Connect with us

Atualidade

Challenger Series de Surf: Portugal conquista três das sete vagas femininas da Europa

Publicado

on

O surf feminino nacional confirmou, este sábado, o excelente momento que atravessa, ao conseguir carimbar três das sete vagas disponíveis pela Europa para o Challenger Series Tour de 2022, divisão que dá acesso ao Championship Tour da World Surf League. A Teresa Bonvalot, que já tinha conquistado o título europeu e a vaga de forma antecipada, juntam-se, ainda, Mafalda Lopes e a campeã nacional Kika Veselko. 

Um feito notável e que tem ainda mais significado tendo em conta que as surfistas portuguesas terminaram a temporada de 2021/22 do QS regional europeu nos três primeiros postos do ranking. Teresa Bonvalot, que na Caparica venceu a terceira etapa consecutiva na temporada internacional, conseguiu a máxima pontuação possível no ranking, com 7 mil pontos. Já Mafalda e Kika terminaram ambas empatadas na vice-liderança, com 3950 pontos.

Mafalda Lopes (Foto: WSL/Pedro Mestre)

Portugal até poderia ter conseguido apurar uma quarta surfista, com Yolanda Hopkins a terminar no oitavo posto do ranking, a ficar a apenas 95 pontos da alemã Rachel Presti e de entrar dentro do cut de qualificação. Yolanda tinha como requisito para a qualificação chegar à final do Caparica Surf Fest, mas acabou por ser derrotada nas meias-finais por Teresa Bonvalot, falhando o objetivo por muito pouco.

No entanto, Yolanda, que conta no currículo com a presença olímpica em Tóquio’2020, onde alcançou o 5º posto, e foi a terceira melhor surfista europeia na edição inaugural do Challenger Series Tour, ao terminar no 19º posto do ranking no ano passado, ainda poderá aspirar a ficar com eventuais vagas de suplentes que surjam em virtude da ausência de surfistas da elite mundial nas etapas do Challenger Series Tour.

Lista de surfistas europeias qualificadas

Teresa Bonvalot (PRT)

Mafalda Lopes (PRT)

Francisca Veselko (PRT)

Nadia Erostarbe (ESP)

Pauline Ado (FRA)

Garazi Sanchez Ortun (ESP)

Rachel Presti (ALE)

*Vahine Fierro (FRA)

* wildcard

Kika Veselko (WSL/Pedro Mestre)

No circuito masculino, onde o francês Maxime Huscenot já garantiu o título europeu por antecipação, sucedendo a Vasco Ribeiro, as contas apenas vão ficar fechadas na próxima semana, em Santa Cruz. Portugal não tem qualquer surfista perto sequer do cut de qualificação, mas com 3000 pontos ainda em disputa há ainda vários surfistas com possibilidades matemáticas de figurarem dentro do top 9 que dá acesso ao Challenger Series Tour. Um deles é Vasco Ribeiro que mesmo que falhe a entrada direta, deverá ser um dos principais candidatos a ficar com o wildcard disponível pela WSL Europa.

O Challenger Series Tour é a segunda divisão do surf mundial e o circuito que define 12 vagas masculinas e 6 femininas para a elite mundial de 2023. Aos melhores surfistas de cada região juntam-se ainda os surfistas do circuito mundial que fiquem fora do cut de meio da temporada. O circuito é composto por oito etapas e inicia-se já a 7 de maio na Gold Coast, Austrália. Sydney (Austrália), Ballito (África do Sul), Huntington Beach (Estados Unidos), Ericeira (Portugal), Hossegor (França), Saquarema (Brasil) e Haleiwa (Havai) são as outras paragens do calendário, tanto no caso masculino como no feminino.

Com três surfistas portuguesas já confirmadas entre as 64 que vão a jogo, podendo ainda ter mais representantes devido a essas eventuais vagas de suplentes, a armada lusa feminina vai tentar fazer história, qualificando a primeira representante portuguesa da história para a elite mundial feminina. Do lado masculino, Portugal é, atualmente, representado por Frederico Morais na elite mundial.

Fotos: WSL/Pedro Mestre.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas