão de Hsieh sublinha a importância de cada funcionário de uma organização.
Funcionários felizes são os melhores embaixadores de marca
A maioria dos gestores de empresas compreende o poder das classificações cinco estrelas dadas por clientes, assim como qualquer crítica positiva. Mas funcionários felizes também exercem uma enorme influência sobre o resultado de uma empresa. As estatísticas sugerem que trabalhadores felizes podem impulsionar as vendas de uma empresa em quase 40%.
Os funcionários que estão empenhados e se sentem valorizados são os melhores embaixadores de uma marca e devem ser valorizados como tal. Amplificam a experiência positiva necessária para manter a satisfação do cliente e fazê-los voltar para mais, idealmente com uma longa linha de amigos e futuros clientes.
Promover a satisfação dos funcionários
Embora seja evidente que os empresários devem valorizar os seus funcionários acima de tudo, o argumento é meramente retórico, a menos que, de alguma forma, alavancado para a melhoria da empresa. E tudo começa com a criação de um ambiente desejável e a construção da equipa certa.
Os empresários que querem trabalhadores que vão valorizam verdadeiramente devem promover um ambiente que atraia o tipo de candidato ao emprego que procuram. Os esforços de aquisição e retenção de funcionários devem concentrar-se tanto, se não mais, nos valores éticos, de personalidade e profissionais do trabalho do que apenas nas competências duras exigidas para o desempenhar. Os funcionários certos podem aprender novos sistemas ou competências, mas mesmo o funcionário mais inteligente, se tiver a atitude errada, nunca aprenderá a ser gentil. E ninguém valoriza uma má atitude.
Isto leva-nos ao centro de qualquer negócio de sucesso com trabalhadores felizes e clientes satisfeitos: cultura da empresa. A contratação consciente e uma cultura empresarial próspera são as pedras angulares da satisfação dos funcionários e da fidelidade dos clientes.
Quando os empresários criam um ambiente onde os funcionários querem trabalhar e os clientes querem fazer transações, o argumento cliente-versus-funcionário é tornado irrelevante.
Porque, neste cenário, todos ganham.
Por: Rita Maria Nunes (Country Manager TAB Portugal).
Fotos: DR.
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Câmara de Barcelos inaugura troço urbano da Ecovia
Centenas de pessoas participaram na caminhada

“A inauguração deste troço urbano da Ecovia do Cávado, em Barcelos, representa um marco muito significativo no desenvolvimento sustentável da cidade, um marco que inicia uma nova relação entre os munícipes e o ambiente natural”. Foi assim que o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, se expressou no ato inaugural do Troço Urbano da Ecovia do Cávado, que se desenvolve num percurso de 2.300 metros, entre a Ponte Ferroviária e o lugar de Souto dos Burros, na margem esquerda do rio.
Perante centenas de pessoas, que se reuniram no átrio da sede da Junta de Barcelinhos (e que depois participaram na caminhada pela ecovia), Mário Constantino Lopes vincou a sua satisfação por “cumprir mais um compromisso eleitoral”, salientando que “esta obra faz parte de um plano muito mais alargado de valorização do Rio Cávado e da dinamização das suas Frentes Ribeirinhas”. O autarca evidenciou que o objetivo do Município é, através do desenvolvimento do MasterPlan, “aproximar as pessoas do rio, potenciar a fruição das margens e dos futuros parques fluviais, incentivar o recreio, o lazer, o convívio e a atividade física”, tendo, para esse efeito comprado já os terrenos dos Norton e dos Vessadas. No horizonte, estão os projetos que farão ligar este troço urbano da ecovia aos concelhos de Esposende e de Braga.
O presidente aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho e a colaboração de várias entidades e pessoas, entre os quais o autor do projeto, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e os serviços municipais.

Ministro José Manuel Fernandes saúda trabalho da Câmara Municipal
Convidado para presidir à inauguração oficial da ecovia urbana de Barcelos, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, deixou palavras elogiosas ao “trabalho que o presidente da Câmara tem feito à frente dos destinos do concelho”, sublinhando a “ação competente e a visão do Município no desenvolvimento do concelho”, através da potenciação dos recursos naturais do território. O governante acentuou o trabalho que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem efetuado, apelando à rapidez processual e à desburocratização de procedimentos.
Fazendo alusão aos recursos naturais, ao ambiente e à agricultura, José Manuel Fernandes vincou a importância desta trilogia no desenvolvimento sustentado da economia, da potenciação dos recursos paisagísticos e do aproveitamento para atividades de lazer e desporto ao ar livre.
Antes destas intervenções, o Presidente da Junta de Barcelinhos, José Rui Peixoto, deu as boas-vindas a todos os participantes, e fez questão de agradecer ao município pela execução de uma obra tão importante, não só para Barcelinhos como para todo o Concelho.
Logo após o autor do projeto, arquiteto Bruno Costa, apresentou as especificidades da ecovia de Barcelos, sendo complementado pelo presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. Pimenta Machado, que salientou a importância de, no médio prazo, a ecovia fazer a “ligação do mar até ao Gerês”. Sublinhado que o trabalho que a Câmara de Barcelos está a fazer é muito importante para “voltar a cidade para o rio”, aquele responsável deixou a promessa de que a APA está e vai continuar a colaborar com o Município de Barcelos, no projeto de requalificação das frentes ribeirinhas e parques fluviais.
Troço Urbano da Ecovia do Cávado
Desenvolve-se entre a Ponte de Ferro (a montante da ponte medieval) e o lugar do Souto dos Burros, num troço de 2.300 metros. A obra teve um custo de 1 milhão e 278 mil euros, sendo financiada pelo FEDER no valor de 827 mil euros.
O troço agora inaugurado desenvolve-se na margem esquerda do rio e insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, que depois de concluído terá numa extensão de mais de 22 quilómetros. Faz parte de um projeto mais global que após estar completamente executado ligará o litoral (Esposende) ao Parque nacional da Peneda Gerês.
Este tipo de intervenções visam a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para uma mobilidade sustentável.
Foto: CMB.
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Barcelos recebe gala dos Prémios do Teatro Amador Europeu

A gala dedicada às artes cénicas promete trazer o melhor do teatro amador europeu a Portugal. A entrega dos galardões decorre este sábado, 29 de março, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, e contará, com o espetáculo de teatro internacional, a ‘A Felicidade Roubada’ da companhia Malanka Theater, vinda da Ucrânia, além da festa dos premiados em três categorias: Melhor Texto Original, Melhor Projeto Artístico e Melhores Causas Teatrais.
As estatuetas do busto de Gil Vicente, esculpidas pelo conhecido artista barcelense Joaquim Esteves, serão atribuídas pelo Teatro de Balugas, naquela que será a primeira edição dos prémios, afirmando o diretor da companhia, Cândido Sobreiro, que “esta cerimónia foi especialmente criada para celebrar a originalidade, a criatividade e o compromisso no teatro amador na Europa”.
Os bilhetes estão à venda em https://gilvicente.bol.pt/ ou na bilheteira do teatro em Barcelos.
Imagem: DR.
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Cascais e Sintra: Quatro detidos pelos crimes de ofensas à integridade física qualificada e dois por tráfico de estupefacientes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 19 de março, pelas 07h00, na sequência de uma investigação relacionada com a prática de um crime de ofensas à integridade física qualificada, nos concelhos de Cascais e Sintra, deu cumprimento a cinco Mandados de Busca e apreensão domiciliária e deteve através de Mandados de Detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridade Judiciária, quatro homens, com idades compreendidas entre 17 e 19 anos de idade.
A investigação realizada pela PSP abrangeu um inquérito, dirigido pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, referente a um crime de ofensas à integridade física qualificada e de um crime de gravações e fotografias ilícitas, praticados no dia 20 de dezembro, junto de um estabelecimento de ensino, no concelho de Cascais.
As ofensas provocadas e que revelaram especial censurabilidade e perversidade, tiveram como vítima um jovem menor de 14 anos, por este ter partilhado um story no seu perfil de uma rede social, que era acompanhada com uma música com letra de teor negativo entre residentes de bairros do concelho.
A vítima foi agredida com socos na face, pontapés na barriga e vários pontapés por todo o corpo, atingindo-o principalmente na cabeça, face e tronco, fazendo com que o mesmo perdesse a consciência. Um dos suspeitos, com recurso ao seu telemóvel gravou um vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.
Na sequência das agressões, a vítima foi transportada de urgência para o Hospital de Cascais, onde ficou internado, sendo depois transferido para o Hospital São Francisco Xavier, onde foi sujeito a cirurgia ao nariz.
Os suspeitos provocaram, ainda, à vítima vários hematomas e equimoses, especialmente na face, bem como uma fratura dos ossos próprios do nariz e da apófise frontal esquerda, várias fraturas no maxilar esquerdo e fratura dos dois dentes frontais.
Das buscas domiciliárias realizadas, apreenderam-se seis telemóveis e uma catana de grandes dimensões, com 46 cm de lâmina. Do exame pericial aos telemóveis apreendidos, logrou-se recolher o vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.
No decurso das buscas efetivadas, procedeu-se ainda à detenção de dois homens de 29 e 49 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes, os quais tinham na sua posse 358,34 doses individuais de haxixe; e 149,20 doses individuais de cocaína.
“Com as detenções realizadas, a PSP visou não só a obtenção de meios de prova, mas não menos importante, devolver e fomentar o sentimento de tranquilidade e segurança pública ao Concelho de Cascais”, referiu a força policial.
Os detidos foram presentes em 1.º interrogatório judicial de arguido detido no Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, sendo aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois deles e de proibições e imposições aos outros dois.
No que concerne aos detidos por tráfico de estupefacientes, os mesmos ficaram com a medida de coação de apresentações periódicas.
Foto: PSP.
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