Connect with us

Atualidade

Exposição Portugal-UK 650: A Aliança Luso-Britânica pela Arte das Crianças

Patente até 16 de abril, no Edifício da Alfândega do Porto

Publicado

on

Um conjunto de trabalhos artísticos, elaborados por crianças, jovens e respetivas famílias em tratamento hospitalar de várias pediatrias do país e alunos de várias escolas, está patente, desde esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, no Edifício da Alfândega do Porto, na Exposição Portugal-UK 650: A Aliança Luso-Britânica pela Arte das Crianças, uma ação promovida pela iniciativa Portugal-UK 650, pela Embaixada Britânica em Portugal e pela Alfândega do Porto.

A Exposição Portugal-UK 650: A Aliança Luso-Britânica pela Arte das Crianças está enquadrada nas comemorações dos 650 anos da mais antiga relação diplomática do mundo, estabelecida entre os reis D. Fernando I de Portugal e Eduardo III de Inglaterra, e através da mostra é possível apreciar trabalhos artísticos criados por crianças, jovens e respetivas famílias em tratamento hospitalar no CMIN/Centro Materno Infantil do Norte – Centro Hospitalar Universitário do Porto, por crianças utentes de pediatrias de hospitais de todo o país, por alunos do CIAD – Centro Integrado de Apoio à Deficiência da Santa Casa da Misericórdia do Porto e por alunos de escolas, nomeadamente do Conservatório de Musica Calouste Gulbenkian de Braga, do Agrupamento de Escolas Stª Bárbara (Gondomar) e da EB 2,3 de Nogueira- AESAS (Braga).

Os trabalhos apresentados resultam da reutilização de materiais e do exercício de várias técnicas de expressão artística – desenho, pintura, modelagem, colagem, entre outras. A partir da interpretação de obras de vários artistas promoveu-se a pesquisa histórica, a imaginação, a reinterpretação, a criatividade e o sentido estético dos jovens criadores e respetivas famílias.

Entre os variadíssimos trabalhos expostos destacam-se a Mesa Real, objeto artístico que recria a mesa do Tratado da Aliança sob a perspetiva dos novos artistas, os quadros do rei Carlos II de Inglaterra e da rainha D. Catarina de Bragança, uma caixa de transporte de chá com ervas aromáticas, chávenas de chá que ilustram a famosa tradição do “Chá das Cinco”, leques e desenhos da Rainha Isabel II que celebraram o seu aniversário e a comemoração do Jubileu de Platina do seu reinado.

No evento de inauguração da exposição, Maria João Rodrigues de Araújo, presidente de Portugal-UK 650 explicou que “as crianças e todos os artistas que participaram homenagearam, com muita alma, esta aliança que, com tanta história, liga estas duas nações. E o resultado é magnifico, sendo as obras aqui expostas fruto de um desafio que foi lançado aos serviços de pediatria e a diversas escolas para participarem nas comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica”. Considera que “Portugal-UK 650, sendo uma iniciativa que celebra o passado, está virada para o futuro e pretende continuar empenhada em promover os valores defendidos no tratado de ‘Paz, Amizade e Aliança Perpétua’”.

“Pretendemos, igualmente, que este exemplo de amizade secular entre os dois países sirva de inspiração às gerações mais jovens, que são o nosso futuro e que podem contribuir para um mundo melhor”, sublinha a responsável.

“Foi um projeto muito enriquecedor e gratificante, pois com o lançamento deste repto, as crianças e jovens envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a sua história e a respetiva herança cultural, demonstrarem o talento inato ao expressarem-se livremente, além de adquirem novas competências através da estimulação da imaginação e desenvolvimento intelectual”, concluiu Maria João Rodrigues de Araújo.

Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal, esteve também presente na inauguração da Exposição Portugal-UK 650: A Aliança Luso-britânica pela Arte das Crianças, e afirmou que “é com grande satisfação que me encontro aqui, hoje, no museu da Alfândega do Porto para inaugurar esta exposição que enaltece trabalhos sobre a Aliança Luso-Britânica realizados por crianças. Este é mais um grande momento de celebração das relações bilaterais entre os nossos dois países que esperamos continuar a aprofundar no futuro”.

A exposição pode ser visitada no Edifício da Alfândega do Porto até ao dia 16 de abril de 2023, de terça a sexta, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00. Aos sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 19h00. A exposição estará encerrada às segundas-feiras, bem como nos dias 21 de fevereiro (Carnaval) e 9 de abril (Páscoa). O acesso é gratuito.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas